_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Negligência em relação ao álcool

As autoridades devem tomar consciência e implementar medidas eficazes para combater um problema de saúde pública

Policial municipal coloca um cartaz numa loja fechada por vender bebida alcoólica a menores em Madri.
Policial municipal coloca um cartaz numa loja fechada por vender bebida alcoólica a menores em Madri.santi burgos

Cerca de 5.000 menores de idade são atendidos todos os anos em centros de emergência por intoxicações etílicas graves, uma situação que às vezes leva à morte, como aconteceu há algumas semanas com uma menina de 12 anos em San Martin de la Vega, um subúrbio de Madri. Os dados mostram que quase 80% dos jovens com idades entre 14 e 18 anos consomem bebidas de média ou alta graduação e muitos participaram de um botellón (prática muito comum na Espanha que consiste em consumir grandes quantidades de álcool em vias públicas).

Mais informações
Você é um bebedor de risco?
Na terra do Jack Daniel’s, é proibido beber

As leis são claras. Proíbem a venda de álcool a menores e impõem severas sanções àqueles que violem a regra. Mas, como os repórteres deste jornal mostraram, os menores podem comprar bebidas alcoólicas de alta graduação sem qualquer limitação em todo tipo de estabelecimentos, diante da passividade dos vendedores, que não exigem qualquer documentação dos compradores, e das autoridades, que não vigiam e nem punem tais práticas. Portanto, a primeira e mais urgente medida para reduzir os números preocupantes de consumo excessivo de álcool entre um grupo particularmente vulnerável da população, chamamos ao endurecimento das inspeções e das multas contra a venda de álcool a menores.

As medidas antibotellón e decretos aprovados pelos Conselhos da cidade foram concebidos de uma década atrás para tentar conter o consumo de álcool entre os jovens e adolescentes, estabelecendo multas de até 3.000 euros e medidas preventivas. No entanto, é claro que estas políticas não conseguiram travar o acesso de consumo de álcool entre menores. As autoridades responsáveis tornaram-se conscientes da situação e implementar medidas que são eficazes para combater um problema de saúde pública que, com razão, diz respeito a muitas famílias. Ele não mostra negligência grosseira.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_