FIFA

Luis Enrique, Pep, Simeone e Zidane, candidatos a ‘Melhor Treinador de 2016’

Comitê de especialistas da FIFA divulga lista dos técnicos na disputa

Simeone durante o jogo conta o Rostov pela Champions.
Simeone durante o jogo conta o Rostov pela Champions.Claudio Alvarez

Os espanhóis Pep Guardiola (Bayern de Munique/Manchester City) e Luis Enrique (Barcelona), o argentino Diego Pablo Simeone (Atlético de Madri) e o francês Zinedine Zidane (Real Madrid) figuram, por indicação da FIFA, entre os dez finalistas para o Prêmio The Best na categoria de melhor treinador de 2016.

Os dez eleitos para receber o prêmio de melhor do ano

Chris Coleman (País de Gales/seleção galesa).

Didier Deschamps (França/seleção francesa).

Josep Guardiola (Espanha/Bayern de Munique/Manchester City).

Jürgen Klopp (Alemanha/Liverpool).

Luis Enrique (Espanha/FC Barcelona).

Mauricio Pochettino (Argentina/Tottenham Hotspur).

Claudio Ranieri (Itália/Leicester City).

Fernando Santos (Portugal/seleção portuguesa).

Diego Pablo Simeone (Argentina/Atlético de Madri).

Zinédine Zidane (França/Real Madrid).

Na lista aparecem também o argentino Mauricio Pochettino (Tottenham Hotspur) e os dois técnicos que disputaram a final da Eurocopa 2016, o vencedor Fernando Santos (Portugal) e o vice-campeão Didier Deschamps (França).

Os dez treinadores são finalistas para um prêmio, a ser anunciado e entregue em 9 de janeiro em Zurique, que a partir deste ano passa a se chamar The Best, reconhecendo os melhores jogadores, treinadores e outros profissionais do futebol a cada ano. A lista de finalistas foi feita por um comitê de especialistas da FIFA.

O ganhador será apontado por uma votação combinada, com 50% do peso atribuído às escolhas dos capitães e treinadores de todas as seleções do mundo.

Os outros 50% resultarão de um cálculo baseado numa votação pública, com a participação de torcedores, às quais se somarão as preferências de um grupo de mais de 200 jornalistas especializados dos cinco continentes.