_
_
_
_
_

Mariano Rajoy é eleito premiê da Espanha

Candidato do PP teve 170 votos a favor e sai eleito após 10 meses de interinidade

O primeiro-ministro interino.Vídeo: U. MARTÍN

Mariano Rajoy foi eleito neste sábado presidente do Governo (primeiro-ministro) da Espanha. O premiê foi reeleito ao cargo após obter 170 votos a favor, os dos deputados do Partido Popular (PP), do Cidadãos e da coalizão Canária, e a abstenção de 68 dos 85 deputados do Partido Socialista Espanhol (PSOE), e 111 votos contra. A vitória de Rajoy ocorre após 10 meses de interinidade, depois de duas tentativas fracassadas de compor uma maioria de parlamentares suficiente para garantir um governo. Agora, o premiê deve apresentar a composição da sua equipe até a próxima quinta-feira. 

Mais informações
Paralisia da política espanhola causa perplexidade nas Américas
Rebelião no Podemos
Espanha fracassa mais uma vez em tentativa de formar Governo. Entenda

Rajoy iniciará seu segundo mandato quando jurar o cargo no domingo perante o Rei Filipe VI. Colocará fim ao período mais longo de instabilidade na democracia constitucional da Espanha. Foram 315 dias de Governo interino, depois das eleições de 20 de dezembro e com a repetição do pleito em 26 de junho. Uma situação insólita que pôs em evidência os buracos negros do procedimento constitucional, os prazos e as dificuldades para o consenso. Foram necessárias três investiduras: uma fracassada de Pedro Sánchez (PSOE) em março, outra de Rajoy em agosto, e a que termina neste sábado com êxito.

Os socialistas compareceram enfraquecidos à votação: por permitir que o líder do PP fosse reeleito com sua abstenção, depois de manterem com insistência um “não é não”, e pela divisão causada por uma previsível ruptura da unidade de voto.

Nunca houve um premiê tão em minoria para levar adiante normas e decisões no Congresso

A investidura deste sábado não acaba com a incerteza porque se inicia o mandato de um primeiro-ministro com o menor apoio parlamentar desde 1978. Nunca houve um presidente de Governo tão em minoria e com tantas dificuldades para levar adiante normas e decisões no Congresso dos Deputados. Artigo a artigo e emenda a emenda, para que a legislatura avance o novo Governo que começará na semana que vem terá que mudar a forma de fazer política depois de um mandato com maioria absoluta.

Rajoy inicia seu segundo mandato, e se supõe que seja o último, se for mantido o costume instaurado por José María Aznar de limitar os períodos na chefia do Governo. Fará isso graças a um pacto com o Cidadãos que limita sua atuação e o obriga a se circunscrever a 150 medidas. Mas para isso também terá de chegar a acordos com pelo menos outro partido para conseguir maioria suficiente.

Curiosamente, a abstenção do PSOE faz de Rajoy o primeiro-ministro com menos votos contra si em uma investidura na história democrática. Mas terá de conviver com um Parlamento fragmentado em cinco grandes blocos: o do PP, o do PSOE, o do Cidadãos, o do Podemos e os dos partidos nacionalistas e independentistas. Todos, salvo o partido de Rajoy, com distintos matizes e intensidade têm em comum a crítica ao legado normativo da maioria absoluta do PP, mas se separam por uma série de vetos cruzados que, precisamente, é o que tem mantido a situação de impasse constitucional.

Rajoy terá de enfrentar essa difícil situação e desafios como o das exigências de Bruxelas para efetuar os cortes de gastos e, sobretudo, a questão soberanista e independentista da Catalunha. Um de seus primeiros desafios será o de enfrentar esse conflito com a confiança de que não estejam rompidas todas as pontes e que não se tenha chegado ao ponto de não retorno da declaração unilateral de independência e da ação judicial contra seus promotores.

Curiosamente, a abstenção do PSOE torna Rajoy o primeiro-ministro com menos votos contrários em uma investidura na história da democracia na Espanha

Em sua teórica oposição, o Cidadãos terá o papel de parceiro preferencial crítico e vigilante; o PSOE o de líder da oposição em período de crise e com necessidade de obter o perdão de seus seguidores pela abstenção e o Podemos o de grupo com um pé na rua e outro nas instituições.

A oposição chegará a Rajoy também dos tribunais, onde estão sendo julgados agora e serão julgados nos próximos meses casos que afetam seu partido e que influenciaram e influenciarão a agenda política. E voltarão a afetar os acordos que possa adotar.

Agora, sua próxima tarefa será a de formar a lista de Governo e começar a se desfazer da postura impositiva para trocá-la pelo diálogo. A começar pelos Orçamentos para 2017 que enviará ao Congresso em novembro.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_