_
_
_
_
_

Avianca denuncia perseguição de um caça venezuelano durante um voo a Caracas

A companhia suspendeu indefinidamente os voos para esse destino, além de desviar outras rotas

Sally Palomino
Avião Boeing 787.
Avião Boeing 787.AVIANCA.
Mais informações
Venezuela paralisa referendo sobre destituição de Maduro
Maduro acusa a oposição pelos atrasos no referendo revocatório
Venezuela anuncia que Leopoldo López será acusado por 43 mortes

Na noite de sexta-feira, a tripulação de um Boeing 787 da Avianca que fazia a rota Madri-Bogotá avisou a torre de controle da capital colombiana sobre a presença de um avião militar venezuelano que estava em seu trajeto quando sobrevoava o espaço aéreo desse país. Embora o fato não tenha causado nenhum prejuízo aos passageiros, a companhia aérea suspendeu as suas rotas para Venezuela e desviou as que normalmente passam por lá. Caracas disse que vai investigar o incidente.

A proximidade do outro aparelho, que foi constante durante pelo menos 20 minutos, foi tal que chegou a ativar o sistema TCAS (de alerta de tráfego e anticolisão), disseram ao EL PAÍS fontes da Avianca, que também informaram que desde o momento do incidente avisaram o Governo colombiano sobre a situação para que seja esclarecida com o país vizinho.

Embora o incidente não tenha tido consequências para os 248 passageiros, que aterrissaram em Bogotá no horário previsto, a Avianca decidiu cancelar indefinidamente todos os seus voos de e para Caracas. Foram suspensos os que estavam programados para sair no sábado de Bogotá (dois voos), os que sairiam da capital venezuelana (outros dois) e um de ida e volta Lima-Caracas. Além disso, as rotas que cruzam o céu venezuelano serão desviadas para evitar voar sobre o país vizinho até que se tenha uma resposta ao que aconteceu nesta sexta-feira, quando apesar de o plano de voo da rota entre a capital espanhola e Bogotá ter sido aprovado pelas autoridades aeronáuticas desse país, foi objeto de interdição.

O ministro da Defesa Luis Carlos Villegas confirmou que conversou com seu colega venezuelano, o general Vladimir Padrino, de quem recebeu a decisão de investigar as causas do incidente, sobre o qual também falaram a chanceler colombiana María Ángela Holguín e Delcy Rodríguez, chanceler da Venezuela, em uma conversa da qual participou o presidente desse país, Nicolás Maduro, que ordenou uma investigação a fundo.

Até agora, a Venezuela indicou que se tratava de uma aeronave militar em missão de navegação e reiterou que serão agilizadas as comunicações entre os sistemas de alerta precoce dos dois países. Enquanto isso, o Ministério da Defesa da Colômbia enviou nas últimas horas a informação do que aconteceu à Direção de soberania do Ministério das Relações Exteriores para que sejam oficialmente solicitadas à Venezuela as explicações correspondentes.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_