_
_
_
_
_

Os 12 tuítes mais compartilhados sobre o debate de Clinton e Trump

O debate foi o mais comentado da história do Twitter, com 17 milhões de mensagens

Ao ver esta imagem, muitos pensaram em um dueto musical.
Ao ver esta imagem, muitos pensaram em um dueto musical.

Muitos norte-americanos assistiram o segundo debate entre Hillary Clinton e Donald Trump com o celular na mão. Dezessete milhões de mensagens publicadas no Twitter faziam referência ao evento, que se tornou o debate mais comentado nesta rede social na história. Nós nos detivemos nos mais compartilhados, que somam dezenas de milhares de retuítes cada um.

1. Um muçulmano denuncia Trump. O mais retuitado foi esta mensagem do escritor e professor universitário Mustafá Bayoumi: “Sou muçulmano e gostaria de denunciar que há um louco ameaçando uma mulher em um palco no Missouri”.

O tuíte veio depois que Trump disse que os muçulmanos deveriam informar as autoridades se vissem algo suspeito: “Se virem ódio, têm de denunciar”. O tuíte de Bayoumi não só somou mais de 60.000 retuítes como também abriu espaço para a hashtag #MuslimsReportStuff (muçulmanos denunciam coisas). Uma tuiteira confessou que ainda não tinha pendurado a roupa no varal e outro denunciou sua irmã por beber suco diretamente da embalagem, por exemplo.

2. As fontes de Trump. A segunda mensagem sobre o debate mais compartilhada, com mais de 50.000 retuítes, imaginava Trump escrevendo um trabalho de escola: “Fontes citadas: 1. Você sabe. 2. Eu sei. 3. Todo mundo sabe”.

Entre as respostas, outros acrescentavam outras “fontes” habituais do candidato republicano, como “muita gente diz”, “procure”, “acredite em mim” e “caramba, sei lá, já não me ocorrem outras coisas”.

3. A melhor réplica a Clinton. O terceiro mais tuitado é favorável a Trump. Pega o momento em que Clinton disse que era uma sorte que seu adversário não fosse responsável pelas leis do país, ao que Trump respondeu: “Porque você estaria na prisão”. Segundo a conta do Twitter, trata-se da “réplica do ano”. Não nos esqueçamos de que entre 40% e 45% dos votos serão provavelmente para o republicano, então é normal que também tenha mensagens positivas. Também é preciso dizer que esta frase de Trump foi muito criticada.

4. Estado Islâmico! O quarto tuíte mais compartilhado soma 36.000 retuítes e parodiava a reticência do republicano em tornar públicos seus impostos.

Cooper [um dos moderadores do debate]: O sr. paga impostos?

Trump: Não!

Cooper: Então não paga impostos.

Trump: Claro que sim.

Cooper: O quê?

Trump: Bernie Sanders.

Cooper: Um momento, o quê?

Trump: Estado islâmico.

5. A recompensa pelo trabalho duro. O quinto mais compartilhado é da escritora Erin Ruberry: “Hillary é a prova de que uma mulher pode trabalhar duro, chegar ao mais algo posto de seu setor e mesmo assim ter de competir com um homem menos qualificado para o mesmo trabalho”. Mais de 35.000 retuítes.

6. Um discurso vazio. Outra crítica a Trump que compara seu discurso a um trabalho de escola malfeito. “Trump é o rei das frases vazias. Nenhuma informação real. Como fazer uma apresentação em classe quando não se leu nada sobre o assunto.”

7. Estado islâmico! (outra vez). Uma nova paródia ao estilo de debate de Trump:

– Sabe o que é consentimento?

Trump: Estado Islâmico? Sim, sei o que é Estado islâmico.

- Não, falei cons...

Trump: Vou destroçar o Estado Islâmico.

8. #MAGA. Outro tuíte a favor de Trump, este de Mike Pence, candidato republicano à vice-presidência. “Felicidades a meu colega nas eleições Donald Trump por uma grande vitória no debate. Estou orgulhoso de estar ao seu lado para #MAGA”. MAGA é a sigla de “make America great again” (façamos a América grandiosa de novo). Mais de 30.000 retuítes.

9. Um debate ou um karaokê? O nono mais compartilhado comparava uma cena do debate com um número musical: “Esta foto é muito engraçada se você imaginar os dois cantando Baby, it’s cold outside”. Trinta mil retuítes e muitos tuiteiros unindo-se à brincadeira com suas versões.

10. O supervilão. O décimo é da jornalista de Miami Ana Navarro: “Querido partido republicano: Felicidades! Indicamos um candidato misógino, racista, vulgar, mentiroso, ignorante e louco. Ah, e respira como Darth Vader”.

11. De Star Wars para Star Trek. Continuamos com George Takei, o ator que interpretou Sulu em Star Trek. Takei é muito ativo nas redes sociais: é seguido por 1,85 milhões de pessoas no Twitter e quase dez milhões no Facebook. Na noite do debate fez referência à gravação na qual o candidato republicano afirmava que quando se era famoso era possível fazer quase qualquer coisa com as mulheres: “Quando Trump diz que era uma ‘conversa de vestiário’ está defendendo a mesma cultura que normaliza as agressões contra as mulheres”.

12. Nove palavras. Com quase 30.000 retuítes ficou o rapper Y. G. com apenas duas palavras que não precisam de tradução.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_