_
_
_
_
_

‘Blue and Lonesome’, o novo disco dos Rolling Stones

Banda anuncia para 2 de dezembro primeiro álbum gravado em estúdio após dez anos

Os Rolling Stones, em um concerto no Honda Center de Anaheim, em Califórnia, o passado 4 de outubro.Foto: reuters_live | Vídeo: KEVIN WINTER (AFP) / REUTERS-QUALITY

Um novo disco com músicas inéditas dos Rolling Stones será lançado em 2 de dezembro e se chamará Blue and Lonesome. Será o primeiro com composições novas em uma década, e foi gravado “em apenas três dias”, afirma o grupo em seu site. Houve muita especulação desde a última terça-feira, quando a banda divulgou pelo Twitter dois vídeos curtos, de 10 segundos cada um, em que os músicos apareciam em um estúdio.

Mais informações
Os Rolling Stones em Havana: comoção na ilha dos irmãos Castro
A diplomacia do rock por trás do show gratuito dos Stones em Cuba
A voraz vida sexual de Mick Jagger (que será pai pela oitava vez aos 73)

Esse material escasso e algumas declarações dos próprios Stones nos últimos meses incrementaram as especulações sobre a data de lançamento do novo álbum. No início do vídeo, se podia ler: “British Grove Studios, Chiswick, London”, endereço que corresponde ao de um estúdio de gravação localizado na região leste da capital inglesa onde já fizeram gravações nomes conhecidos, como Eric Clapton. Keith Richards tinha confirmado, há alguns meses, que Clapton participaria de “algumas faixas”. Hoje veio a confirmação: seu “velho amigo” estará presente em duas das 12 faixas do novo álbum. Clapton estava “por acaso no estúdio ao lado gravando o seu próprio disco”.

Blue and Lonesome “traz a banda de volta às suas raízes e à sua paixão pelo blues, que sempre estiveram presentes no coração e na alma dos Rolling Stones”, destaca o comunicado. Já era sabido que o disco conteria faixas de blues, conforme os próprios músicos haviam antecipado em abril passado. “Gravamos 11 blues em dois dias”, disse Richards.

Este é o 25º disco da história da banda e o primeiro em dez anos. Entre o álbum de 2005 e o que será lançado no final do ano, foi produzida a coletânea retrospectiva Grrrr!, que continha duas inéditas como bônus.

Com Blue and Lonesome, os Stones “retomam os seus primeiros dias como banda de blues, quando tocavam músicas de Jimmy Reed, Willie Dixon, Eddie Taylor, Little Walter e Howlin’ Wolf”. Destes dois últimos, haverá versões de músicas no álbum.

O coprodutor do disco, Don Was, destaca que “este álbum é uma demonstração clara da pureza de seu amor pela música, e o blues é, para os Stones, a fonte de tudo o que fazem”.

As canções do aguardado disco

Os Rolling Stones anunciaram no seu site os títulos das canções que estarão no novo álbum: Just Your Fool, Commit A Crime, Blue and Lonesome (que dá nome ao disco) All Of Your Love, I Gotta Go, Everybody Knows About My Good Thing, Ride 'Em On Down, Hate To See You Go, Hoo Doo Blues, Little Rain, Just Like I Treat You, I Can't Quit You Baby.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_