_
_
_
_
_

No funeral de Shimon Peres, Obama propõe retomada do processo de paz do Oriente Médio

Cerimônia em Jerusalém marca o primeiro cumprimento entre Netanyahu e o palestino Abbas em seis anos

Obama, no funeral de Peres.Foto: reuters_live | Vídeo: BAZ RATNER (REUTERS)
Juan Carlos Sanz

Shimon Peres, ex-presidente israelense e prêmio Nobel da Paz, cavalgou de forma póstuma e simbólica no seu próprio funeral, nesta sexta-feira. O enterro em Jerusalém conseguiu o que muitos líderes do mundo não haviam logrado nos últimos seis anos: que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu recebesse em Israel e cumprimentasse com um aperto de mãos o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, presente no cemitério nacional do monte Herzl.

Mais informações
Atos em homenagem a Shimon Peres, em imagens
Shimon Peres, o último dos fundadores do Estado de Israel
Israel organiza funeral de chefe de Estado para Peres com caráter de homenagem internacional

Foi um lindo gesto, mas com consequências diplomáticas por enquanto imprevisíveis. Desde a ruptura das negociações israelo-palestinas em abril de 2014, a imagem do aperto de mãos entre os dois dirigentes parecia improvável de se repetir. Mas a cerimônia fúnebre, transformada em uma cúpula internacional com a presença de 70 dignitários em homenagem a Peres, foi o melhor cenário que o político trabalhista, morto nesta semana aos 93 anos, pôde legar para o reencontro entre Abbas a Netanyahu.

É verdade que em Jerusalém, cidade sagrada para as três grandes religiões monoteístas do mundo, as ações costumam valer mais que as palavras. Mesmo assim, o panegírico pronunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, diante do caixão de Peres ao final do velório voltou a colocar o foco da atenção internacional sobre um processo de paz que já parecia sepultado. O mandatário norte-americano foi o único orador a mencionar nominalmente Abbas, sentado na primeira fila com outros chefes de Estado e Governo. “Sua presença nos mostra que a tarefa da paz ainda não terminou”, destacou.

Em sua elegia à figura do falecido, Obama também recordou que “inclusive diante dos ataques terroristas e dos desacordos na mesa de negociações, Peres insistiu em que [os palestinos] eram seres humanos”. Rememorou também seus próprios encontros com um “gigante do século XX”, um líder israelense que conheceu “todos os presidentes norte-americanos desde John F. Kennedy”. De um desses encontros ele extraiu uma reflexão de Peres que – pronunciada em Jerusalém e diante de Netanyahu e Abbas – soou como algo além da frase de despedida a um veterano estadista: “O povo judeu não veio a este mundo para dominar a outro povo. Somos contra senhores e escravos”.

Minutos antes, Netanyahu havia elogiado o papel de Peres na história do Estado judeu. “Foi um grande homem para Israel e para todo o mundo. Estamos todos de luto”, proclamou, diante da família e das autoridades presentes. Outra figura destacada na cerimônia era o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, durante cujo mandato foram assinados os Acordos de Oslo entre israelenses e palestinos, que deram o Nobel da Paz a Peres. Assistiram à cerimônia também os presidentes da França, François Hollande, e do México, Enrique Peña Nieto, em meio a um longo cortejo de mandatários, ministros, diplomatas e outros dignitários e figuras aposentadas da política. O Governo brasileiro foi representado pelo chanceler José Serra.

Peres foi enterrado num túmulo do monte Herzl ao lado da sepultura do ex-primeiro-ministro Isaac Rabin, assassinado em 1995 por um judeu extremista. Peres e Rabin dividiram o Nobel da Paz de 1994 com o histórico líder palestino Yasser Arafat. Clinton, que havia oficializado os Acordos de Oslo na Casa Branca, evocou a canção Imagine, de John Lennon, em memória do ex-líder trabalhista. Diante do caixão – e também de Netanyahu, Abbas e outras autoridades –, o premiado escritor israelense Amos Oz, amigo do falecido, defendeu uma mensagem inequívoca: “A casa comum desta terra precisa ser dividida”. Em pleno cemitério onde jazem os fundadores do Estado judeu, Oz falava em criar um Estado palestino. Peres foi o último de uma geração irrepetível.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_