_
_
_
_
_

Congresso dos EUA derruba veto a lei que permite processar países pelo 11 de Setembro

É a primeira vez no Governo Obama que os parlamentares revertem um veto

Bandeira dos EUA diante do Capitólio.Foto: reuters_live | Vídeo: SHAWN THEW
Silvia Ayuso

O Congresso dos Estados Unidos derrubou nesta quarta-feira o veto do presidente Barack Obama a uma lei que permitiria denunciar a Arábia Saudita por seu suposto envolvimento nos atentados de 11 de setembro de 2001. O resultado significa um duro golpe para o mandatário democrata, que fez um grande esforço por impedir uma lei que, segundo ele, complicará as relações com um aliado crucial.

Mais informações
EUA aprovam lei que permite processar Arábia Saudita pelo 11 de Setembro
Os 11 anos de construção do One World Trade Center, em 2 minutos
Obama nomeia primeiro embaixador dos EUA em Cuba em meio século
Nova York, entre a memória e a história
Com pneumonia, Hillary Clinton passa mal e deixa eventos do 11 de Setembro

Apesar da difícil relação entre a Casa Branca e o Capitólio durante seu mandato, é a primeira vez que o Congresso revoga um veto de Obama, que em 12 ocasiões valeu-se da prerrogativa de vetar leis.

Por ampla margem, Câmara e Senado anularam definitivamente o veto da semana passada. Eram necessários dois terços dos votos em cada Casa do Congresso.

No caso do Senado – onde os democratas têm maior presença que na Câmara, apesar de serem minoria em ambas – o resultado foi surpreendentemente expressivo: 97 votos pela derrubada e apenas 1 contra, o do líder democrata Harry Reid, que não disputa a reeleição neste ano em Nevada. Trata-se de um detalhe crucial para explicar o seu voto, pois a lei vetada por Obama é muito popular, e poucos legisladores estão dispostos a se arriscar a sofrer um rechaço dos eleitores, a poucas semanas das eleições que renovarão toda a Câmara de Representantes (deputados) e um terço do Senado.

Obama disse à CNN que a revogação do veto “é um erro”, que atribuiu ao panorama eleitoral. “É um precedente perigoso e um exemplo de por que às vezes é preciso fazer o que é mais difícil. Eu gostaria que o Congresso tivesse feito o mais difícil”, afirmou ele numa entrevista que será transmitida na noite desta quinta-feira, mas que teve trechos antecipados. Obama disse não estar surpreso com a anulação do veto, “porque é difícil votar contra as famílias do 11 de Setembro, , sobretudo logo antes de eleições”. “Mas teria sido o certo”, acrescentou.

A lei agora confirmada abre as portas para que vítimas do terrorismo recorram a tribunais dos EUA para denunciar Estados estrangeiros, seus governantes e outras autoridades por possíveis vínculos com atentados. As vítimas do 11 de Setembro fizeram uma intensa campanha a favor dessa lei, convencidos de que Riad esteve por trás dos ataques – algo que o Governo saudita nega. Dos 19 terroristas que sequestraram quatro aviões e atiraram três deles contra edifícios de Nova York e Washington, em 11 de setembro de 2001, 14 eram cidadãos sauditas.

Segundo Obama, esta lei, além de indispor os EUA contra um aliado como a Arábia Saudita, colocará em risco funcionários norte-americanos no exterior, já que destrói o princípio de imunidade internacional. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner, também manifestou a “preocupação” do Executivo com uma lei que “poderia ter consequências muito sérias e extensas para os EUA no mundo”, além de “complicar nossas relações com alguns dos nossos aliados mais estreitos”. Por isso, ele se disse “decepcionado” com a anulação de um veto presidencial cujas consequências, acrescentou, ainda estão sendo “avaliadas”.

Mas o senador democrata Chuck Schumer, coautor da lei – e candidato à reeleição em novembro – defendeu o revés imposto a Obama. “Superar um veto presidencial é algo que não fazemos de forma leviana, mas era importante permitir às vítimas do 11 de Setembro que busquem justiça, inclusive se isso causar alguns desconfortos diplomáticos”, disse. 

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_