eleições estados unidos

George H. W. Bush votará em Hillary Clinton, de acordo com uma Kennedy

Filha de Robert F. Kennedy fez afirmação no Facebook após se reunir com o ex-presidente republicano

O ex-presidente Bush em uma imagem de arquivo.
O ex-presidente Bush em uma imagem de arquivo.KEVIN LAMARQUE (REUTERS)

Mais informações

Um ex-presidente republicano votando em Hillary Clinton? Segundo uma política da família Kennedy, é isso que fará George W. Bush em 8 de novembro. “O presidente me disse que votará em Hillary!”, escreveu Kathleen Kennedy Townsend em seu perfil do Facebook, junto com uma foto ao lado de Bush pai.

Townsend, que foi membro da equipe do governador de Maryland, confirmou posteriormente em uma entrevista ao site Politico que foi exatamente isso que o ex-presidente dos EUA (1989-1993) lhe comunicou. A rede de televisão CNN publicou a mensagem da filha de Robert F. Kennedy, cujo perfil não está aberto a todos os usuários da rede.

Captura da imagem de Townsend em Facebok publicada por CNN.
Captura da imagem de Townsend em Facebok publicada por CNN.

O porta-voz de Bush, Jim McGrath, afirmou que “seu voto como pessoa privada será exatamente isso, um voto privado” e que o ex-presidente, de 92 anos, não irá se pronunciar sobre as eleições.

A ausência do ex-mandatário republicano, pai do ex-presidente George W. Bush e do ex-candidato e ex-governador da Flórida, Jeb Bush, na convenção nacional do partido em Cleveland em julho já foi um exemplo do repúdio da família ao candidato à presidência, Donald Trump. O voto em Hillary consolidaria essa ruptura.

Entre os políticos republicanos que já confirmaram que votarão na candidata democrata em novembro estão o ex-secretário de Comércio Carlos Gutiérrez e o assessor de segurança nacional Brent Scowcroft. Jeb Bush, derrotado por Trump nas eleições primárias do partido, apesar de ter criticado publicamente o empresário, ainda não confirmou se acabará votando em sua rival.