_
_
_
_
_

ONU suspende envio de ajuda à Síria após ataque a comboio humanitário

Cruz Vermelha confirma que um dos seus representantes morreu no bombardeio de segunda-feira

Comboio de ajuda humanitária destruído na segunda-feira em Aleppo.Foto: atlas | Vídeo: OMAR HAJ KADOUR AFP / ATLAS
Natalia Sancha

A ONU anunciou nesta terça-feira que todas as operações humanitárias na Síria foram suspensas depois do ataque contra um comboio humanitário na região de Aleppo. A Cruz Vermelha confirmou que um de seus representantes estava entre as 12 pessoas que morreram no bombardeio e decidiu adiar a distribuição de ajuda em meio à guerra do país enquanto avalia as condições de segurança, embora continue a enviar material ao país. Após sete dias de trégua, marcados por constantes acusações de violação do cessar-fogo e falta de garantias ao envio de ajuda à população sitiada, os ataques foram retomados na segunda-feira, quando atingiram um comboio humanitário.

Mais informações
Badia, moradora de Aleppo: “Hoje não há bombas, mas também não há comida”
Síria dispara mísseis contra avião de combate israelense
Trégua entra em vigor na Síria, mas sob incertezas

“Até agora não temos uma visão global do que aconteceu, mas foi tomada a decisão de que todas as operações humanitárias de comboios sobre o terreno estão suspensas por enquanto”, disse a jornalistas um porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA). Nesta segunda-feira, pelo menos 18 dos 31 caminhões fretados pela própria ONU e pelo Crescente Vermelho haviam recebido impactos diretos ao transportarem ajuda para 78.000 pessoas que estão desassistidas desde julho.

A ONU disse que o ataque em Aleppo poderia caracterizar um crime de guerra, já que o comboio tinha o aval das autoridades para cruzar o território e distribuir a assistência humanitária. Todas as partes beligerantes haviam sido informadas de sua trajetória, e os veículos estavam claramente marcados como humanitários, salientou a instituição internacional.

Entre os mortos do ataque da segunda-feira está o diretor do Crescente Vermelho em Aleppo, Omar Barakat, segundo confirmou a organização. “A equipe está abalada. Omar ficou gravemente ferido, e a equipe de resgate levou duas horas para chegar até ele. Quando foi retirado, não pôde sobreviver aos ferimentos”, informou o diretor da organização para o Oriente Médio e o Norte da África, Robert Mardini.

Medicamentos destruídos no bombardeio da segunda-feira.
Medicamentos destruídos no bombardeio da segunda-feira.AMMAR ABDULLAH (REUTERS)

A Cruz Vermelha decidiu interromper temporariamente a entrega humanitária programada para três localidades bloqueadas pelas forças governamentais junto à fronteira libanesa, disse Mardini à Reuters em Genebra. Em Damasco, uma porta-voz da mesma organização afirmou à Efe que, apesar dos atrasos nos comboios, a Cruz Vermelha manterá suas operações humanitárias.

Outro comboio enviado a Talbiseh, na província de Homs, fez nesta segunda-feira a sua primeira entrega desde julho, atendendo a mais de 80.000 pessoas. A equipe precisou passar a noite na cidade devido aos intensos confrontos. “É difícil ler o entorno nas próximas horas, porque há uma mistura de intensificação dos combates e politização da ajuda humanitária”, lamentou Mardini.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_