_
_
_
_
_

Só dá Bolt

Jamaicano, mais intocável que nunca nas semifinais dos 200m no Rio, que eliminaram Blake e Gatlin

Bolt vence a De Grasse em sua série dos 200m
Bolt vence a De Grasse em sua série dos 200mJEWEL SAMAD (AFP)
Carlos Arribas

Mais uma vez, Usain Bolt foi esplêndido. O velocista jamaicano avançou com facilidade nas semifinais dos 200m rasos nesta quarta-feira, que marcaram o ocaso talvez definitivo do já grisalho Justin Gatlin e a eliminação surpreendente de Yohan Blake. Vá lá que o público brasileiro não entende nada de atletismo e se comporta com a animação dos estádios de futebol, mas ele sabe distinguir os ídolos e suas exigências. Encheu pela metade o estádio minutos antes da prova do jamaicano; o abandonou logo depois. Era só Bolt.

Mais informações
As histórias de quem ocupa os assentos vazios do Parque Olímpico
Os atletas olímpicos que são campeões do Instagram
Dez histórias de amor nascidas em Jogos Olímpicos

Blake e Gatlin seriam teoricamente os favoritos na sua semifinal, a terceira, mas foram surpreendidos pelo panamenho Alonso Edward e pelo holandês Churandy Martina, na mais lenta das três baterias. Blake vinha de uma contusão da qual não se recuperara totalmente, e Gatlin, de uma vaia monumental no Engenhão na noite da final dos 100 metros.

Sem a companhia de Blake, seu amigo e compatriota, Bolt foi atrás de outro atleta para brincar. Encontrou-o no mais brilhante dos jovens recém-chegados, Andre de Grasse, 21 anos, bronze nos 100m no Rio e também no Mundial de Pequim 2015. De Grasse acordara motivado e decidiu usar todas as suas forças. Queria bater o recorde do seu país, e conseguiu – 19s80, melhorando em oito centésimos a sua melhor marca. Por isso, obrigou Usain Bolt, que vinha ao seu lado, a correr os 200 metros completos, em vez de acelerar nos 150 iniciais e apenas trotar nos 50 finais, como costuma fazer. Após uma curva extraordinária, o seu reino, o gigante jamaicano quis começar a diminuir o ritmo, mas o canadense não parava, não parava. No final, Bolt se virou para ele, como se dissesse: “Aonde você vai, seu maluco? Não está vendo que isto aqui é uma semifinal?”.

Por orgulho, Bolt venceu a semifinal, por um décimo: 19s78, sua melhor marca do ano. “Eu tinha um dia de folga, e ele me obrigou a correr”, disse. “Não final vai ser outra coisa. Definitivamente, acho que posso bater o recorde mundial. Mas tenho que correr de forma eficiente.”

Será a final de Bolt e seus coristas, um variado elenco de velocistas. Sete, de sete países diferentes. Os anos se passaram. Bolt está a apenas três dias de completar 30, e só ele, entre os da sua geração, resiste incólume. Outros vêm, vão, voltam e desaparecem. Querendo apertar Bolt, que voará pelo recorde e por sua terceira dobradinha olímpica consecutiva nos 100m e 200m, haverá um canadense (De Grasse), um americano (Merrit, bronze dos 400m, na prova vencida com o recorde mundial de Van Niekerk), um francês (Lemaitre, que volta), um panamenho (Edwards), um britânico (Gemili, que progride), um turco (Guliyev, que já esteve em Pequim) e um holandês (Martina).

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_