_
_
_
_
_

O melão de 66 mil reais e outros alimentos absurdamente caros

Por que um sushi vale 8.500 reais? Explicamos de onde vêm e porque há pessoas que pagam para provar

Há apenas duas semanas, foi anunciado com grande alarde a consolidação por mais um ano da “Acqua di Cristallo” como a garrafa de água mais cara do mundo. As pessoas com muito dinheiro são capazes de investir da forma mais escandalosa enorme quantidade de dinheiro em coisas inúteis. E isso é apenas a ponta do iceberg; o mundo do luxo conta com pratos e bebidas tão absurdamente caros que, além de parecer ridículo, se tornaram objeto de controvérsia nas redes sociais.

Acqua di Cristallo – 175.632 reais

Garrafas de “Acqua di Cristallo”.
Garrafas de “Acqua di Cristallo”.
Mais informações
Garotinha brasileira se diverte penteando uma galinha e o vídeo é visto por 6 milhões de pessoas
Sasha Obama, garçonete no verão
Winona Ryder: “Volto ao lugar que me corresponde”

É mais uma vez a garrafa de água mais cara do mundo, renovando seu prêmio Guinness e nosso assombro. A garrafa, esculpida pelo designer Fernando Altamirano reproduzindo uma obra de Modigliani, contém 750 ml de água de Fiji, França e uma geleira na Islândia. A água é misturada com 5 mg de pó de ouro de 23 quilates, que todos sabem que é essencial para a nossa saúde e para o nosso paladar, e assim se transforma na desculpa perfeita para vender uma simples joia brega como um produto gourmet exclusivo.

Antarctic Nail Ale – de 2.560 a 5400 reais

A cerveja mais cara do mundo, Antarctic Nail Ale, entre 2.560 reais e 5.400 reais.
A cerveja mais cara do mundo, Antarctic Nail Ale, entre 2.560 reais e 5.400 reais.

A cerveja mais cara do mundo é leiloada com a desculpa de angariar fundos para a defesa e proteção das baleias. Sua composição conta com 90% de água, que é tirada de um pedaço enorme e muito puro de gelo da Antártida. Seu preço inicial era de cerca de 2.900 reais com uma edição limitada de 30 unidades, mas o preço foi variando. Não é que ficou caro proteger as baleias; pelo contrário, é que com este orçamento e alguns petiscos, algumas poderiam acampar em um terraço no centro de Madri por meses.

Melão Yubari King – 66.000 reais por quilo

O melão Yubari é uma variedade inventada a partir do cruzamento de dois outros tipos de melões. Aparentemente, só pode ser encontrado na ilha de Hokkaido e só são produzidos uns 200 exemplares a cada ano. Como raridade é sinônimo de exclusividade, os leilões deste precioso fruto sempre atingem cifras astronômicas. E o fruto asiático é parte de uma enxurrada absurdamente cara. Em Hokkaido a melancia Densuke pode custar 20.100 reais por peça. Não sei o que vocês acham, mas com os melões de Villaconejos, os morangos de Huelva, a cereja do Vale del Jerte ou as laranjas de Valência, quem precisa gastar tanto dinheiro com essa bobagem?

Melão Yubari King, 66.000 reais por quilo.
Melão Yubari King, 66.000 reais por quilo.

Sushi – 8500 reais

Embora pareça mentira, há um chef nas Filipinas, Angelito Araneta Jr., mais conhecido como Chef Karat, que decidiu um dia jogar tudo para o alto e fazer o sushi mais caro do mundo. Sem nenhum sentido de ridículo, elaborou um nigiri com salmão norueguês e foie gras, envolvido em folhas de ouro, coberto com pérolas de Palawan (ilha das Filipinas que se dedica a seu cultivo) e cinco diamantes africanos. Os filipinos devem perder a cabeça com o ouro porque no Clube Social de Manila no Brooklyn, Nova York, até cobrem os donuts com ele. Uma dúzia por 8.500 reais. Quase nada.

Azeite de oliva – 1.100 reais

Platinum Cake, 421.000 reais.
Platinum Cake, 421.000 reais.

A garrafa do azeite de oliva mais caro do mundo foi lançada em 2014 pela empresa Cortijo Spiritu Santo da cidade Úbeda, na Espanha. A garrafa, esculpida pela artista holandesa Angela Teunissen, cujo trabalho já descobrimos na Real Fábrica de Cristales de La Granja, é uma edição limitada que foi feita com o top 1 e não baixou daí. Levando em conta que o fabuloso AOVE da fábrica de Jimena (município localizado na Serra Mágina) ou o Oro de Cánava estão a cerca de 20 quilômetros de distância, quem quer pagar essa fortuna por uma simples garrafa tendo tão perto azeite de oliva virgem extra de verdade? Para mim é bem claro, fico com o de Jimena; para ver Teunissen vou a uma exposição.

Frozen Hot Chocolate – 81.000 reais

Essa absurda moda de colocar pedras preciosas na comida se tornou um filão para a confeitaria Serendipity 3 de Manhattan, em Nova York. Tanto foi assim que se associou com uma joalheria e criaram um sorvete de 81.000 reais chamado “Frozen Hot Chocolate”. Quase 30 diferentes tipos de cacau recoberto de ouro de 23 quilates, servido em taça de ouro e com colher de ouro. Claro que também é possível desfrutar do seu sundae absurdo pelo módico preço de 3.200 reais, também com ouro comestível. Por essas duas besteiras eles entraram no livro Guinness dos Recordes. O que realmente pode nos deixar congelados é que existam cabeças-ocas que realmente comprem sorvetes a esse preço.

Queijo Pule – R$ 3.600 reais por quilo

Queijo Pule, avaliado em 3.600 reais por quilo.
Queijo Pule, avaliado em 3.600 reais por quilo.

No mundo do queijo, o produto sempre fica mais caro quando a produção é artesanal e as matérias-primas são de qualidade superior. Mas a busca por um produto com uma matéria-prima rara e escassa é o que tem sido uma mina de ouro para muitas empresas do setor. Do alces e búfalos passamos ao leite de burra dos Bálcãs, para criar esse queijo raro fabricado em Zasavica, norte de Belgrado. O resultado é um queijo mais cremoso e doce, mas com uma difícil projeção no mercado. Dizem que Cleópatra se banhava em leite de burra para preservar sua juventude, talvez porque não conhecia a fórmula para fazer o queijo Pule, obviamente. E agora que descobriram que uma barata produz leite, qual será o próximo passo? Certamente, vai ser mais barato.

Platinum Cake – 419.000 reais

Foto do sorvete “Frozen Hot Chocolate” de 81.000 reais.
Foto do sorvete “Frozen Hot Chocolate” de 81.000 reais.

Como nem tudo precisa ser de ouro para cobrir o que comemos, encontramos novamente no Japão o que é possivelmente a breguice mais cara da história. O mestre confeiteiro Nobue Ikara, fez um bolo de casamento branco travestido com colares de platina, pingentes, brincos, pérolas e outras joias para, em tese, representar a pureza da mulher. Imaginem durante o banquete todo mundo tirando pedras da boca. Claro que o delírio no mundo dos bolos parece não ter limite. Pode ser comprado a preço de leilão, um pequeno pedaço do bolo do casamento do príncipe William e Kate Middleton pelo modesto preço de 13.300 reias. Levando em conta que já se passaram 5 anos, quem se atreve a enfiar os dentes nele?

Concluindo, as pessoas desperdiçam dinheiro em coisas absurdas que não são nem melhores para a saúde nem têm um sabor melhor do que consomem as pessoas comuns. Por outro lado, se você quiser comprar joias, existem estabelecimentos para isso, deixem a comida em paz. Que cada um coma o que quiser e pague o que puder, mas vou dizer uma coisa: com a quantidade de pessoas passando fome no mundo já é hora de parar de fazer essas barbaridades.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_