_
_
_
_
_

Flávia Saraiva, a pequena que desceu de um pé de goiaba para subir na barra olímpica

Amada pela torcida, 'Flavinha' concorre à primeira medalha da história em ginástica artística feminina

Flavia Saraiva, na prova que a classificou para a final.
Flavia Saraiva, na prova que a classificou para a final.Rebecca Blackwell (AP)
María Martín

Flávia Saraiva não foi descoberta num ginásio. A estrela brasileira da ginástica artística surgiu num pé de goiaba do seu bairro, no subúrbio pobre do Rio. Com oito anos, passava o dia fazendo piruetas, andando com as mãos e pendurando-se nos galhos com os pés até que sua prima, professora de educação física, encorajou-a a trocar as árvores pelas barras. Desde então, é a primeira a chegar ao ginásio e a última a sair.

Mais informações
Simone Biles e os Estados Unidos, imbatíveis na ginástica
Acompanhe as notícias sobre ginástica artística
Sasaki é o ginasta brasileiro mais bem colocado da história numa Olimpíada

A atleta mais baixinha dos Jogos do Rio –mede 1,33 m– é a esperança do Brasil para conseguir uma medalha na ginástica artística feminina, a primeira na história do país. Flavinha, como é conhecida pelos fãs, não é a mais talentosa da equipe, diz seu treinador, mas é a mais esforçada. Na segunda-feira competirá na final da trave, para a qual se classificou com a terceira melhor nota (15,133), superada apenas pelas norte-americanas Simone Biles (15,633) e Lauren Hernandez (15,366).

“Flavia nunca marcou 58 pontos em competições oficiais e para poder disputar uma medalha precisa alcançar ao menos 59. Mas está muito focada, sabe muito bem o que quer e trabalha muito para isso, é muito especial nesse sentido, porque uma menina não aceita tanto sacrifício. Há dois anos preparamos a mesma série, temos as condições que precisamos para ganhar”, diz Alexandre Cuia, seu treinador nos últimos quatro anos. Durante a entrevista, a pequena Flavia, de 16 anos, blindada pela federação para não se desconcentrar, aparece com fones de ouvido e cantarolando. Abre um sorriso e conta que não está nervosa, que fará o melhor que puder, que vai se divertir. E diz que está com fome. A mochila da seleção, que leva pendurada nas costas, cobre literalmente a metade do corpo dela; o treinador ri carinhosamente: “É maior do que ela!”.

A pequena é uma joia para qualquer técnico. Os dois últimos ciclos olímpicos foram das ginastas mais altas, mais velhas e mais fortes. Já não é tão comum esse modelo de menina tão pequena e tão jovem, que monopolizou as competições nos anos 1990. “Eu gosto. O tamanho dela ajuda na gravidade, no peso, nos giros... É como se tivesse nascido para isso”, diz Cuia, que Flávia chama de “tio”, repetindo a expressão usada pelas crianças brasileiras para se referirem aos mais velhos em sinal de respeito. Como se não bastasse, a brasileira resiste a tudo. É a única das seis ginastas da equipe – incluída a reserva –que não foi submetida a alguma cirurgia por causa de lesão.

Flávia conquistou árbitros, torcida e atletas no seu passo pelos Jogos.
Flávia conquistou árbitros, torcida e atletas no seu passo pelos Jogos.MIKE BLAKE (REUTERS)

Flavinha também tem carisma, algo que agrada a torcida e os árbitros. Com seu tamanho e seu sorriso conquistou os brasileiros e os atletas da Vila Olímpica. Estrelas e equipes nacionais, como o voleibol feminino, bicampeão olímpico, estão praticamente marcando hora para tirar uma foto com ela. As redes sociais babam com ela, os voluntários ficam com vontade de apertar suas bochechas e seu treinador – e qualquer um que cruzar com ela – de abraçá-la. “É engraçado, porque deveria ser ao contrário e ser ela quem pedisse as fotos. O carisma sempre ajuda. Até os adversários a tratam bem, é apreciada pelos árbitros e chama a atenção de todos na Vila”, diverte-se Cuia.

Faz anos que Flavia acorda com a sensação de participar dos Jogos Olímpicos. Literalmente. “Há muito tempo que sonho, mas sonho de verdade, estar aqui. Estou muito, muito feliz”, diz numa de suas breves intervenções. É o que deve sonhar toda jovem promessa e ademais é parte do seu treinamento. O Brasil é um dos países que aposta na preparação psicológica das ginastas, levando-as a se imaginar no pódio, apertando sua medalha. “Não estamos preocupados com o resultado. O que eu sempre digo é que ela tem que se divertir”, diz o treinador.

Quando sua prima a fez descer das árvores e Flavinha começou a treinar numa ONG, para depois se tornar profissional, sua mãe, de 1,60 m, teve de parar de trabalhar para acompanhá-la em longos trajetos para os treinamentos. Eram pobres e continuaram sendo até que em 2014, em Naquin (China) nos Jogos Olímpicos da Juventude, Flavia, então com 14 anos, deixou o mundo boquiaberto com um ouro no solo, uma prata na trave e outra prata na geral. A partir daí, entrou no radar dos patrocinadores, começou a receber um salário e benefícios do Governo brasileiro, o que mudou sua vida e a de sua família. Seus pais, no entanto, continuam em seus empregos, vendendo cesta básica. “A família dela não tinha muitos recursos, mas sempre foi muito estruturada e o sucesso não os mudou. Normalmente, quando o atleta começa a ganhar dinheiro, as famílias esquecem suas origens e perdem o foco”, diz o treinador.

Flavia Saraiva tem frases de adulta, dizem que é muito madura para sua idade, mas continua a ser uma menina fisicamente, que resiste a entrar na adolescência. Enquanto as garotas da idade dela terminam os treinos e só pensam em sair, ela só quer ficar com a família e assistir Bob Esponja. Depois dos Jogos, os técnicos querem que ela descanse durante pelo menos três meses, mas ela já tem seus próprios planos: preparar a próxima prova de solo com a trilha sonora de um desenho animado.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_