_
_
_
_
_

Chile abre espaço para o universo

O país andino constrói o museu interativo dedicado à astronomia mais importante da América Latina

Rocío Montes
Mais informações
Biografia íntima da primeira onda gravitacional
Missão suicida ao planeta mais perigoso do Sistema Solar
“Procuramos civilizações nas 20.000 estrelas mais próximas à Terra”

Em apenas quatro anos, em 2020, o Chile abrigará 70% da infraestrutura astronômica mundial. As características de seus céus no norte do país, que os cientistas estrangeiros e nacionais pretendem transformar em patrimônio da humanidade para protegê-los da poluição luminosa, fazem deste país sul-americano uma potência em pesquisa e observação do universo. Com o objetivo de aproximar esses avanços da população e sobretudo das crianças, o Chile começou um projeto ambicioso: Espacio Universo, o mais importante espaço interativo dedicado à astronomia na América Latina. Um museu permanente de 700 metros quadrados que pretende se tornar uma referência mundial.

Apesar de o Chile não ter um desenvolvimento científico tão grande, conta com uma espécie de laboratório natural com condições extraordinárias para a astronomia. Segundo os cientistas, é um lugar único no mundo para a instalação de telescópios, pelo menos no Hemisfério Sul. Para a astrônoma María Teresa Ruiz, presidenta da Academia Chilena de Ciências, “este potencial precisa ser aproveitado para abrir a mente das crianças em relação à ciência”. Mas a pesquisa aponta para os benefícios que este tipo de projetos oferece à população em geral: “A astronomia ajuda a compreender que somos parte de um universo e que nossa história comum vem de bilhões de anos. Quão extraordinários somos os seres humanos e, ao mesmo tempo, quão iguais”.

O projeto abrirá suas portas em dezembro de 2017 e exigirá investimentos do Estado de dois milhões de dólares. Espacio Universo fará parte do Museo Interactivo Mirador (MIM), um complexo fundado há 15 anos e que tem um lema especialmente atraente para os cerca de 400.000 visitantes que anualmente chegam a suas salas: Proibido não tocar. Localizado no distrito de La Granja, no sul de Santiago, região humilde da capital chilena, o MIM tenta ser um agente de equidade e acesso igualitário a diferentes experiências relacionadas à ciência. Atrelado à Direção Sociocultural da Presidência, conseguiu fazê-lo com sucesso: é o terceiro museu mais visitado do país.

Espacio Universo será instalado em um prédio de três andares localizado a poucos metros do pavilhão central, que antigamente abrigou as exposições temporárias e, em algum momento, um aquário particular para o qual era preciso pagar um ingresso a parte. Nos jardins do MIM, todos os dias e a qualquer hora, é possível observar dezenas de crianças acompanhadas de seus pais ou professores. Parecem estar brincando mas, na realidade, estão aprendendo com todos os seus sentidos. No fundo da paisagem, a cordilheira dos Andes em todo o seu esplendor, como poucas vezes se pode observar em Santiago, cada vez mais poluída e lotada de edifícios altíssimos.

Espacio Universo representará um crescimento de 10% na superfície expositiva do museu e inclui 50 módulos de exposição permanente que serão divididos em seis áreas, com diferentes temas: o Sistema Solar, a vida das estrelas, a Via Láctea, as galáxias, o Universo no início e os diferentes tipos de observação do céu, onde se destacarão as vantagens do território chileno como lugar privilegiado para a exploração do cosmos. “Um estudo de 2015 indica que 78% da população acredita que a astronomia é uma ferramenta valiosa para melhorar as percepções de nosso país no exterior”, informa Myriam Gómez, diretora de Imagem de Chile.

O novo espaço do museu é patrocinado pelos mais importantes observatórios mundiais com presença no Chile, como Atacama Large Millimeter Array (ALMA), e sua exposição será organizada em torno de duas perguntas complementares: Como entendemos o universo hoje? Como exploramos o céu de nosso ponto de vista na Terra?

Para a diretora executiva do MIM, Orieta Rojas, “trata-se de um espaço único na América Latina e um dos poucos no mundo com essas características pelo tipo de conteúdos, metodologia lúdica de exibição e as dimensões do espaço”.

Uma das experiências sensoriais mais atraentes que o Espacio Universo terá foi apresentada esta semana: com o uso de realidade virtual, o visitante pode experimentar ser ejetado da Terra e, aparentemente em órbita, escolher entre viajar ao Sol ou a Júpiter. E presenciar alguns dos eventos astronômicos mais extraordinários.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_