_
_
_
_
_

Agricultura continua firme, apesar da crise com ‘Brexit’

Agronegócio, que representa um terço da economia do Brasil, vive otimismo sob o Governo Temer

O agronegócio, que representa um terço da economia brasileira, vive um ambiente mais otimista sob o Governo interino de Michel Temer. Apesar da saída do Reino Unido da União Europeia, oBrexit, ter causado um mar de incertezas globais, derrubando o preço das commodities agrícolas, a demanda externa continua crescendo.

Agronegócio representa um terço da economia brasileira.
Agronegócio representa um terço da economia brasileira. Jonas Oliveira (Fotos Públicas)

"Em termos de consumo estamos muito bem, mesmo com a desaceleração da economia da China, eles continuam comprando fortemente, assim como outros países asiáticos", explica Flávio França Júnior, consultor de agronegócios. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, a exportação de soja para o gigante asiático cresceu 10,78% em relação ao mesmo período de 2015.

Mais informações
Por que o dólar está caindo este ano?
Bolsa cai com o Brexit, mas analistas veem efeitos positivos para o Brasil
Meirelles prevê déficit de 139 bilhões em 2017 e não descarta mais impostos

França Júnior afirma que, desde que o processo de impeachment começou, houve uma retomada de interesse de investimento no setor, que sofre com a crise principalmente no segmento de máquinas e equipamentos. “Boa parte do dinheiro que está entrando no país está indo para o agronegócio, que deu uma minguada no ano passado. Com a melhora do ambiente político e a promessa de controle das contas públicas, o fluxo de dinheiro aumenta”, explica, França.

O consultor ressalta que, apesar dos investidores terem começado a tirar o pé do freio e estarem menos receosos quanto a economia brasileira, ainda há uma ansiedade sobre o resultado final do impeachment. “Os investidores ainda estão esperando o mês de agosto. O anseio generalizado do setor é que ela saia. A não confirmação seria o caos absoluto, mas o ambiente é de otimismo”, explica. 

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_