_
_
_
_
_

O último voo de Fabiana Murer

Única brasileira campeã mundial no atletismo chega ao Rio como uma das maiores esperanças de medalha para o país

Fabiana Murer quer se despedir com medalha.
Fabiana Murer quer se despedir com medalha.Diego Padgurschi (Folhapress)
Mais informações
Entusiasmo de estrangeiros pelos Jogos fica aquém do previsto
Alberto Contador está fora dos Jogos do Rio 2016
O Rio está preparado?

Fabiana Murer passava férias nas praias da Bahia em 2009 quando soube que o Brasil sediaria a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Foi ali que ela decidiu reavaliar a aposentadoria, marcada para 2014, e atuar até os 35 anos para estar presente nos Jogos Olímpicos em seu país. Hoje, ela tem certeza de que a espera valeu à pena. Aquela que deveria ser sua última temporada serviu apenas para mostrá-la que estava no caminho certo para o Rio. Foi em 2014 que ela conquistou o bicampeonato da Diamond League e terminou o ano como a dona das três melhores marcas do mundo no salto com vara. Pouco depois, em 2015, aos 34 anos, igualou a melhor marca de sua carreira (4,85 metros) e levou a medalha de prata no Mundial de Atletismo de Pequim. Os resultados não deixam dúvida: a única brasileira campeã mundial no atletismo (entre homens e mulheres) chega ao Rio como uma das maiores esperanças de medalha para o país. E tem a chance de encerrar sua carreira do jeito que sempre sonhou. Com uma medalha olímpica, a única que falta em sua coleção.

Na primeira Olimpíada que disputou, a de 2008, em Pequim, Fabiana teve uma das maiores decepções de sua carreira. Embalada pelo ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, chegava aos Jogos pronta para disputar uma medalha. No dia da competição, porém, uma de suas melhores varas sumiu. Ela conta que a organização levou o equipamento por engano de volta para a Vila Olímpica junto com as varas de outras atletas que não tinham se classificado para a final. Chorou, protestou e, no fim, saltou muito abaixo de suas marcas. Quatro anos depois, em Londres, Fabiana disputava o posto de melhor do mundo com a russa Yelena Isinbayeva. A medalha nunca esteve tão próxima, mas ela decepcionou. Acertou apenas um salto e deixou a competição após desistir no meio da corrida em duas tentativas. Terminou em 14º lugar.

Desta vez, na preparação para os Jogos do Rio, a atleta está certa de que não vai repetir os mesmos erros de quatro anos atrás. Ao contrário do que fez nos meses anteriores à Olimpíada de Londres, agora ela disputou todas as provas que pôde, inclusive as competições indoor. Tudo para não perder ritmo e acompanhar de perto o que suas adversárias estão fazendo.

Fabiana gosta de ver como suas rivais estão saltando para saber exatamente o que precisa fazer para superá-las. A força nos braços, adquirida graças aos anos de ginástica artística –que ela pratica até hoje– já não é a mesma. Longe do auge físico, a saltadora chega ao seu último ato tendo a técnica e a experiência como seus maiores trunfos. No Troféu Brasil, disputado no domingo, dia 3 de julho, ela saltou 4,87 metros, quebrou o recorde sul-americano e se tornou líder do ranking mundial. Além disso, estabeleceu a melhor marca de sua carreira.

Longe do auge físico, a saltadora chega ao seu último ato tendo a técnica e a experiência como seus maiores trunfos

Fabiana é formada em fisioterapia, profissão que pode começar a exercer assim que se despedir das pistas. Até lá, ela tem pelo menos mais algumas semanas para sonhar com o que seria o final de carreira perfeito, como contou em entrevista recente, depois de passar os últimos dez anos entre as dez melhores saltadoras do mundo: “quero o estádio cheio, com muita gente torcendo por mim e batendo palma durante o meu salto”. A medalha nem precisa ser de ouro. Fabiana só quer estar no pódio pela última vez.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_