_
_
_
_
_

Investigação da Turquia aponta que terroristas eram de ex-repúblicas soviéticas

Mais de 20 pessoas foram detidas por suspeita de envolvimento com o atentado Ataque no maior aeroporto de Istambul deixa 42 mortos e ao menos 239 feridos

Vigilância no aeroporto de Istambul depois dois atentadosFoto: reuters_live | Vídeo: Ozan Kose
Andrés Mourenza

A polícia turca fez várias batidas simultâneas nesta quinta-feira contra supostas células terroristas do autodenominado Estado Islâmico (EI) em Istambul e na cidade costeira de Esmirna, nas quais foram detidas mais de vinte pessoas, segundo confirmaram fontes do Executivo turco. A operação está sendo realizada dois dias depois do triplo atentado suicida no aeroporto de Istambul, que custou a vida de 42 pessoas –a última delas, uma mulher, morreu na noite de quarta-feira– e deixou mais de 200 feridos, dos quais 128 continuam hospitalizados.

Mais informações
EDITORIAL: As frentes de Erdogan
ONU pede que refugiados sírios em países vizinhos sejam reassentados
Turquia deportou um dos terroristas dos atentados da Bélgica

Fontes governamentais consultadas pelo EL PAÍS afirmam que a investigação indica que os três autores do atentado eram originários da região russa do Daguestão, do Ubezquistão e do Quirguistão –antigas repúblicas soviéticas.

Agentes da polícia antiterrorista, apoiados por membros das forças especiais, deram batidas em um total de 16 residências de três bairros operários da periferia de Istambul, Pendik, Basaksehir e Sultanbeyli. Nesses locais, que uma fonte definiu como “apartamentos de esconderijo” do Estado Islâmico, foram detidas 13 pessoas, três delas de nacionalidade estrangeira. Em Esmirna foram presas nove pessoas suspeitas de terem estado em contato com o EI, acusadas de financiamento do terrorismo, proselitismo e recrutamento. Por ora, as autoridades desconhecem o grau de envolvimento dos detidos com o ataque de Istambul.

O Governo turco ainda não divulgou a identidade dos três supostos jihadistas que perpetraram o massacre de terça-feira e se imolaram no aeroporto de Istambul ativando as cargas explosivas que levavam. “Ainda não fomos capazes de identificar completamente os atacantes por causa dos danos sofridos por seus tecidos corporais”, explicou uma fonte do Governo a este jornal: “Uma equipe médica trabalha vinte e quatro horas para concluir a identificação”. No entanto, a mesma fonte afirmou que “existem grandes possibilidades de que pelo menos um dos terroristas seja estrangeiro”.

Por outro lado, foi divulgado nesta quinta-feira que dois supostos militantes que se mantinham em contato com integrantes do Estado Islâmico foram “neutralizados” na fronteira turco-síria quando tentavam cruzar para a Turquia no sábado. Ambos eram de nacionalidade síria e um deles levava um colete com explosivos. As autoridades acreditam que pretendiam promover atentados nas cidades de Adana e Ancara.

Segundo a Polícia turca, ambos tinham viajado de avião de Damasco para a cidade fronteiriça de Qamishlo, que está sob controle parcial do regime e das milícias curdas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_