_
_
_
_
_

Como é ser míope? Esta brasileira mostra com imagens

'Ensaio sobre a miopía'é um projeto de Layana Leonardo

Foto incluída na série ‘Ensaio Sobre a Miopia’.
Foto incluída na série ‘Ensaio Sobre a Miopia’.Layana Leonardo

Você usa óculos? Quando eles caem ou quebram você acha o fim do mundo? A fotógrafa Layana Leonardo se entregou à tarefa de traduzir esse sentimento em suas fotos. Na série intitulada Ensaio Sobre a Miopia, a brasileira colocou óculos de grau em um suporte diante da câmera, ajustando o foco de modo a deixar nítido tudo aquilo que estivesse enquadrado pelas lentes – e borrando o que ficasse fora da armação. O trabalho de Leonardo já foi reproduzido milhares de vezes nas redes sociais, a maioria sem o consentimento dela. Uma dessas publicações, feita por um perfil mexicano, foi compartilhada mais de 28.000 vezes em uma semana.

Leonardo, de 27 anos, responde às perguntas do EL PAÍS por email. Conta que desejava mostrar como enxergam as pessoas que não têm uma visão 20/20 (a pontuação ideal nos exames oftalmológicos): “Queria que as pessoas vissem como enxergo o mundo. Eu tenho um grau de miopia bastante alto, e queria que me entendessem. A mistura de cores e as formas estranhas que os míopes percebem quando não usam óculos são muito interessantes e até certo ponto divertidas.”

As fotos foram tiradas na avenida Paulista, em São Paulo, como parte de um curso de criatividade do qual ela participou em 2012. “O projeto deveria terminar nesse ano, mas às vezes sinto falta de trabalhar no tema e publico mais fotos. O Instagram me serviu para isso”, explica Leonardo, que é também redatora publicitária.

Apesar de ter a fotografia como hobby, nos últimos quatro anos ela já conseguiu mostrar seus trabalhos no Brasil, Nova York, Washington e Madri. Nessas exposições, apresentou seu projeto Brasil, Mostra Sua Capa, série em que o rosto dos retratados é sobreposto a capas de discos de vinil. “No entanto, acho que cheguei a muitos outros países com a sobre a miopia, por causa das redes sociais”, acrescenta. “Adoro a dimensão que as coisas assumem nas redes quando as pessoas gostam de algo. Eu não sabia que havia pessoas que tinham visto meu trabalho no México. Fico muito emocionada.”

Layana Leonardo

Com permissão da autora, publicamos algumas das fotos que compõem essa série.

Layana Leonardo
Layana Leonardo
Layana Leonardo
Layana Leonardo
Layana Leonardo
Layana Leonardo
Layana Leonardo
Layana Leonardo
Layana Leonardo
Layana Leonardo

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_