_
_
_
_
_

Twitter coloca adesivos inteligentes nas fotos

Eles servirão de meio de expressão, mas também para reunir conversas, como ‘hashtags’

O Twitter lança seus adesivos.
O Twitter lança seus adesivos.

Este ano tem tudo para entrar para a história da Internet como o ano dos adesivos, stickers, em inglês. Depois de sua popularização pelo Snapchat, a rede social de maior crescimento, os demais serviços têm aderido a essa evolução dos emoticons, que os combina com efeitos especiais aplicados em vídeos e fotografias. A Apple anunciou que o seu serviço de mensagens contará com eles no segundo semestre, quando será lançado seu sistema operacional iOS 10.

O Twitter acaba de entrar nessa onda, mas de uma maneira diferente. Os adesivos não só terão um conteúdo cômico ou um matiz no sentido da imagem. Conseguiu-se, tecnicamente, fazer com que sejam também legíveis, de forma que funcionarão como hashtags, para que se integrem dentro de conversas ou temas relevantes, os chamados Trending Topics.

Mais informações
Twitter: décimo aniversário na encruzilhada
Twitter é o primeiro a medir os estragos das grandes catástrofes
Twitter altera a ordem do tempo
Twitter perde usuários em 2015
Twitter cancela 125.000 contas relacionadas com o Estado Islâmico

Sasank Reddy, doutor pela universidade norte-americana UCLA e diretor de produtos do Twitter, explica o interesse dessa novidade. “Todos os dias, milhões de fotos captam momentos e são compartilhadas em tuítes. Esses adesivos servem para saber do que se está falando. Nós os acrescentamos para que as pessoas possam ser mais criativas, mas também para se conectar com os demais usuários do Twitter”.

A mudança não será imediata. Eles surgirão paulatinamente. Serão lançados os clássicos emoticons já popularizados pelo WhatsApp, bem como adesivos criados sobre assuntos e comemorações específicas. Algo semelhante aos festejados filtros do Snapchat. “Servem para expressar as suas emoções, apoiar uma causa... Pode-se colocar vários deles numa foto, movê-los, girá-los, mudar o seu tamanho...”, explica o executivo.

A diferença no que se refere à sua inclusão no Snapchat ou no Facebook é que, no Twitter, eles terão um sentido mais completo. A foto incluirá informações, como se fosse um hashtag baseado no adesivo escolhido, de maneira que, quando alguém tocar na imagem, poderá ver uma relação com todas as imagens que têm a mesma imagem colada nelas.

“Eles servem para expressar as suas emoções, apoiar uma causa... Pode-se colocar vários deles em uma foto, movê-los, girá-los, mudar o seu tamanho...”, explica um executivo

Os adesivos chegarão primeiro em sua versão para celulares, tanto Apple quanto Android. Em seguida, estarão disponíveis também para os computadores.

Com isso, o Twitter atende a uma das maiores demandas de seus usuários, a melhora nos filtros e a edição de imagens. Desde a chegada de Jack Dorsey à direção do Twitter, há quase um ano, a rede social lançou várias novidades, com foco no aumento da base de usuários ativos, que se aproxima dos cerca de 400 milhões, bem como na manutenção de sua relevância nas conversas políticas, sobre esportes e sobre os acontecimentos imediatos. Na semana passada, ampliou-se a duração dos vídeos, que passaram de 30 para 140 segundos, em referência ao tamanho de suas mensagens em termos de caracteres.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_