_
_
_
_
_

A professora que pediu a suas alunas ‘memes’ de ‘Cem Anos de Solidão’

“As crianças e os adolescentes não querem mais só ficar sentados na frente da lousa”

Gloria Rodríguez-Pina
Mais informações
Entrevista inédita com Borges: “Sou um anarquista conservador”
A verdade sobre Elizabeth Bishop

A cada ano a professora chilena de língua e comunicação Jacqueline Bustamante (53 anos) pensa numa forma diferente de avaliar suas alunas adolescentes. “Para não repetir a prova típica, que desmotiva as estudantes”, explica a Verne. Seus colegas e ela já pediram às alunas histórias em quadrinhos de Dom Quixote, intervenções com batucada da obra de Miguel de Cervantes e fotonovelas baseadas em O Jogo da Amarelinha, de Julio Cortázar. Para a leitura de Cem Anos de Solidão, Bustamante este ano pediu a elas memes da história de Gabriel García Márquez. As jovens de 17 anos, surpresas e divertidas, fizeram.

Guardar

Salvar

Salvar

“Assim que me entregaram, expus nos muros do Liceu [Carmela Carvajal de Prat] e tirei fotos. Depois subi no Facebook e compartilhei com um grupo de professores de língua. Uma delas, que eu não conhecia, compartilhou no grupo Memes Literarios, e aí viralizou”, explica Bustamante. Tinha sido exatamente esse grupo sua inspiração. (Atualização: As publicações originais não podem ser exibidas no Facebook porque Bustamante mudou a sua privacidade ou eliminou a conta).

“Ao fazer essa atividade elas precisavam captar a essência de determinados momentos da narração. Sem dúvida, o lúdico foi muito bom para conseguir que a leitura fosse significativa”, diz a professora. O trabalho representará para as alunas um terço de sua avaliação.

Os memes foram compartilhados mais de 11.000 vezes desde sua publicação, em 7 de junho. A professora foi entrevistada pela BBC em espanhol e por outros meios de comunicação do Chile — e também da Colômbia, da Venezuela, do Peru, da Bolívia, da Argentina e da Espanha. “Foi caótico e impactante para mim”, conta para este jornal. Bustamante comemora que sua iniciativa tenha servido para inspirar outros educadores e que surja o desejo de inovar na educação: “Talvez tenha aberto o caminho para que mais educadores no mundo usem as redes de forma positiva em suas aulas e fora delas”.

Guardar

Salvar

Salvar

“Sem saber que os trabalhos das garotas iriam viralizar e que teriam tanto destaque midiático, cheguei à humilde conclusão de que provocaram uma reação positiva em muitos educadores da América Latina e de outros lugares do mundo”, diz. “As crianças e os adolescentes não querem mais ficar só sentados na frente da lousa.”

As estudantes do Liceu Carmela Carvajal de Prat, de Santiago do Chile, estão felizes pelo sucesso de seus trabalhos, e muitos pais louvaram essa forma de ensinar. Para a professora foi “algo muito digno do realismo mágico”. “Minha solidão como educadora que quis inovar se uniu à de muitos outros professores do mundo.”

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_