_
_
_
_
_

Sete filmes para ver no Dia dos Pais

Longas produzidos no continente americano retratam a figura paterna sob diferentes perspectivas

Cena de ‘À Procura da Felicidade’.
Cena de ‘À Procura da Felicidade’.Columbia Pictures

O mundo do cinema deixou no imaginário coletivo vários pais memoráveis, como Vito Corleone, Cruz Treviño Martínez de la Garza, Mufasa, Anakin Skywalker, entre outros. Destacamos alguns filmes com figuras paternas para ver neste domingo na companhia do seu.

O Menino e o Mundo (Brasil, 2013)

Indicado aos Oscar de Melhor Animação, o filme do brasileiro Alê Abreu relata a história de Cuca, um garoto que mora com sua família em uma pequena aldeia no interior. Ele vê seu pai partir em uma jornada em busca de emprego na capital. O filho não resiste à saudade e decide atravessar o país para se reencontrar com seu pai, conhecendo pelo caminho um cenário de pobreza e desigualdade.

A História de Um Urso (Chile, 2014)

Vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação em 2016, o filme de Gabriel Osorio é parte de um relato familiar sobre a ditadura chilena. Em nove minutos, conhecemos a história de um papai urso que foi sequestrado e separado de sua esposa e filho e obrigado a trabalhar em um circo.

O Filho da Noiva (Argentina, 2001)

Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, conta as desventuras de Rafael Belvedere, estrelado por Ricardo Darín, um homem que herdou um restaurante e luta para salvá-lo durante o corralito (congelamento dos depósitos e restrição de saques) na Argentina. O filme de Juan José Campanella mostra a falta de tempo do pai para dar atenção ao filho e à namorada, resultado dos esforços entre comandar o restaurante e os cuidados do pai, determinado a se casar novamente com sua esposa.

Uma Babá Quase Perfeita (Estados Unidos, 1993)

Um dos filmes mais memoráveis de Robin Williams. Daniel Hillard fará o possível para continuar vendo os filhos, apesar da separação. Williams interpreta um duplo papel ao se fazer passar pela senhora Doubtfire, uma idosa que vai cuidar de seus filhos.

A Terra e a Sombra (Colômbia, 2015)

Vencedor da Caméra D’Or em Cannes, o filme de César Augusto Acevedo conta a história de um fazendeiro que, após 17 anos, volta para casa. Lá, encontra o filho no leito de morte por causa de incêndios em plantações de cana-de-açúcar. Foi gravada no Valle del Cauca com atores da região.

À Procura da Felicidade (Estados Unidos, 2006)

Um filme que vimos Will Smith compartilhar a tela com seu filho, Jaden Smith. O filme de Gabriel Muccino conta a história de Chris Gardner, um pai que investiu todo seu dinheiro em scanners portáteis que não conseguiram o sucesso que esperava. Ao vê-lo na ruína, sua esposa o abandona com o filho. A história do sonho americano cumprido, baseado em fatos reais.

Allende meu avô Allende (Chile, 2015)

Um documentário que levou o Olho de Ouro de Cannes. Dirigido por Marcia Tambutti, a neta de Salvador Allende explora a vida do avô, de quem se lembra muito pouco. Tambutti tenta reconstruir um Allende mais pessoal e quebrar o silêncio familiar em torno da figura do presidente deposto.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_