_
_
_
_
_

Bebê de mãe com morte cerebral se alimenta com leite materno doado

O pequeno Lourenço, embora ainda sob cuidados intensivos, já respira sem o auxílio das máquinas

Um bebê prematuro.
Um bebê prematuro.

O bebê que nasceu 105 dias após a morte cerebral da mãe se chama Lourenço e está sendo alimentado com leite materno doado. O pequeno, de nacionalidade portuguesa, “está clinicamente estável e sem necessidade de respiração assistida”, segundo o relatório oficial divulgado pelo hospital São José de Lisboa, onde nasceu, na terça-feira.

O boletim médico, intitulado Os Primeiros Dias do Pequeno Lourenço, informa que o bebê permanece na sessão de terapia intensiva da Unidade de Neonatologia, mas sem necessidade de respiração assistida. Sua alimentação é feita com leite materno fornecido pelo banco do hospital, doado por outras mães.

Embora seu estado de saúde evolua favoravelmente, não se sabe, segundo a equipe médica, se a criança apresentará ou não problemas cerebrais. Os exames para avaliar o estado do bebê só serão realizados dentro de sete semanas.

Mais informações
OMS adverte sobre nova síndrome congênita ligada ao zika
Nasce em Lisboa bebê de mulher que estava com morte cerebral havia quatro meses

Se apresentar evolução normal, em algumas semanas Lourenço poderá receber alta. O pai, Miguel Ángel, que trabalha em uma montadora, registrou o filho com o nome de Lourenço, por desejo expresso da mãe, e também Salvador, devido à aventura enfrentada.

O pai comunicou o desejo de cuidar do filho, embora os avós maternos, pais de Sandra, tenham manifestado a intenção de solicitar a guarda da criança.

O menino nasceu depois de 32 semanas de gestação, pesando 2.350 gramas, acima do normal nesses casos. Desde 20 de fevereiro, dia em que a morte cerebral da mãe foi anunciada, seu corpo foi alimentado com hormônios e nutrientes, “com substâncias existentes no organismo humano sob condições normais”, de acordo com a obstetra que participou do processo.

Embora sejam frequentes casos de bebês nascidos após a morte das mães, quase sempre sobrevivem apenas algumas semanas. As 15 semanas de sobrevivência de Lourenço são um recorde em Portugal e também mundialmente.

A mãe foi cremada na terça-feira, pouco depois do nascimento do filho, e quatro meses após sua morte cerebral.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_