_
_
_
_
_

Israel anuncia medidas “ofensivas” depois do atentado em Tel Aviv

O Governo de Netanyahu anula 83.000 autorizações de viagem para palestinos para o Ramadã

Netanyahu em Moscou.Vídeo: GETTY / QUALITY
Juan Carlos Sanz

O primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu, convocou nesta quinta-feira uma reunião de emergência do gabinete de segurança do Governo de Israel em resposta ao atentado perpetrado por dois palestinos em Tel Aviv na noite de quarta-feira, dia 8 de junho, no qual morreram quatro pessoas e outras 16 ficaram feridas, cinco em estado grave. Netanyahu anunciou que tomará medidas “ofensivas e defensivas”. O Exército anulou todas as autorizações de viagem, especialmente para quem iria à mesquita de Al Aqsa, em Jerusalém, concedidas a cerca de 83.000 palestinos para o Ramadã. As autorizações para visitar familiares em Israel e para rezar na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém saindo da Cisjordância e da Faixa de Gaza também foram canceladas.

O Exército israelense decidiu reforçar sua presença no território ocupado da Cisjordânia com o envio de dois batalhões para as divisões da Judeia e da Samaria. As Forças Armadas não especificaram quantos soldados compõem cada batalhão, apesar de se estimar que sejam várias centenas.

Mais informações
Netanyahu promove em Israel uma lei para controlar ONGs pacifistas
Israel liberta menina palestina de 12 anos depois de dois meses presa

Unidades militares cercaram de madrugada a localidade de Yatta, situada no sul de Hebron (Cisjordânia), de onde procediam os dois primos palestinos de 21 anos que perpetraram o ataque armado em um restaurante do mercado de Sarona, uma região de lazer de luxo em frente às sedes do Ministério da Defesa e do Estado Maior das Forças Armadas de Tel Aviv. Os soldados tomaram medidas para a urgente demolição das casas dos agressores, para o caso de as autoridades aprovarem a medida punitiva, o que é habitual nos casos de atentados com vítimas. Os dois agressores foram presos. Um deles foi ferido por um segurança e o outro foi dominado pelas forças de segurança quando fugia no exterior do restaurante-pastelaria Brenner, onde começou o tiroteio. Ambos tinham ido à chocolateria vestidos com paletó e gravata. “Comportavam-se como clientes normais. De repente começaram a disparar e o pânico se espalhou”, relatou à imprensa israelense o gerente do estabelecimento.

“Houve assassinatos a sangue frio por terroristas desumanos”, declarou em Tel Aviv o primeiro ministro, acompanhado do ministro da Defesa, Avigdor Lieberman, e do titular de Segurança Pública, Gilad Erdan, ao voltar de uma viagem oficial à Rússia na noite de quarta-feira. Netanyahu disse, após uma reunião, que foram adotadas medidas “ofensivas e defensivas” depois do atentado, sem dar maiores detalhes. Membros de seu Governo se mostram divididos quanto à atitude a ser adotada. Os setores mais radicais, como o representado pelo ministro do Transporte, Ysrael Katz, consideram que o atentado “deve ter uma resposta extraordinária”, em referência a um longo bloqueio do povoado dos atacantes.

Ministros mais moderados, como o titular da Habitação, Yoav Galant, recomendam “agir com extrema cautela” para evitar uma escalada da violência.

A Organização para a Libertação da Palestina (OLP), a cuja organização estudantil pertenciam os dois jovens de Hebron, se desvinculou do ataque e afirmou que se tratava de “uma ação de caráter individual”, apesar de ter qualificado os fatos de “resposta natural” às violações cometidas pelas forças israelenses na ocupação. O movimento islâmico Hamás, que controla a Faixa de Gaza, afirmou “comemorar” o ataque armado que causou quatro mortos e 16 feridos entre a população civil israelense, mas não atribuiu a autoria a membros de sua organização.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_