_
_
_
_
_

O que já se sabe sobre o estupro coletivo no Rio de Janeiro

A polícia apontou sete suspeitos e dois deles estão detidos. A vítima deixou o Rio

Marina Rossi
Raí de Souza (à esq.), um dos detidos na segunda.
Raí de Souza (à esq.), um dos detidos na segunda.R. M.
Mais informações
Investigação de estupro coletivo no Rio passa às mãos de uma delegada após pressão
Advogada de garota carioca: “Vou pedir a saída do delegado do caso”
Compartilhar estupro coletivo nas redes, a nova versão da barbárie brasileira
“Não sabemos se foram 30, 33 ou 36”
A Justiça no Brasil não é divina, é feminina
Carmen Lúcia sobre estupro coletivo: “Inadmissível, inaceitável e insuportável”

O estupro coletivo de uma jovem de 16 anos no Rio de Janeiro provocou comoção no país. Nesta semana, tanto o Executivo quanto o Legislativo esboçaram reações. Na terça-feira, a Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma comissão externa de parlamentares para acompanhar e fiscalizar a apuração do estupro coletivo ocorrido no Rio. “A Casa tem de estar junto, acompanhando cada passo das investigações para tomar providências sobre esse crime que chocou o País”, afirmou Soraya Santos (PMDB-RJ), autora do requerimento. No Senado foi aprovado um projeto de lei que amplia em até dois terços a pena para o crime de estupro coletivo, e criminaliza a publicação ou divulgação de imagens e vídeos de estupro. O texto agora segue para aprovação na Câmara. Veja aquilo que já se sabe sobre o caso.

Dois suspeitos estão detidos

Na semana passada, dois suspeitos se presentaram à polícia: Raí de Souza, que seria o dono do celular onde as imagens da garota nua e desacordada foram gravadas; e Raphael Duarte Belo, que aparece em uma foto com a jovem desacordada. Ambos estão detidos no presídio de Bangu, no Rio de Janeiro.

Cinco suspeitos estão foragidos

A Justiça também decretou a prisão de mais cinco suspeitos: Marcelo Miranda Correia, suspeito de divulgar as imagens; Sergio Luiz da Silva Junior, conhecido como Da Rússia, apontado como chefe do tráfico do Morro do Barão, onde o crime ocorreu; Michel Brasil da Silva, suspeito de divulgar o vídeo; Moisés Camilo de Lucena, conhecido como Canário, que, segundo a vítima, teria a segurado durante o estupro e de acordo com o Fantástico foi o primeiro a estuprá-la; e um oitavo suspeito, que não teve seu nome divulgado pela polícia, e é conhecido como Jeffinho, que teria filmado o estupro. Todos estão foragidos.

O Governo interino cria órgão para coordenar o combate à violência contra a mulher

O presidente interino Michel Temer anunciou nesta terça-feira a criação de um órgão para coordenar os trabalhos de combate à violência contra a mulher. O anúncio foi feito durante uma reunião da qual participaram Temer, o ministro da Justiça Alexandre de Moraes e 27 secretários de Justiça dos Estados para discutir os crimes cometidos contra as mulheres. O grupo de trabalho será ligado diretamente ao Ministério da Justiça. O anúncio ocorreu depois de Temer ser criticado pela demora em se manifestar em relação ao caso, tendo publicado uma nota mais de 24 horas depois que ele veio à tona.

Participaram do encontro Flavia Piovesan, secretária de Direitos Humanos, que já se manifestou a favor da descriminalização do aborto, e Fátima Pelaes (PMDB), a nova Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres. Pelaes, que já defendeu o direito da mulher interromper a gravidez, é evangélica e militante anti-aborto.

O estupro ocorreu ao menos duas vezes

De acordo com o programa Fantástico deste domingo, a adolescente foi estuprada ao menos duas vezes, entre o sábado 21 e o domingo 22 de maio. A vítima passou por duas casas diferentes nesse período, e teria sido carregada por Moisés Camilo de Lucena, o Canário, de um lugar para o outro. 

Foi um estupro coletivo

A polícia fez uma perícia de um vídeo e fotos divulgadas nas redes sociais em que a garota aparece desacordada, nua, sendo tocada. Segundo Bento, isso por si só, já caracteriza estupro. Além do vídeo, a polícia se baseou nos depoimentos da vítima para chegar a essa conclusão. O Código Penal Brasileiro, em seu artigo 213, escreve que é estupro "constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso". O artigo 215 o complementa: "ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima" é “violação sexual mediante fraude".

Segundo o chefe da Polícia Civil Fernando Veloso, no vídeo, é possível ouvir mais de uma voz ao fundo, o que aponta para mais de uma pessoa envolvida no crime. Na entrevista, Cristiana Bento foi taxativa: “Houve um estupro coletivo”, disse.

Quantos exatamente estão envolvidos no crime

Em um primeiro momento, a adolescente falou em 33 homens envolvidos no estupro. No domingo, em entrevista ao Fantástico, afirmou que ao acordar, havia um homem em baixo dela, outro em cima e dois segurando seu corpo. A polícia ainda não sabe exatamente quantas pessoas estão envolvidas no crime. “Quero provar a extensão desse estupro. Quantas pessoas foram. Mas que houve, houve”, afirmou Cristiana Bento.

O exame de corpo de delito não comprovou o estupro

Segundo Adriane Rego, do Instituto Médico Legal do Rio, a demora de cinco dias entre a data do crime e a ida da vítima à delegacia pode ter sido determinante para que o exame não fosse capaz de apontar provas de que a vítima foi violentada. O que não significa necessariamente, de acordo com palavras da perita, que o estupro não ocorreu.

O Ministério Público Federal investiga a veiculação do vídeo

O Ministério Público Federal abriu investigações para apurar a veiculação das fotos e do vídeo da adolescente. O MPF apura a possível prática de crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, que criminaliza a "divulgação, publicação, troca e transmissão de vídeos, fotografias ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente". Esse crime é de competência federal, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A vítima deixou o Estado do Rio de Janeiro

Nesta terça-feira, a adolescente deixou o Estado do Rio, como parte do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte. O local para onde ela foi com a mãe, o pai, a avó, o irmão e o filho não foi divulgado. Autoridades afirmam que ela não terá acesso a telefone e nem à internet.

Delegado afastado do caso

No último domingo, o delegado Alessandro Thiers foi afastado do comando das investigações. Isso ocorreu depois que a então advogada da vítima, Eloísa Samy, pediu seu afastamento. A advogada acusou o delegado de agir de forma machista e de ter constrangido a vítima durante seu depoimento. Samy deixou a defesa do caso no mesmo dia, a pedido da família da garota, depois que a vítima passou à proteção da Secretaria de Direitos Humanos do Rio.  Em entrevista ao Fantástico, a vítima reclamou do tratamento recebido na delegacia quando foi prestar depoimento. “O próprio delegado me culpou. Quando eu fui na delegacia, eu não me senti à vontade em nenhum momento. E eu acho que é por isso que muitas mulheres não fazem denúncia”, afirmou. Segundo o jornal O Globo, a Promotoria do Estado do Rio pediu abertura de inquérito contra Thiers.

(Atualizado em 06.02.2016, às 13:40)

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_