_
_
_
_
_

Luis Suárez é coroado

O uruguaio marca três vezes e se confirma como artilheiro do Espanhol e do continente

Jordi Quixano
Luis Suárez festeja seu segundo gol contra o Granada.
Luis Suárez festeja seu segundo gol contra o Granada.Alejandro Ruesga
Mais informações
Barcelona vence o Granada e é campeão espanhol
As imagens do título do Barcelona

Protestava com energia uma mão na bola do rival que entendia, equivocadamente, como pênalti, lutava com ousadia contra os zagueiros para conquistar um pedaço do campo, e diante da mínima possibilidade, girava para se concentrar no gol adversário, seu alvo preferido, com o qual se encontrou pontualmente em quase cada partida do Campeonato Espanhol. E, claro, Luis Suárez também fez a sua inconfundível comemoração, na qual beija os três dedos, pelos seus filhos e sua mulher, para depois simular um pistoleiro. Uma celebração que, aliás, repetiu três vezes no estádio Los Cármenes, para engordar a expressiva conta que o tornou artilheiro de La Liga com 40 gols, mais de um por partida, e cinco a mais que Cristiano Ronaldo, o segundo nessa estatística. Os gols de sábado também serviram para selar o título do Barcelona e certificá-lo como o Chuteira de Ouro do continente.

Com o Granada totalmente fechado e buscando os contra-ataques ocasionais na sua própria casa, foram os laterais do Barça que desobstruíram o encontro, aproveitando os espaços pelos lados. Para isso, ajudou a mobilidade de Neymar, jogador que deu um pequeno susto no aquecimento ao colocar a mão na parte posterior do músculo e foi tratado pelo preparador físico, Rafael Pol. Mas quando a bola começou a rolar, ficou claro que não havia nenhum problema; o brasileiro encarou Rubén Pérez e lhe deu um rolinho, com o qual o adversário não lidou muito bem, porque pisou no seu tornozelo. E voltou a se levantar o camisa 11, de quem seus companheiros reclamavam toda vez que media forças com Lombán, zagueiro ex-azul-grená, convertido em lateral, que não brilha pela aceleração. Ainda assim, aproveitou o posicionamento do zagueiro para receber a bola em uma jogada destinada a ser gol, uma assistência de Messi que Neymar esteve a ponto de arrematar. Um pequeno contratempo para o brasileiro, que depois tabelou com Jordi Alba (que entendeu que pelos lados chegava-se ao gol), em bola que foi posteriormente empurrada às redes por Luis Suárez.

Foi Daniel Alves quem introduziu o fator surpresa com suas subidas pela direita. Mascherano fez um lançamento um pouco exagerado, mas a fé do lateral, que correu até a linha de fundo, foi suficiente para chegar a tempo e cruzar para que novamente o camisa 9 marcasse. Desta vez, com a cabeça, o quinto gol que fez assim em La Liga. Fez outros quatro com a perna esquerda, e o resto (29), com a direita. Todos, isso sim, foram convertidos dentro da área, seu verdadeiro habitat natural.

No começo do segundo tempo, circulou a informação de que Cristiano Ronaldo havia sido substituído contra o Deportivo La Coruña, e, portanto, ninguém impediria Suárez de ser o artilheiro da Europa; a segunda vez que isso acontece porque também conquistou esse prêmio em 2014, embora naquela ocasião tenha tido que compartilhá-lo com o próprio português, ambos com 31 gols. Mas ter assegurado a artilharia pouco importava para Luis Suárez, pois, se a alcançou, foi pela sua persistência, sua intensidade e determinação em qualquer bola e em qualquer momento. Por isso, quase completa um cruzamento de Alves, na cara do gol, e por isso chegou ao hat-trick ao aproveitar uma assistência de Neymar. 40 gols, um título espanhol, artilheiro de La Liga e Chuteira de Ouro. Suárez, o rei do gol, foi coroado.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_