_
_
_
_
_

Um promotor pediu para investigar Cristina Kirchner e seu filho por enriquecimento ilícito

A Justiça argentina avança sobre os negócios imobiliários da ex-presidenta e sua família em El Calafate

Federico Rivas Molina
Cristina Fernández Kirchner, na frente de seus filhos, Máximo e Florencia.
Cristina Fernández Kirchner, na frente de seus filhos, Máximo e Florencia.AFP
Mais informações
Macri sofre a primeira derrota no Parlamento
Ofensiva judicial contra Kirchner ganha contornos de romance de espionagem
Kirchner usa depoimento na Justiça como retorno triunfal à política

Como uma mancha de óleo, a Justiça argentina avança sobre a ex-presidenta Cristina Fernández de Kirchner. O promotor federal Carlos Rívolo pediu que ela seja investigada junto com seu filho Máximo por alegados delitos de enriquecimento ilícito e falsificação de documentos públicos. Esta foi a segunda imputação contra Cristina Kirchner, envolvida por uma testemunha protegida em supostas manobras de lavagem de dinheiro em um processo contra o empresário Lázaro Báez, um amigo de Néstor Kirchner (2003-2007) acusado de lavagem de dinheiro proveniente de concessões fraudulentas de obras públicas na província de Santa Cruz.

Rívolo pediu agora ao juiz Claudio Bonadío que investigue Cristina Kirchner, Máximo Kirchner e Báez por supostas irregularidades na empresa hoteleira Los Sauces, um dos dois hotéis de luxo que a família Kirchner possui em El Calafate, uma cidade turística localizada a uma hora de ônibus do glaciar Perito Moreno, na Patagônia. O promotor respondeu a um pedido da deputada Margarita Stolbizer (GEN).

“A suspeita recai sobre a manipulação e possível adulteração de documentos públicos relacionados com a empresa Los Sauces SA de propriedade da Sra. Cristina Fernández de Kirchner e seus filhos Máximo Kirchner e Florencia Kirchner. E que também modificam o conteúdo das declarações juradas apresentadas oportunamente à autoridade competente”, sustenta a denúncia apresentada por Stolbizer no início de abril.

Stolbizer sustentou que durante anos Los Sauces alugou seus serviços às empresas Valle Mitre, Loscalzo y del Curto e Kank y Costilla, de Báez, hoje preso em Buenos Aires. A novidade foi que a denúncia também envolveu as empresas Inversora M&S e Alcallis de la Patagonia, do empresário Cristóbal López, dono da petroleira Oil Combustibles, cassinos e uma rede de comunicação alinhada com o kirchnerismo.

As operações com Los Sauces seriam semelhantes à usada por Hotesur, a empresa administradora de Alto Calafate, outra propriedade dos Kirchner gestão: Báez, e também López, reservavam de forma falsa dezenas de quartos durante a temporada de inverno, a temporada mais fraca, para lavar dinheiro de outros negócios.

“Em Hotesur o retorno de favores era feito através do aluguel de quartos. Com Los Sauces, o reembolso de favores era feito através do aluguel de imóveis às empresas de Lázaro Báez e Cristóbal López”, disse Stolbizer ao fazer a denúncia. De acordo com a deputada, no momento das manobras, Los Sauces era dona de oito propriedades: dois apartamentos no exclusivo bairro de Puerto Madero em Buenos Aires, dois lotes em El Calafate, dois lotes e uma casa na cidade de Río Gallegos e um lote em El Chaltén.

Durante o kirchnerismo a causa Hotesur ficou a cargo do juiz Bonadío, deslocado após a inspeção do hotel Alto Calafate. Com a chegada do presidente Mauricio Macri ao poder, as investigações foram retomadas, tanto que Báez terminou preso e Cristina Kirchner teve mais duas imputações, além de estar na mira por supostas irregularidades em uma operação de venda de dólar futuro ordenada pelo Banco Central.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_