_
_
_
_
_

Descubra no IBGE se seu nome saiu de moda no Brasil ou está na crista da onda

Ferramenta do IBGE com base no Censo de 2010 conta a ascensão e queda de nomes no Brasil

O ano era 1995 e a novelista Glória Pérez trazia um novo folhetim de sucesso à TV Globo. Dezenas de vezes por capítulo em Explode Coração, o nome da protagonista soava: "Dara", dizia o cigano Igor na tela. Anos depois, o IBGE mostra que a personagem interpretada por Tereza Seiblitz calou fundo nos telespectadores. O nome deu um salto espantoso: crescimento de 4.592% na década de 1990. Eram apenas 163 Daras no anos 80 e foram contabilizadas nada menos que 7.648 na década seguinte.

Tereza Seiblitz, a Dara, e Ricardo Macchi, Igor, em 'Explode Coração'
Tereza Seiblitz, a Dara, e Ricardo Macchi, Igor, em 'Explode Coração'TV GLOBO

O dado curioso faz parte do levantamento inédito que o IBGE publicou nesta quarta-feira, com base no Censo de 2010. O instituto registrou 130.348 nomes diferentes na população, 63.456 masculinos e 72.814 femininos. Não há surpresas entre os campeões: Maria, com 11,7 milhões, e José, com 5,7 milhões, são os recordistas. Provavelmente não é uma coincidência que o casal mais emblemático do cristianismo esteja tão bem representado num país como o Brasil.

Mais informações
Quais os nomes mais populares na Espanha (em espanhol)
Meu nome é Hitler (e o do meu irmão é Lenin)

O mais interessante (e viciante) é o que o IBGE disponibilizou, no site dedicado ao projeto "Nomes do Brasil", uma ferramenta (clique aqui) onde todo mundo pode ver a evolução da popularidade de seu nome através do tempo. Você se chama como se chama por uma idiossincrasia do seus pais ou apenas por mais um modismo de época?

Comentários? Participe pelo Facebook

O caso de Dara não é isolado. Cauã passou de 2.069 pessoas na década de 90 para 83.253 na década passada, com o estrelato do ator Cauã Reymond. É possível saber que Estado da federação tem predileção por seu nome. No caso de Cauã, é o Rio de Janeiro.

Cauã, que participou de campanha contra violência contra a mulher.
Cauã, que participou de campanha contra violência contra a mulher.

O levantamento por décadas também mostra a ascensão e queda de alguns nomes. É o caso de Raimunda.

Evolução da frequência do nome Raimunda no Brasil, segundo o IBGE.
Evolução da frequência do nome Raimunda no Brasil, segundo o IBGE.

Também mostra que, se você se chama Flávia, por exemplo, o mais provável é que encontre por aí muito mais pessoas na casa dos 30 anos do que crianças se chamando assim. O nome, ao lado de André, era muito mais popular nos anos 80 do que é hoje. Ou seja, Flávia, você não está mais na moda.

Flávias são mais comuns no Rio de Janeiro e tinham provavelmente mais colegas com o mesmo nome na escola nos anos 80.
Flávias são mais comuns no Rio de Janeiro e tinham provavelmente mais colegas com o mesmo nome na escola nos anos 80.

O IBGE também permite também que você veja as variantes de um nome no Brasil: Carolina, Karulina, Caralina. Mas, se você imagina que seus pais foram criativos demais na hora de escolher seu nome, a ferramenta pode te frustrar. O "Nomes do Brasil" avisa que só nomes com mais 20 ocorrências foram contabilizados. Boa sorte!

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_