_
_
_
_
_

A Terra está mais verde do que 33 anos atrás graças ao CO<sub>2</sub>

Estudo calcula que o planeta se ‘enverdeceu’ em 36 milhões de quilômetros quadrados

Vegetação em bosque europeu.
Vegetação em bosque europeu.
Mais informações
Cuidar das florestas para viver delas
Má qualidade do meio ambiente causa 12,6 milhões de mortes por ano
Temperatura média global ultrapassa recorde em fevereiro

Sabemos muita coisa sobre as consequências da quantidade cada vez maior de gases de efeito-estufa acumulados na atmosfera. Estima-se que eles já representam quase 0,04% do ar que respiramos. Mas essa taxa seria maior ainda se não fosse a capacidade que as plantas possuem de atraí-lo. E são justamente os vegetais os mais beneficiados pelos altos níveis de presença desses gases tóxicos na atmosfera. Segundo um estudo publicado nesta terça-feira na revista Nature Climate Change, a Terra ganhou 36 milhões de quilômetros quadrados de superfície verde, o equivalente a três vezes a área da Europa ou duas vezes, aproximadamente, a dos Estados Unidos.

Mapa que mostra a mudança de vegetação.
Mapa que mostra a mudança de vegetação.CREAF

O estudo, que contou com a participação do CREAF, um centro de pesquisas vinculado à Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), adota como referência os últimos 33 anos. Nesse período, a biomassa terrestre cresceu em 40% da superfície da Terra, tendo diminuído em apenas 4% dela. Os cientistas atribuem esse crescimento às altas concentrações de CO2, um poderoso fertilizante cuja ação, em nível mundial, se desconhecia até o momento.

“Com essa pesquisa, pudemos atribuir o enverdecimento do planeta ao aumento dos níveis de CO2 atmosféricos provocado pelo consumo de combustíveis fósseis. Com mais dióxido de carbono, as plantas puderam gerar mais folhas capturando-o da atmosfera durante a fotossíntese. Graças a isso, o aumento da concentração desse gás de efeito-estufa foi contido”, explica o cientista do CREAF Josep Pañuelas.

De acordo com o estudo, o dióxido de carbono é responsável em cerca de 70% pelo enverdecimento da Terra. Mas os cientistas evocam outras razões além desta para explicar o aumento da biomassa: a mudança climática (8%), o nitrogênio atmosférico (9%) e as mudanças no uso do solo (4%).

Graças às plantas, o aumento da concentração de gases de efeito-estufa foi contido

Mas nem tudo que é bom para as plantas o é para o restante do planeta. Os cientistas já alertaram amplamente a respeito dos efeitos da emissão de CO2 na atmosfera. Um deles é a mudança climática, que inclui o aumento da temperatura global, a subida do nível do mar, o degelo e a radicalização das tempestades tropicais. Efeitos que já estamos sofrendo e que, segundo Pañuelas, não recuarão se não deixarmos de usar combustíveis fósseis.

Além disso, o crescimento da biomassa vegetal decorrente do fertilizante carbônico tem um limite. “O efeito do dióxido de carbono vai diminuindo à medida que as plantas se habituam com esse aumento”, afirma o especialista, acrescentando que os vegetais também necessitam de outros recursos para crescer. A fórmula é simples: quanto mais biomassa houver, mais as plantas necessitarão de água e de outros nutrientes – em especial o fósforo –, que são recursos limitados e vitais para o planeta.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_