_
_
_
_
_

Um Uber só para mulheres

Casal inaugura nos EUA o aplicativo SafeHer pensado para evitar o assédio

Imagem do aplicativo de transporte para mulheres.
Imagem do aplicativo de transporte para mulheres.
Mais informações
Você pegaria um táxi compartilhado?
“Não é Táxi x Uber, não é um ou outro, os dois funcionam juntos”
Sem chefe e sem garantia: assim será nosso trabalho no futuro
Internet descobre o que é ser mulher: 5 vídeos sobre assédio e elogio nas ruas

Há dois anos, todas as startups se definiam como “O Uber de...” qualquer ideia louca que passasse pela cabeça. De passear com o cachorro a comida quente, passando por buscar as crianças no colégio. O sucesso da empresa de transporte criou uma onda de serviços sob demanda, definidos também como gratificação imediata, que pouco a pouco foi diminuindo à medida que os investidores de capital de risco deixaram de apostar nesse setor.

O Uber, entretanto, tem alguns pontos a melhorar. Um deles é o assédio contra as mulheres. É nisso que está centrado o SafeHer (Seguro para ela), um serviço muito parecido, mas pensado para o público feminino, especialmente as que tiveram uma experiência desagradável em alguma viagem.

O plano inicial era inaugurá-lo em 19 de abril e oferecer transporte em automóvel somente a mulheres e crianças maiores de 13 anos nos arredores de Boston, onde vivem. Mas o interesse despertado fez com que mudassem a data do lançamento e o levassem às duas costas dos Estados Unidos. Além de aceitar somente determinados tipos de perfis como clientes, possuem algumas diferenças em relação ao Uber. A forma de cobrança será mais parecida a do táxi, levando em consideração mais a distância do que o tempo, e não irão colocar uma tarifa que muda de acordo com a demanda, um dos pontos mais polêmicos do Uber.

A diferença mais notável com o Uber é que as motoristas serão somente mulheres e seu histórico criminal será revisado em busca de antecedentes

Mas a diferença mais notável com o Uber é que as motoristas serão somente mulheres e seu histórico criminal será avaliado em busca de antecedentes.

Chama a atenção o fato de que Michael Pelletz, o cofundador do novo aplicativo (criado junto com a mulher), foi motorista do Uber. “Nossa meta é que em cinco anos esse assunto não seja relevante. Gostaríamos que com nosso exemplo essa tendência fosse seguida para reforçar a segurança, algo que hoje não acontece”, frisa Pelletz. Desde seu nascimento, o Uber conta com diversas e violentas histórias que atentam contra a privacidade, não só com os motoristas, mas também com parte de sua diretoria, que chegou a considerar uma boa ideia espionar jornalistas.

A ideia surgiu a partir de uma experiência ruim de Pelletz. Uma noite, quando realizava a última viagem do dia, voltando para casa, um jovem o ameaçou e pediu que o levasse à casa de sua avó. Iniciaram uma discussão e terminaram na delegacia. “E se fosse uma mulher?”, se pergunta. Por último, se apresentam como uma organização sem fins lucrativos. Os lucros que obtiverem serão enviados às causas escolhidas pelos clientes.

É preciso um Uber só para mulheres?

R. J. C.

Infelizmente, sim. Nem todas as experiências no Uber são fluidas e positivas. Algumas vezes podem ocorrer situações de solução complicada e que acabam por incomodar. Além de motoristas que pedem para que você sente no banco dianteiro e fazem perguntas muito pessoais, restam alguns espaços que beiram o assédio.

Um exemplo pode ser uma viagem no UberPool, o sistema que é 30% mais barato em troca da divisão de parte do caminho com alguém que faz uma viagem semelhante. O sistema se encarrega de juntar o motorista com os diversos passageiros. No papel é positivo para todos: menos carros em circulação, levam mais passageiros e, apesar do desconto, fica mais rentável para o condutor. A realidade foi muito diferente no primeiro teste realizado do aeroporto de San Francisco à cidade. A pessoa do banco ao lado começou a me fazer perguntas pessoais. Depois, propôs um café e pediu meu telefone. Por último, disse ao motorista que, por favor, me deixasse antes em meu destino. Antes de começar a suar frio, já que não é agradável que um completo desconhecido saiba onde você vive, o motorista alegou que devia realizar o caminho marcado pelo aplicativo e que ele deveria descer primeiro. O que se pode fazer em uma situação como essa? Sair do carro em movimento? O aplicativo não possui um botão de alerta discreto para comunicação com o motorista e com a central de modo que se possa evitá-la. Também não seria ruim a possibilidade de avaliar o outro passageiro, como fazem mutuamente motorista e passageiro ao término do serviço, para que seja possível saber se alguém não possui o perfil adequado para dividir uma viagem, não tem educação e é incômodo.

As duas sugestões de melhora, assim como a incômoda situação são do conhecimento do Uber, mas a empresa nunca respondeu.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_