_
_
_
_
_

Apple recupera uma tonelada de ouro de iPhones e iPads reciclados em 2015

Reutilização dos circuitos de equipamentos representou ganho de 40 milhões de dólares para a companhia

Apple aproveita os componentes de computadores, iPads e iPhones.
Beatriz Guillén
Mais informações
O iPhone SE, um modelo para recém-chegados
FBI consegue entrar no iPhone de terrorista sem a ajuda da Apple
Apple apresenta o iPhone SE, seu celular mais barato

Na última apresentação de abril, quando lançou o novo iPhone SE, a Apple dedicou um espaço principal ao investimento que está realizando em reciclagem. A empresa mostrou pela primeira vez ao mundo o Liam, um robô projetado para desmontar mais de um milhão de celulares por ano a uma velocidade de 62 segundos por aparelho. Antes se levava manualmente sete minutos, mas Liam conta com uma vantagem em relação a um trabalhador normal: tem 29 braços independentes.

O desenvolvimento desse equipamento é apenas um dos exemplos da importância que os executivos de Cupertino dão à reciclagem e ao meio ambiente. Esse esforço, que se vê no relatório de responsabilidade ambiental de 2016, tem dado frutos: foi recuperada uma tonelada de ouro de iPhones, iPads, iPods e computadores reciclados em 2015. Essa quantidade representa cerca de 40 milhões de dólares (142,7 milhões de reais).

O número é ligeiramente superior ao de 2014 (900 quilos) e se espera que bastante inferior ao que a empresa conseguirá este ano com Liam. A Apple lançou seu programa de reciclagem de celulares há dois anos na Espanha e, em 2013, em países como Estados Unidos e Reino Unido. A partir daquele momento, determinadas lojas da Apple passaram a recolher dispositivos velhos para aproveitar as peças. Em alguns casos, os aparelhos são entregues em troca de um desconto ou um cartão de presente.

Quantidades dos materiais que a Apple reciclou em 2015, com o peso em libras.
Quantidades dos materiais que a Apple reciclou em 2015, com o peso em libras.Apple

Em um telefone há cerca de 30 miligramas de ouro, segundo o grupo ativista Fairphone, dos quais entre seis e nove se encontram nas placas dos circuitos. Nos computadores, iPads e aparelhos com placas de tamanho maior a quantidade de ouro é ainda superior.

Esse metal precioso é só um dos elementos que a Apple tem recuperado. Além da tonelada de ouro, a empresa de Cupertino resgatou três toneladas de prata e duas de estanho, entre outros materiais. Além disso, em 2015 foram recolhidas mais de 40.000 toneladas de rejeitos eletrônicos através de seus programas de reciclagem, principalmente o Apple Renew. "Isso representa 71% do peso total dos produtos que vendemos nos últimos sete anos", segundo o relatório. Ou seja, sete de cada 10 produtos vendidos pela Apple acabam voltando, em forma de reciclagem, para a companhia.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_