_
_
_
_
_

Site do EL PAÍS estreia versão que se adapta a qualquer dispositivo

Mudança melhora a experiência do usuário e facilita o acesso a partir de buscadores e redes sociais

As capas das quatro edições do site do EL PAÍS e das seções acabam de mudar para um modelo adaptativo (“responsivo” ou responsive, segundo a terminologia do setor), isto é, que adapta a página automaticamente ao dispositivo em que se consulta, seja um computador, um telefone celular ou um tablet. A mudança começou nas edições Espanha e Catalunha e, em seguida, ocorreu nas edições América e Brasil.

Mais informações
Cebrián: “O jornalismo tem futuro, mas é preciso reinventá-lo”
“A estreia do EL PAÍS Brasil reforça compromisso com Ibero-América”
Uma festa do jornalismo global
Carta aberta do diretor do EL PAÍS à Redação do jornal

Adotado há alguns meses nas notícias do EL PAÍS, esse modelo agora se estende às principais páginas do site, acompanhando a tendência de muitos dos principais meios de comunicação em todo o mundo.

A nova versão tem várias vantagens. Por um lado, oferece ao leitor a melhor experiência independentemente do suporte utilizado. Por outro, permite que os internautas que navegam por buscadores e redes sociais encontrem as informações com maior facilidade. De fato, o Google recomenda a adoção desse modelo. Também garante a coesão e coerência do EL PAÍS em qualquer dispositivo e se adapta aos diferentes ritmos e formas de consumir informação ao longo do dia por parte de um mesmo usuário.

Além dessas melhorias, a versão adaptativa traz mudanças à forma de ordenar e hierarquizar a informação. A estrutura tradicional da capa (página principal), com três colunas verticais em sua versão clássica, é substituída por uma capa em blocos. Os superiores incluirão as principais manchetes do dia, os outros agrupam matérias de interesse em áreas temáticas, como opinião, internacional ou entretenimento.

Até agora o site do EL PAÍS podia ser consultado na versão clássica (concebida para PC) e em telefones e tablets na versão móvel. Mas a multiplicidade de dispositivos, com telas de tamanhos diferentes, tornava aconselhável adotar um design único e adaptável.

A mudança drástica na maneira como o público consome nossas notícias foi decisiva para a escolha desse modelo. Há quatro anos, a percentagem de leitores que acessava o site do EL PAÍS por meio de dispositivos móveis era de apenas 15%, hoje essa cifra é quatro vezes maior. Já são mais de 60% e tudo indica que continuará aumentado exponencialmente nos próximos anos.

O EL PAÍS é o jornal digital líder na Espanha e no mundo de língua espanhola, conforme certifica de forma ininterrupta há 18 meses a comScore, medidor oficial do mercado.

O jornal mantém correspondentes em quatro continentes, com jornalistas em Pequim, Dubai, Jerusalém, Rabat, Lisboa, Paris, Bruxelas, Roma, Berlim, Londres, Moscou, Nova York, Washington, Miami, Los Angeles, San Francisco, Cidade do México, Bogotá, Buenos Aires e São Paulo. Além disso, publica uma edição em português do Brasil, país em que se posicionou como veículo de referência.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_