_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Primárias de verdade

As derrotas de Trump e Clinton em Wisconsin destacam o processo de indicação de candidatos à Casa Branca

Simpatizantes de Cruz comemoram vitória de seu candidato.
Simpatizantes de Cruz comemoram vitória de seu candidato.D. Acker (Bloomberg)
Mais informações
Primárias em Wisconsin deixam indicação republicana em aberto
Ted Cruz e Bernie Sanders saem vitoriosos das primárias de Wisconsin
A semana mais difícil para Donald Trump

Nesta fase do processo, as primárias presidenciais dos EUA estão longe do mecanismo mais ou menos previsível que ocorreu em várias ocasiões no passado recente. Os resultados de terça-feira em Wisconsin confirmaram esta ruptura de moldes com a derrota dos dois candidatos que, até agora, caminham com mais firmeza à indicação de seus respectivos partidos: Donald Trump no lado republicano e Hillary Clinton, no democrata.

Em Wisconsin, Trump foi claramente superado pelo senador Ted Cruz, visto – apesar de seu extremismo – por alguns membros do establishment republicano como um fator básico para impedir a candidatura do polêmico bilionário, que não renunciou a seu discurso xenófobo, misógino e rude. Na campanha de Wisconsin, Trump, cuja popularidade está começando a mostrar certo desgaste, não decepcionou: insultou a esposa de seu adversário e minimizou a importância de um incidente entre seu chefe de imprensa e uma jornalista no qual houve hematomas envolvidos. Por sua parte, Cruz evitou – e desta vez foi especialmente difícil – entrar no jogo sujo e se concentrou na política. Será preciso esperar, mas é possível que sua vitória possa ser um ponto de virada que levará a uma Convenção republicana aberta – na qual nenhum candidato chega com delegados suficientes para impor sua candidatura – na qual podem existir outras opções em jogo.

No campo oposto, o socialista Bernie Sanders voltou a derrotar Hillary Clinton. E, embora seu avanço em número de delegados tenha sido pequeno e a ex-secretária de Estado continue na liderança, nesta altura das primárias está claro que os democratas devem refletir sobre o profundo descontentamento da classe média com a política tradicional. A macroeconomia é de pouca utilidade se não há melhorias para aqueles que foram atingidos pela crise. Um aviso que Sanders aproveita.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_