Dilma: “Testemunhem que não tenho cara de quem vai renunciar”

Presidenta defende o ex-presidente Lula e diz que seria uma "honra" que ele fizesse parte de seu Governo

Dilma Rousseff, em coletiva de imprensa nesta sexta.
Dilma Rousseff, em coletiva de imprensa nesta sexta.EVARISTO SA (AFP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo, nesta quinta-feira, de um pedido de prisão preventiva feito pelo Ministério Público Estadual de São Paulo. Nesta sexta-feira, em entrevista coletiva concedida em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff negou que tenha intenção de renunciar ao cargo, voltou a se defender das acusações de corrupção e saiu em defesa do ex-presidente. "O pedido de prisão do presidente Lula passou de todos os limites. Não existe base nenhuma para isso", disse, sobre o pedido do MP-SP. Lula é acusado de ter ocultado ser dono de um triplex no Guarujá, o que ele nega. Paralelamente, o ex-mandatário também é investigado na Operação Lava Jato, pela qual foi obrigado a depor na sexta (4). Acompanhe ao vivo todas as notícias e últimas informações.

Talita Bedinelli
"Parece que há um concurso para ver quem consegue prender o presidente Lula", afirma Raimundo Bonfim, da Central dos Movimentos Populares na coletiva da Frente Brasil Popular, que reúne movimentos ligados ao PT. "Aceitar o pedido de prisão é colocar fogo no país. Quem apagará?"
Talita Bedinelli
Talita Bedinelli
Os movimentos também criticaram a acusação de que são uma "rede violenta" de Lula, feita pelos promotores que pediram a prisão do ex-presidente. "É uma clara tentativa de criminalizar os movimentos sociais", disse Flavia Oliveira, da União Estadual dos Estadudantes de SP.
Talita Bedinelli
Talita Bedinelli
Segundo os movimentos da Frente Brasil Popular, as entidades pró-Lula não estarão presentes na avenida Paulista neste domingo, quando acontece o ato que pede o impeachment de Dilma Rousseff. Para eles, a manifestação de domingo tem uma "pauta golpista"
Talita Bedinelli
Talita Bedinelli
A Frente Brasil Popular, formada por movimentos sociais ligados ao PT, faz agora uma coletiva de imprensa para explicar os atos que realizarão no próximo dia 18, em diversas capitais do país. O ex-presidente Lula estará presente no ato de São Paulo, na avenida Paulista.
Talita Bedinelli
EL PAÍS BRASIL
A decisão final do STF sobre o rito do impeachment está marcada para a próxima quarta-feira. Segundo o presidente da Câmara, 45 dias são um prazo razoável para a tramitação do impeachment na comissão especial encarregada de analisá-lo.
EL PAÍS BRASIL
EL PAÍS BRASIL
Na entrevista coletiva concedida hoje, Eduardo Cunha disse que vai dar prosseguimento à abertura do impeachment da presidenta Dilma assim que o STF decidir sobre os recursos da Câmara contra o rito de tramitação do processo definido pelo próprio Supremo.
EL PAÍS BRASIL
EL PAÍS BRASIL
Segundo Cunha, o pedido de prisão preventiva do Ministério Público de São Paulo não deverá acirrar o clima das manifestações pelo impeachment marcadas para o próximo domingo. “O que vai acontecer já está predeterminado”, registra a Agência Câmara.
EL PAÍS BRASIL
EL PAÍS BRASIL
Réu no STF por conta da Operação Lava Jato, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), disse nesta sexta-feira que o pedido de prisão do ex-presidente Lula "pareceu um pouco exagerado", mas destacou que não leu a denúncia nem tem "conhecimento técnico" sobre ela.
EL PAÍS BRASIL
EL PAÍS BRASIL
EL PAÍS BRASIL
Marina Rossi
"Eu não tenho cara de quem vai renunciar", disse, finalizando a entrevista coletiva em Brasília agora.
Marina Rossi
Marina Rossi
Sobre as manifestações deste domingo, Dilma faz "um apelo para que não haja confronto. A manifestação é um momento importante para o país", disse.
Marina Rossi
Marina Rossi
"O pedido de prisão do presidente Lula passou de todos os limites. Não existe base nenhuma para isso", disse, sobre o pedido do Ministério Público de São Paulo.
Marina Rossi
Marina Rossi
"Eu não tenho a menor propensão para isso. Isso pra mim soa como uma ofensa", disse, após ser perguntada se renunciaria. Dilma está em uma entrevista coletiva em Brasília neste momento.
Marina Rossi
Marina Rossi
Sobre a possível ida de Lula para algum ministério, ela diz que não vai discutir isso ali, mas que "seria um grande orgulho" tê-lo em algum ministério.
Marina Rossi
Marina Rossi
"Não estou resignada com essa situação e não passa pela minha cabeça renunciar", diz.
Marina Rossi
Marina Rossi
Dilma Rousseff fala neste momento em Brasília. Ela diz que não vai renunciar. "Essa história de resignação não é comigo".
Marina Rossi
EL PAÍS BRASIL
Em sua página no Facebook, Luiz Carlos Bresser-Pereira disse que o Brasil está vivendo uma crise judicial.
EL PAÍS BRASIL
EL PAÍS BRASIL
Pedido de prisão de Lula para “garantir a ordem” acirra ânimos na crise. Leia a reportagem: http://cort.as/cypO
EL PAÍS BRASIL
EL PAÍS BRASIL
Pelo Twitter, a Unasul, uma organização que Lula ajudou a fundar e na qual tem influência, pediu "respeito" ao ex-presidente
EL PAÍS BRASIL
EL PAÍS BRASIL
Presidentes próximos de Lula, como Nicolas Maduro, da Venezuela, se manifestaram sobre o assunto
EL PAÍS BRASIL

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: