_
_
_
_
_

Como estão os latino-americanos para o clássico de Madri?

O Real Madrid dispõe de cinco atletas americanos, enquanto Simeone conta com sete para o Atlético

Juan I. Irigoyen
Marcelo está fora do clássico.
Marcelo está fora do clássico.FILIPPO MONTEFORTE (AFP)

Em 1902, quando 11 rapazes vestidos de branco entraram pela primeira vez em campo sob o nome de Madrid Football Club, linhagem do atual Real Madrid, havia um latino-americano entre eles: o guatemalteco Federico Revuelto. Foi o primeiro, mas não o último. Em quase 114 anos de história do clube, que conquistou o mundo com o argentino Alfredo Di Stefano, 80 jogadores com passaportes americanos vestiram a camiseta branca. Entre eles, cinco atletas que hoje treinam sob as ordens de Zinedine Zidane em Valdebebas: Keylor Navas (Costa Rica), James Rodríguez (Colômbia), Marcelo (Brasil), Danilo (Brasil) e Casemiro (Brasil). Pela casa do vizinho, o Atlético de Madrid, passaram 110 jogadores latino-americanos. Hoje há sete: Ángel Correa (Argentina), Kranevitter (Argentina), Augusto (Argentina), Vietto (Argentina), Godín (Uruguai), Giménez (Uruguai) e Filipe Luís (Brasil). No comando do Atlético estará este sábado em Chamartín o portenho Diego Pablo Simeone. Como estão os latino-americanos para o dérbi?

O sorriso de Zidane. Marcelo (Rio de Janeiro, 27 anos) contagia o Real Madrid com sua alegria. Sempre firme pela esquerda, o lateral brasileiro é o jogador mais profundo da equipe de Zidane. Desde que o técnico francês assumiu o comando, Marcelo anda mais livre. É um dos melhores sócios de Cristiano Ronaldo, com arrancadas que recordam as do mítico Roberto Carlos. Disputou 21 partidas nesta temporada do Campeonato Espanhol e marcou dois gols. Em entrevista coletiva nesta sexta, Zidane informou que Marcelo foi diagnosticado com uma lesão muscular e está fora do clássico.

Godín, contra o PSV.
Godín, contra o PSV.Peter Dejong (AP)

O kaiser uruguaio. Diego Godín (Rosario, Uruguai, 30 anos) é provavelmente o jogador do Atlético de Madrid que melhor representa a frase “é preciso jogar com a faca entre os dentes”, célebre graças ao técnico Simeone. O zagueiro uruguaio é o exagero da intensidade apregoada pelo treinador argentino e a garantia para uma das armas preferidas do Atlético: a estratégia. Nesta temporada, disputou 24 partidas no Espanhol, marcou um gol, recebeu cinco cartões amarelos e um vermelho.

Keylor Navas.
Keylor Navas.FILIPPO MONTEFORTE (AFP)

O lugar de Keylor. Depois de bater o recorde de Casillas sem sofrer gols no time e com a contratação de De Gea na garganta (o Real Madrid e o Manchester United fizeram um papelão por não poderem preencher a papelada a tempo de concluir a transferência), Keylor Navas (Pérez Zeledón, Costa Rica, 29 anos) se apossou do gol do Bernabéu. Com Ancelotti, manteve-se à sombra de Iker. Mas nesta temporada Benítez lhe deu a chance de ser titular no lugar de Kiko Casilla. Zidane não mudou de planos e o manteve defendendo a meta do time merengue. Nesta temporada, Keylor jogou 23 partidas com 20 gols sofridos (74% de efetividade nas defesas)

Vietto em ação.
Vietto em ação.Peter Dejong (AP)

O garoto do ‘Cholo’. Luciano Vietto (Córdoba, Argentina, 22 anos) estreou na equipe titular do Racing Club de Avellaneda graças a Diego “El Cholo” Simeone em 26 de outubro de 2011. De Avellaneda a Manzanares, o treinador e o atacante se reencontraram neste verão. Vietto surpreendeu na temporada passada no Villarreal, em sua estreia no Espanhol, marcando 12 gols em 1.882 minutos disputados (um gol a cada 157 minutos). Nesta temporada, piorou a pontaria no Atlético: marcou um gol em 617 minutos (8,3% de acerto em chutes a gol). Mas o grupo de Manzanares confia em sua qualidade, e ele conta com a paciência de Simeone. El Cholo o conhece.

James Rodríguez.
James Rodríguez.FILIPPO MONTEFORTE (AFP)

James quer ser James. “Todos vocês já viram como James está: precisa ainda de muito tempo e trabalho para recuperar o nível de jogo”, disse em novembro o então treinador do Real Madrid, Rafa Benítez. Com Ancelotti no comando, o colombiano marcou 13 gols em 29 jogos (todos como titular). Mas esta temporada começou mal para o camisa 10 merengue. Sua sintonia com Benítez não era boa e custou seu lugar: com o técnico madrilenho, substituído em 4 de janeiro, disputou nove partidas (sete desde o início). “Zidane foi meu ídolo”, afirmou James. Mas o colombiano ainda não conquistou Zizou totalmente. Com o francês no comando, entrou em campo em sete ocasiões (quatro desde o minuto zero). E com a Copa América à vista, James quer se reencontrar com seu melhor futebol, com o qual deslumbrou na Copa de 2014 no Brasil.

Kravenitter disputa a bola com Adrián.
Kravenitter disputa a bola com Adrián.JuanJo Martin (EFE)

O herdeiro do camisa 14. “O Atlético acertou com Kranevitter”, afirmou o camisa 14 do Barcelona e da seleção argentina, Javier Mascherano, quando o ex-volante do River foi transferido para o Atlético no verão passado. Matías Kranevitter (Tucumán, Argentina, 22 anos) chegou ao time espanhol após perder a final do mundial de clubes ante o Barça com a camiseta do River e, aos poucos, desponta no estádio Vicente Calderón. Até agora disputou dois jogos (nenhum como titular), mas é uma aposta da equipe para o futuro. “Relaciono Matías com o primeiro Mascherano e com Almeyda”, disse Simeone, outro que jogou com a 14.

O conjunto de Simeone também é formado por: Angel Correa (Rosario, 20 anos), que disputou 16 partidas e marcou dois gols no Espanhol; Augusto Fernández (Buenos Aires, 29 anos), quetambém chegou no mercado de inverno boreal e participou de dois duelos; José María Giménez (Canelones, 21 anos), que disputou 16 jogos; e Filipe Luís (Jaraguá do Sul, Santa Catarina, 30 anos), que em seu retorno nesta temporada no Calderón esteve em 17 jogos e marcou um gol. Já Real Madrid também conta com: Danilo (Bicas, Minas Gerais, Brasil, 24 anos), que atuou em 15 partidas com dois gols; e Casemiro (São José dos Campos, São Paulo, Brasil, 24 anos), que jogou em 13 encontros, sete como titular.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_