_
_
_
_
_

Twitter muda a ordem cronológica das mensagens

Tela da rede social vai mostrar conteúdos mais relevantes na parte superior

Twitter vai mudar a ordem da 'timeline'.
Twitter vai mudar a ordem da 'timeline'.Chris Goodney (Bloomberg)
Mais informações
Twitter cancela 125.000 contas relacionadas com o Estado Islâmico
Twitter estuda passar de 140 para 10.000 caracteres
Aos 95 anos, Twitter contra a solidão
Um tuíte, um voto?

Um dos diferenciais do Twitter, desde sua criação, era a ordem cronológica pura. Na timeline da rede social, as mensagens sempre apareceram por ordem de chegada; as novas, na parte superior. Tudo muda a partir de agora.

Mike Jahr, chefe de engenharia do Twitter, ficou encarregado de explicar o motivo: "Você segue centenas, talvez milhares de pessoas, e quando abre o Twitter tem a sensação de que perdeu o mais importante. A partir de agora, pode escolher uma opção para lhe ajudar a se manter atualizado em relação às mensagens das pessoas que lhe interessam".

Depois disso, ao entrar no aplicativo, seja através do navegador, celulares ou tablets da Apple ou Android, no topo da tela principal aparecerão as mensagens mais relevantes para cada perfil. Ou seja, não será igual para todos, mesmo que sigam as mesmas pessoas. Serão mensagens recentes e na ordem cronológica inversa, de modo que ajudem o usuário a acompanhar o que aconteceu quando olhou o conteúdo pela última vez. O resto aparecerá abaixo, na ordem habitual.

Para fazer essa mudança, o Twitter utilizou a análise de dados para que o novo algoritmo se adapte a cada usuário. Após os primeiros instantes de consulta, basta atualizar o aplicativo para que a tela desapareça e retorne ao modelo anterior.

Para começar a usar a nova tela, é preciso ir em “configuração” e escolher “mostre-me os melhores tuítes primeiro” dentro das opções

Durante o fim de semana, o site Buzzfeed revelou que o Twitter estava preparando a mudança. A notícia causou um alvoroço. No entanto, o próprio Jack Dorsey, fundador e diretor-presidente do Twitter, apagou o fogo, dizendo que não tinha planos de fazer a alteração. O RIPTwitter [RIP, sigla em inglês de “descanse em paz”] se tornou trending topic na plataforma. A maioria das críticas apontava que a medida tornaria o Twitter mais parecido ao Facebook. Há também usuários que acreditam que a rede deixaria de ser igualitária, e priorizaria aqueles com mais seguidores ou poder de influência. A nuance acrescentada pelo Twitter é que, apesar das mudanças na forma como as mensagens são apresentadas, isso será opcional.

Para começar a usar a nova tela, é preciso ir em “configuração” e escolher "mostrar os melhores tuítes primeiro" dentro das opções da timeline. "Já percebemos que aqueles que testaram, já retuítaram e tuítam mais, o que parece muito positivo", diz o executivo. O Twitter destaca que vai prestar atenção especial na recepção da novidade para fazer modificações.

A empresa apresenta resultados financeiros trimestrais nesta quarta-feira, após o encerramento dos negócios em Wall Street. Desde a semana passada, o Twitter tem feito um esforço para aumentar o valor do aplicativo: por um lado, com o anúncio do fechamento de mais de 125.000 contas relacionadas com Estado Islâmico; por outro, com o lançamento, na terça-feira, de um novo formato de anúncio em vídeo que ocupa a parte central da tela do celular.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_