_
_
_
_
_

O quebra-cabeças que assombra Lula na investigação da Lava Jato

Imóveis de terceiros estão no centro das investigações contra o ex-presidente

Nas últimas semanas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se viu enredado em duas das maiores operações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal: a Zelotes e a Lava Jato. No centro das suspeitas contra o petista, um apartamento tríplex de luxo na praia de Enseada, no Guarujá, litoral a uma hora da capital paulistana, que Lula cogitou comprar, e um sítio em Atibaia, no interior paulista, frequentado por ele e sua família. Apesar de nenhum dos imóveis ser de sua titularidade – o apartamento a beira-mar no condomínio Solaris é da OAS, envolvida na Lava Jato, e a chácara pertence a dois sócios do filho do ex-presidente –, reformas foram feitas nos dois locais por empreiteiras investigadas por envolvimento no escândalo de corrupção da Petrobras, a OAS e a Odebrecht. A força-tarefa investiga se o dinheiro gasto nas obras não foi uma compensação por contratos obtidos com o Governo. O ex-presidente e sua mulher, Marisa Letícia, foram intimados a depor no próximo dia 17 como investigados em inquérito do Ministério Público Estadual de São Paulo.

O condomínio Solaris, em Guarujá.
O condomínio Solaris, em Guarujá.Divulgação

Por que a Odebrecht e a OAS pagaram reformas no sítio frequentado por Lula e no tríplex que seria da sua propriedade?

Esta questão é o cerne das investigações da força-tarefa da Lava Jato. Gilberto Carvalho, chefe de gabinete de Lula durante os oito anos de Governo do petista (2003-2010), disse em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo considerar a "coisa mais normal do mundo" se a empreiteira Odebrecht tiver financiado a reforma de um sítio usado pelo ex-presidente. A questão é entender se neste caso tratou-se de um simples favor das empreiteiras – algo que pode não ser ilegal, mas foge do que se espera de uma pessoa pública –, ou se as reformas foram uma contrapartida por contratos firmados com o Governo durante seu mandato, o que configuraria crime. É preciso fazer a ressalva de que no caso do apartamento no Guarujá, para todas as finalidade legais, a OAS reformou um imóvel de sua própria titularidade, o que é lícito.

No final de janeiro a Polícia Federal deflagrou a 22ª fase da Lava Jato para levantar a relação da OAS com o apartamento da sua propriedade no condomínio do Guarujá. Os integrantes da força-tarefa fizeram questão de afirmar que “todo o empreendimento está sob investigação”, não apenas alguma unidade específica. "Temos indicativos do uso desses apartamentos para lavagem de dinheiro”, afirmou o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima.

O caso do sítio envolve também um outro personagem ligado a Lula, seu filho Fábio Luis. Isso porque o imóvel está registrado em nome de Jonas Suassuna, empresário dono do Grupo Gol, e Fernando Bittar, sócios de Luis em alguns empreendimentos. Além disso, Bittar é filho de Jacó Bittar, ex-prefeito de Campinas e amigo de longa data do ex-presidente. Até o momento, nenhuma das empreiteiras se manifestou sobre o assunto – as duas estão com diretores atrás das grades por envolvimento no escândalo de corrupção da Petrobras. Em nota, o Instituto Lula afirmou que "o ex-presidente Lula frequenta, em dias de descanso, um sítio de propriedade de amigos da família na cidade de Atibaia".

Mais informações
Sob críticas, Lava Jato faz de Lula protagonista de nova fase da operação
“Não há nada de ruim na Lava Jato. Teremos mais concorrência”
Crescem suspeitas contra Lula e PT reforça a blindagem de seu ídolo

A compra do sítio foi formalizada dias antes da eleição da presidenta Dilma, em outubro de 2010, com suporte do escritório do advogado Roberto Teixeira, compadre do ex-presidente.

Lula e Marisa foram privilegiados nos negócios com a OAS no edifício Solaris?

Lula e sua mulher, Marisa Letícia, adquiririam em 2005 uma cota de investimento no prédio Solaris, no Guarujá. Como a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop), empresa responsável pela obra, estava em dificuldades financeiras, o empreendimento foi adquirido em 2009 pela OAS, que deu um prazo para que os investidores optassem por adquirir o imóvel ou vender a cota. Representantes da Associação de Vítimas da Bancoop afirmaram que o ex-presidente e sua mulher tiveram condições privilegiadas em relação aos demais cotistas, já que teriam tido mais tempo para optar pela compra ou desistência do imóvel. Segundo o Instituto Lula, Marisa, a titular da cota, “perdeu a assembleia e o prazo [para optar com relação à compra do apartamento] em 2009. Perdeu assim a unidade que estava reservada para eles, a 141. Mas seguiu com o valor investido no empreendimento, declarado no imposto de renda”.

Por que Lula visitou o tríplex no Guarujá na companhia do diretor da OAS, que teria financiado a reforma do imóvel?

Mesmo após ter desistido do imóvel no Guarujá em 2009, o ex-presidente visitou em 2014 o tríplex 164 A do edifício Solaris na companhia do empreiteiro Léo Pinheiro, então diretor da OAS – hoje condenado pela Lava Jato. Segundo informações preliminares, a empresa gastou mais de 700.000 reais na reforma, que incluiu a instalação de um elevador privativo no apartamento. De acordo com o Instituto Lula, “o valor da cota [adquirida em 2005] foi mantido aguardando a conclusão do edifício. Quando ele foi concluído, visitaram uma unidade, a 164 A, para avaliar a compra”. No final de 2014 o ex-presidente e sua mulher desistiram de adquirir o tríplex: "mesmo tendo sido realizadas reformas e modificações no imóvel (que naturalmente seriam incorporadas ao valor final da compra), as notícias infundadas, boatos e ilações romperam a privacidade necessária ao uso familiar do apartamento".

Qual a relação entre o tríplex 164 A e a unidade 141 do edifício?

A unidade designada para Marisa no edifício era a 141, um apartamento de um pavimento e cerca de 85 metros quadrados de área útil. Já o triplex visitado por Lula é um dos apartamentos mais luxuosos do edifício Solaris. Em nota, o Instituto Lula diz que “a unidade 164 A não era a unidade à qual a cota de compra de Dona Marisa estava pré-vinculada. Essa era a 141”. Ainda de acordo com a assessoria, “a cota que restou não tem relação específica com nenhuma unidade”.

Por que a OAS pagou móveis e eletrodomésticos para o tríplex no Solaris e para o sítio usado pelo ex-presidente?

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, a empreiteira OAS comprou móveis planejados de grife e eletrodomésticos para o sítio de Atibaia frequentado por Lula e sua família e para o tríplex no qual o ex-presidente estaria interessado. Questionado, o Instituto Lula afirmou que “nenhuma das empresas se pronunciou sobre esse assunto”, e que não é possível atestar que “essas informações estão corretas”.

 

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_