_
_
_
_
_

Os ‘caça-mosquito’ brasileiros lutam contra o tempo de casa em casa

Agentes buscam focos do mosquito que transmite zika em rotina que inclui até escolta de traficantes

Mirley e o soldado do Exército, Jacinto, em São Paulo.
Mirley e o soldado do Exército, Jacinto, em São Paulo.Andre Penner (AP)

Em um dia comum de trabalho, Mirley Moura bate na porta de até 150 casas da zona oeste de São Paulo. Quando alguém atende, ela repassa o roteiro. Explica ao morador que é funcionária da Prefeitura. Diz que está em uma ação de combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chicungunya e zika, o mais recente vírus a se espalhar pela América. E, depois, entra no imóvel para buscar uma larvinha menor que um grão de arroz. Ela pode estar em qualquer lugar. Num ralo que não funciona bem, num balde onde a família guarda a água do cachorro, no miolo das folhas duras de uma espada-de-São-Jorge. Basta só um pouquinho de água limpa acumulada e a larva conseguirá sua curta existência como mosquito. Por 45 dias, sairá picando todos que encontrar pelo caminho.

Mirley tem que evitar isso. E rápido. Em fevereiro as chuvas começam a aumentar e a mistura de água e calor dará ao mosquito mais condições para se proliferar. É quando o pico da epidemia de dengue geralmente se aproxima. E, desta vez, a doença que já circula há décadas no Brasil pode vir acompanhada de surtos de zika, o vírus que, segundo especialistas, causa a microcefalia, uma malformação fetal que desde outubro do ano passado pode ter atingido 3.448 bebês.

Mais informações
SP desrespeita regra e não reporta o nascimento de quase 200 bebês com microcefalia
OMS diz que zika vírus atingirá até quatro milhões de pessoas nas Américas
Governo cita queda no ritmo de notificação de casos de microcefalia

No jardim de uma fábrica, ela se aproxima de uma bromélia. Saca com uma pipeta um pouco da água acumulada dentre as pétalas e acha, finalmente, uma larvinha. “Olha aqui, ó”, mostra, vitoriosa. “Uma bem pequenininha”. A auxiliar de serviços gerais, Claudia Ferreira, ri. “Pois eu não disse que aqui tem foco? Sempre que estou limpando fico toda picada”, conta. No ano passado, Claudia teve dengue, assim como outro funcionário da empresa. “Acho melhor vocês tirarem essa planta”, aconselha Mirley. “Se tiver um facão, arranca logo!”, brinca.

A agente trabalha junto a uma tropa de 2.500 pessoas da Prefeitura, todos com a mesma obrigação de ter um olhar atento para caçar o futuro mosquito. Mas o trabalho, no último ano, deu pouco resultado. O Aedes conseguiu se espalhar e provocou uma epidemia recorde de casos de dengue. Com o alarme provocado pelo zika, o grupo ganhou a ajuda de um Exército de verdade. Homens das Forças Armadas agora acompanham esses agentes pelas ruas. Jacinto, um soldado de 20 anos, é o novo companheiro de Mirley. Ele fala pouco, mas está ali para tentar evitar que os moradores recusem a entrada dos funcionários da Prefeitura em suas casas.

“Muitos desconfiam, não deixam que a gente entre por medo”, conta Mirley. No ano passado, ladrões roubaram os coletes azuis de alguns agentes para anunciar uma falsa ação contra o Aedes e assaltar as famílias, conta ela. A Secretaria da Saúde não confirmou essa informação. “Isso circulou entre as pessoas e criou uma resistência. Tem gente que acha que estamos mentindo e quando vê o Exército ganha confiança.” Naquela tarde, a presença do soldado funcionou em quase todos os casos. Menos em um. Em meio a um sorriso desconfortável, um morador afirmou que já tinha checado toda a casa ele mesmo. A única coisa que Mirley pode fazer foi anotar na prancheta a recusa. Uma nova tentativa terá de ser feita depois.

Larvas do 'Aedes aegypti' vistas em laboratório.
Larvas do 'Aedes aegypti' vistas em laboratório.JOSUE DECAVELE (REUTERS)

O trabalho de combate ao mosquito é difícil porque precisa ser feito em cada uma das casas. Sem exceção. Quem faz tudo certinho pode ser picado pelo mosquito criado pelo vizinho descuidado. Foi o que aconteceu com a professora Luana Honorato, de 31 anos. Na metade do ano passado, ela e a mãe tiveram dengue. O dono da casa ao lado deixou plantas abandonadas no imóvel quando mudou. “Tive muita dor, muitas marcas vermelhas no corpo que coçavam muito”, conta. “Pensava em engravidar outra vez, mas agora fico com medo. Uma grávida já tem tanta coisa com que se preocupar e agora esse zika?”.

Benção do tráfico

Se o zika trouxe algo de positivo ao Brasil foi justamente o reforço nas ações contra o Aedes aegypti. O mosquito já transmite há décadas, livremente, a dengue, uma doença que em alguns casos evolui para uma hemorragia fatal.

O país, entretanto, ainda precisa achar uma forma de resolver um problema comum, que atrapalha o trabalho dos agentes cotidianamente: a dificuldade de entrar em áreas dominadas pelo tráfico de drogas, que são grandes bolsões de pobreza onde o mosquito encontra mais facilidade para se proliferar. Em muitos desses locais, não há água encanada, e ela tem que ser acumulada em baldes; as casas também são muito próximas e abrigam famílias numerosas, o que facilita que a doença chegue a mais gente. Por lei, os homens do Exército não podem reagir caso sofram um ataque em área civil, por isso não serão empregados na segurança dos agentes nas favelas.

E no dia a dia desses trabalhadores, ter de negociar com traficantes a entrada nesses locais não é algo incomum. Mirley, certa vez, teve que fazer a ação escoltada por homens do tráfico armados. Eles queriam ter certeza de que não se tratava de uma ação policial disfarçada. Sua equipe nunca mais voltou.

'Dia D' contra o zika

Além dos cerca de 2.000 homens das Forças Armadas que já estão atuando contra o Aedes aegypti nas cidades brasileiras, o Ministério da Defesa afirmou nesta semana que empregará 60% de seus homens para lutar contra o transmissor do zika em uma espécie de 'Dia D'.

Todos os homens do Exército, Aeronáutica e Marinha, independentemente da patente, deixarão os quartéis. Só não participarão aqueles que desempenham papel essencial para o funcionamento de suas unidades, explica o chefe do Estado Maior das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho.

O efetivo de 220.000 homens sairá às ruas em 13 de fevereiro para distribuir folhetos sobre a necessidade de toda a população ajudar na luta contra os focos de proliferação do mosquito. Entre 15 e 18 do mesmo mês, 50.000 homens continuarão o trabalho nas capitais e cidades com mais incidência de dengue.

Nesta quinta-feira, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que “um mosquito não pode ser mais forte que um país inteiro” e o Governo federal anunciou que também fará uma grande limpeza em todos os seus prédios públicos. “O Governo está garantindo todos os recursos, equipamentos e pessoal necessário para prevenção e eliminação dos focos de mosquito. Precisamos da participação da sociedade nessa batalha que deve ser continuada e será de longo prazo”, disse Rousseff.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_