_
_
_
_
_

Presidente espanhol rechaça oferta do Rei para formar Governo

Líder do novo partido de esquerdas Podemos se oferece como vice-presidente da Espanha

O presidente do Governo espanhol em exercício, Mariano Rajoy, ganhador virtual das eleições do 20 de dezembro, rechaçou nesta sexta-feira a oferta do Rei Felipe VI para formar Governo. O líder do conservador Partido Popular (PP) reconheceu que "neste momento" não está em condições de passar uma votação porque não tem a maioria de votos necessários no Parlamento.

O presidente do Governo espanhol em exercício, Mariano Rajoy.
O presidente do Governo espanhol em exercício, Mariano Rajoy.Francisco Seco (AP)

A sexta-feira foi dia de negociações. O papel do Rei da Espanha esse dia era falar com distintos candidatos sobre a possibilidade de formar Governo. O primeiro foi o líder do novo partido de esquerda espanhol Podemos, Pablo Iglesias, que propôs ao monarca formar um Governo de coalizão com o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e com a Esquerda Unida (IU) como tentativa de expulsar Mariano Rajoy do poder, e inclinar a balança ao seu favor na complexa negociação de pactos no país.

Mais informações
A vitória insuficiente de Rajoy dá opções para um pacto de esquerdas
Rita Bosaho, a primeira deputada negra eleita na Espanha
Independentistas da Catalunha sacrificam prseidente em prol da causa
Homs, ao Rei: “Não apoiaremos a investidura de Rajoy nem do PP”
A ascensão sem limites da prefeita Ada Colau na esquerda espanhola
Novos partidos embaralham formação de Governo na Espanha

As novas formações políticas irromperam com força nas disputadas votações de 20 de dezembro: Podemos (de esquerda, nascido dos protestos dos indignados do chamado 15-M) conseguiu 69 deputados e Ciudadanos (de centro-direita), 40. O Partido Popular, atualmente no poder, obteve o pior resultado conquistado por um vencedor das eleições na história recente da democracia espanhola (123 deputados) e, ainda que teoricamente tenha ganhado, não conseguiu maioria absoluta: ou seja, precisa assim formar pactos e alianças para governar. Como resultado, começou uma frenética negociação multilateral. Rajoy buscou o apoio do PSOE e Ciudadanos, o PSOE buscou o apoio de Podemos, enquanto o Podemos, por sua vez, exigiu como contrapartida um referendo sobre a independência da Catalunha, que a cúpula do PSOE se recusa a apoiar.

“Decidimos tomar a iniciativa e dar um passo à frente. Neste momento, não há espaço para ficar em cima do muro. Ou se apoia a mudança ou se apoia a imobilidade e o bloqueio”, anunciou o líder do Podemos após sua reunião com Felipe VI. Iglesias considera que o Governo espanhol deveria ser proporcional aos resultados eleitorais, e, para ele, é “razoável” que o líder do PSOE , Pedro Sánchez, seja o presidente e que ele próprio ocupe a vice-presidência. “Se o PSOE quiser, pode haver um Governo de coalizão”, destacou.

Iglesias se mostrou disposto a se reunir com Sánchez para entrar em acordo sobre uma série de medidas para os 100 primeiros dias de Governo, com clara ênfase social para conter os desalojamentos de pessoas endividadas e combater a situação de desemprego no país. Ele também apresentou medidas de Estado para enfrentar a defesa da justiça social e a integração plurinacional, e ainda para dar fim à evasão de membros do Governo para o setor privado e instalar uma reforma da lei eleitoral. O deputado também apontou as áreas que considera fundamentais para este Executivo “da mudança”, como ele classificou: Justiça, Defesa, Interior e Relações Exteriores.

Segundo afirmou após um encontro no Palácio da Zarzuela, em Madri, o Rei da Espanha, “em seu papel”, achou a proposta de Iglesias “razoável”. O político do Podemos quis que o chefe do Estado fosse o primeiro a conhecer a proposta para evitar distorções. Por isso, os destinatários da oferta (no caso, o PSOE), foram pegos de surpresa e não previam a manobra.

O Rei Felipe VI recebe o líder do Podemos, Pablo Iglesias, nesta sexta-feira.
O Rei Felipe VI recebe o líder do Podemos, Pablo Iglesias, nesta sexta-feira.Angel Diaz (EFE)

Horas depois, Pedro Sánchez também foi recebido por Felipe VI, mas adotou um tom de cautela ao comentar com a imprensa a proposta do Podemos. Segundo o líder, o PSOE aguardará a movimentação de Mariano Rajoy (que tenta formar uma coalizão para se manter no poder) antes de decidir pelas alianças, mas garantiu que o partido "responderá a sua responsabilidade de formar um Governo estável". "Hoje tem a palavra o senhor Rajoy. Se fracassar, o PSOE fará um Governo de mudança e progressista", assegurou.

Pablo Iglesias, que compareceu ao Congresso ao lado do diretor de campanhas do Podemos, Íñigo Errejón, da co-fundadora do partido, Carolina Bescansa, e dos representantes das confluências, pediu que esse acordo entre os partidos seja o resultado de um diálogo transparente. Para isso, também fez um apelo à colaboração dos meios de comunicação. “Os cidadãos querem ver e ouvir”, explicou. Ele afirmou ainda que aqueles que o acompanharam na sessão farão parte do grupo inicial de planejamento desse acordo e poderão assumir pastas ministeriais.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_