_
_
_
_
_

Senha mais usada no mundo continua sendo ‘123456’

Lista revela a falta de segurança da maior parte das senhas usadas na Internet

Vídeo: Carles Ribas
Andrea Arnal Martín

O ano novo não trouxe consigo senhas mais seguras na internet. A empresa de análise de dados SplashData publicou pelo quinto ano consecutivo uma lista das senhas mais usadas no mundo, e traz poucas novidades. É um ranking dos 25 caracteres mais utilizados pelos usuários de Internet e, portanto, os mais vulneráveis.

Apesar das publicações feitas quase diariamente sobre a usurpação de identidade e roubo de contas pela excessiva simplicidade das senhas, o relatório mostra que os usuários continuam utilizando sequências pouco seguras. De fato, a mais usada continua sendo 123456, seguida de password (a palavra senha, em inglês), 12345678 e qwerty (a primeira sequência de letras nos teclados).

A lista foi elaborada compilando informação de 2,2 milhões de senhas vazadas ao longo de 2015, e vêm em sua maioria de usuários dos Estados Unidos e do Leste Europeu.

Mais informações
Apple resiste a que os Governos invadam a privacidade na Internet
Termos de privacidade: você concordou mesmo com isso?
Países ampliam restrições na Internet e punem mais os usuários

Além das senhas, estão presentes termos que inundaram nossa cultura no último ano. Com a recente estreia de Star Wars: O Despertar da Força, parece que muitas pessoas se inspiraram na longínqua galáxia para proteger seus dados. As palavras solo, princess e starwars aparecem pela primeira vez na lista. Football e baseball, que apareceram no ano anterior, também encabeçam a lista, mas em uma posição inferior à de 2014.

Por mais inteligente que pareça utilizar a senha passw0rd, essa também aparece no ranking das piores. Outra que, aparentemente, traz dificuldades como 1qaz2wsx, também está na lista. São as duas primeiras colunas de um teclado padrão.

Conselhos para contas seguras

A lista da SplashData demonstra que muita gente continua se expondo ao risco de utilizar senhas simples e muito fáceis de se adivinhar. Por isso acrescenta uma série de conselhos para que as contas dos usuários fiquem mais protegidas, como utilizar senhas e itens com frases de doze caracteres ou mais com grafias mistas, evitar usar a mesma senha em sites diferentes, e utilizar um gestor de senhas para organizar e proteger as chaves, assim como para gerá-las aleatoriamente.

As palavras 'solo', 'princess' e 'starwars' aparecem pela primeira vez na lista

“Vimos o esforço de muita gente em utilizar senhas mais seguras acrescentando mais caracteres às senhas, mas se estas senhas continuam baseadas em padrões simples, sua identidade continuará em risco", disse Morgan Slain, CEO da SplashData, em um comunicado.

A empresa SplashData, que possui o provedor de aplicativos de gestão de senhas SplashID, publica sua lista anual com a finalidade de fomentar a adoção de senhas mais seguras. Slain diz que “como sempre, esperamos que fazendo mais publicidade sobre qual é o risco de se usar senhas pouco seguras, mais pessoas comecem a tomar medidas simples para se proteger com senhas mais fortes e diferentes em cada site”.

As senhas passe mais usadas

1- 123456 (mesma posição de 2014).

2- password (mesma posição de 2014).

3- 12345678 (caiu uma posição).

4- qwerty (subiu uma posição).

5- 12345 (caiu duas posições).

6- 123456789 (mesma posição de 2014).

7- football (subiu três posições).

8- 1234 (caiu uma posição).

9- 1234567 (subiu duas posições).

10- baseball (caiu duas posições).

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_