_
_
_
_
_

2015 foi o ano mais quente desde o início das medições em 1880

Dezembro foi o mês com a temperatura média mais alta dos últimos 136 anos

Manuel Planelles
Imagem obtida pela NASA hoje.
Imagem obtida pela NASA hoje.prisa
Mais informações
O verbo que quase afundou o acordo contra a mudança climática
O desafio do Brasil de passar das metas à ação após a Cúpula de Paris
A conscientização sobre a pobreza e a mudança climática, finalmente

O ano passado foi o mais quente desde o começo dos registros, em 1880. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA, na sigla em inglês) deu a confirmação na quarta-feira com a publicação de seu resumo anual. Além disso, o último mês de dezembro foi o mais quente dos últimos 135 anos.

Essa agência, uma das referências internacionais no acompanhamento do processo de aquecimento global sofrido pelo planeta, concluiu que durante 2015 a “temperatura média global” das superfícies terrestres e oceânica esteve 0,9 graus acima da média do século XX. A média é de 13,9 graus centígrados. Além disso, a flutuação em relação a todo o período em que se tem registros (1880-2015) também foi a maior de todos os tempos. O recorde anterior foi registrado em 2014. A NOAA também afirmou que “dez meses de 2015 tiveram temperaturas recorde”.

As agências meteorológicas internacionais já alertaram durante o ano passado que os recordes de temperatura estavam sendo batidos. Em novembro, antes da Cúpula do Clima de Paris, o Escritório Meteorológico britânico (Met Office) já avisou que a temperatura do planeta no final de 2015 seria quase um grau acima da média anterior à Revolução Industrial. E a Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada à ONU, afirmou depois que em 2015 a marca de um grau foi ultrapassada.

Na reunião de Paris, 195 países fixaram o objetivo de deixar o aumento da temperatura global no final deste século muito abaixo dos dois graus.

A NOAA ressaltou na quarta-feira que durante o ano passado foram alcançadas “temperaturas recorde” em muitas regiões do planeta como a América Central e “grande parte do norte da América do Sul”. E também no norte, sul e leste da Europa.

No relatório da NOAA foi incluída uma listagem dos 16 anos mais quentes do período 1880-2015, e 15 deles foram registrados durante este século. Só 1998 aparece nesta listagem fora do século XXI. 

Mudança climática

A NASA confirmou também o recorde de calor durante 2015. A agência norte-americana apontou que a temperatura superficial média do planeta aumentou cerca de um grau Celsius desde finais do século XX, "uma mudança em grande parte impulsionada pelo acréscimo de dióxido de carbono e outras emissões à atmosfera". Os níveis de acumulação desses gases também estão em níveis recorde. 

"A mudança climática é o desafio de nossa geração", assinalou por meio de um comunicado Charles Boldenel, responsável pela NASA. A organização lembrou que a "maior parte do aquecimento" se deu nos últimos 35 anos, coincidindo com o acréscimo da emissão de gases de efeito estufa por parte do homem.

O recorde de calor de 2015 pode durar pouco, igual ao que ocorreu com o de 2014. O Escritório Meteorológico britânico já indicou que este 2016 poderia ser ainda mais caloroso devido também ao efeito do fenômeno El Niño.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_