_
_
_
_
_

Petróleo fica abaixo dos 35 dólares por barril pela primeira vez desde 2004

Arábia Saudita reduz o preço de suas exportações para a Europa em plena crise com o Irã

Ignacio Fariza

O preço do petróleo continua em queda livre. Em 2015, sua cotação caiu em torno de 35%. E a tônica não muda nas três sessões que já ocorreram em 2016: todas foram marcadas pelos recuos. Nesta quarta-feira, o barril de brent, referência na Europa, cai mais 3%, chegando aos 35 dólares por barril, valor que chegou a ficar ainda menor ao longo da manhã. Trata-se do seu preço mais baixo em quase 12 anos, à espera do dado sobre as reservas nos Estados Unidos que será divulgado ainda nesta tarde. E tudo isso apesar do inesperado afastamento diplomático entre os dois gigantes do mercado petroleiro mundial, Arábia Saudita e Irã, que segundo muitos analistas deveria se traduzir em altas do preço do óleo. Até agora, nada.

Imagem de poços de petróleo
Imagem de poços de petróleoEFE
Mais informações
2016, mais um ano de petróleo barato
O cru toca mínimos desde 2008 e o mercado desconta novas quedas
Como funciona o contrabando de petróleo do Estado Islâmico?
Cotações das matérias-primas caem ao nível mais baixo em 16 anos
Tempos duros no Golfo
Macaé, do Eldorado do petróleo à terra do desemprego

O preço do petróleo está sendo afetado por vários de fatores, tanto de oferta como de demanda, que levaram o óleo cru a preços mínimos. De um lado, o impulso do fracking multiplicou nos últimos anos a quantidade de barris disponíveis no mercado, levando os Estados Unidos ao primeiro lugar na classificação mundial de países produtores e forçando as outrora todo-poderosas petromonarquias do Golfo a reduzir preços para manter sua participação de mercado. Nas últimas horas viveu-se um novo episódio desta guerra particular de preços: em pleno desentendimento entre Irã e Arábia Saudita, o maior exportador de óleo cru acaba de reduzir —ainda mais— o preço a que oferece sua produção à Europa: 60 centavos de dólar a menos por barril para os países do noroeste do continente e 20 centavos a menos para os mediterrâneos. A petroleira estatal Saudi Aramco estabelece seus pre\ços mensalmente baseando-se na oferta, demanda e outros fatores relacionados ao mercado. Mas, nesta ocasião, sua decisão mantém relação com a iminente entrada de Teerã no mercado petroleiro mundial depois da suspensão das sanções internacionais que pesam sobre a República Islâmica.

Do ponto de vista da demanda, o frágil crescimento de boa parte das economias ocidentais em relação a recuperações econômicas prévias e a maior eficiência no setor de transporte, que representa mais de dois terços do consumo mundial, deteve a alta do consumo que a queda de preços sugeria.

A instabilidade nos mercados de valores de todo o mundo depois da queda de segunda-feira na China também se faz sentir no mercado de futuros do óleo cru de Londres. “O petróleo está acompanhando a queda nas Bolsas e a maior aversão ao risco”, afirma Giovanni Staunovo, analista do banco suíço UBS em declarações à Bloomberg. Na quarta-feira, dia 6, os principais mercados europeus retomaram o caminho das perdas depois da tímida recuperação de ontem. Frankfurt e Paris caíram mais 1,5% três horas depois da abertura e o Ibex espanhol retrocedia mais de um ponto percentual.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_