_
_
_
_
_

As dietas de famosos que não devem ser seguidas

Nutricionistas examinam os métodos de emagrecimento mais questionáveis das estrelas, desde a dieta Burn à de 22 dias, como também a ayurvédica, a de papinhas ou a dos 5 Fatores

Não é preciso que Julio Iglesias te aponte o dedo: você já sabe que vai começar uma dieta este mês. Mas sem drama. É o que precisa fazer depois de passar várias semanas dormindo entre lençóis feitos com os embrulhos dos docinhos que você comeu escondido. A boa notícia é que, se começar agora, terá tempo de sobra para ainda curtir o verão com um corpinho que permita começar a se empanturrar novamente até a próxima dieta.

O que veio primeiro, a dieta ou os modismos?
O que veio primeiro, a dieta ou os modismos?INTERSCOPE RECORDS

A notícia ruim é se você se sentir tentado a seguir métodos milagrosos para eliminar os quilos extras. Especialmente se a dieta express em questão é assinada embaixo por uma celebridade. Ou melhor, por uma revista que garante que os corpaços que você vê nas páginas não são resultado de photoshop, e sim de um regime revolucionário recomendado por nove em cada dez lindíssimos atores contratados que se fazem passar por nutricionistas.

Antes de colocar sua saúde em risco, fornecemos uma lista completa dos absurdos seguidos à risca por famosos de todos os tipos, aos quais você nunca ficará parecido se imitá-los. Porque se começar a fazer a dieta Dukan, a alcalina ou a ayurvédica, acreditando que vai se transformar na nova Beyoncé, no final a única coisa que verá no espelho é uma espécie de Courtney Love. Verdade.

A dieta bebê

Quando era popular na televisão, Loli Álvarez – uma figura que atingiu o auge de sua carreira garantindo que era a verdadeira intérprete de No Cambié, de Tamara – preparou em frente às câmeras uma de suas receitas mais famosas: espaguete com papinha de bebê como acompanhamento. Não sabemos se foi dali que Tracy Anderson, personal trainer de muitas famosas de Hollywood, tirou a ideia desse método que consiste em comer 14 frascos por dia e um jantar de adultos que seja saudável. Mas a inventora da dieta não gosta de defini-la como um regime para perder peso, e sim para eliminar toxinas.

Algo que Alma Palau, presidenta do Conselho Geral de Nutricionistas da Espanha, discorda. "Suponho que o objetivo deste plano é que você fique enjoado de comer a papinha e prefira não comer nada durante o dia. Ou que coma e acabe vomitando com a sensação de comer tanta papinha para bebê. Essa dieta é bastante absurda porque o ser humano é feito para morder, mastigar, digerir... Tarefas que também ajudam a aumentar a saciedade e a queima de calorias, o que é muito bom e necessário para atingir o equilíbrio entre o que você come e o que você consome."

Dieta dos cogumelos

Se você é daqueles que de vez em quando escapa para Amsterdã para desfrutar legalmente dos cogumelos, sentimos muito, seguir essa dieta não servirá de desculpa. Embora seja preciso estar muito alucinado para acreditar nesse método, ao qual Katy Perry se rendeu algumas vezes, serve para algo que não seja acabar acreditando em Mario Bros. A ideia proposta por esse regime é substituir, durante 14 dias, o almoço ou jantar por um prato cujo ingrediente principal sejam cogumelos, de preferência crus.

Se só comer cogumelos, no final vai vê-los dançando.
Se só comer cogumelos, no final vai vê-los dançando.GIPHY.COM

Para Conchi Maximiano Alonso, membro da Associação de Nutricionistas de Madri, a dieta parece perda de tempo. "Se o objetivo dessa dieta é eliminar a gordura acumulada no nosso organismo, isso não se consegue comendo apenas cogumelos, embora, obviamente, ao restringir o consumo de outros alimentos em uma refeição é possível perder peso, mas de forma desequilibrada." Além disso, não se valoriza a composição de outros alimentos, o que pode levar a comer mais e, assim, ter o efeito oposto do esperado: ganho de peso.

A dieta dos 5 Fatores

Ou também conhecida como a dieta do cunhado, porque com certeza eles não duvidarão em tirar sarro quando você contar que sua boa aparência é graças ao número 5. O mentor desse método é Harley Pasternak. Segundo esse médico canadense, para perder peso é preciso passar cinco semanas preparando cinco refeições por dia, seguindo receitas de pratos cuja produção use apenas cinco ingredientes. Claro, são permitidos cinco dias para os desejos. Pura magia matemática.

Para Juan Revenga, nosso nutricionista de cabeceira, esse método não tem nenhum mistério. "Essa dieta combina as mesmas coisas de muitas do gênero: um slogan eufônico do qual se aproveitam muito e sem fundamentação. Traz conselhos mais ou menos apropriados, como o das cinco refeições por dia, com outros sem pé nem cabeça, como o das refeições que tenham cinco ingredientes. E o que permite cinco desejos não tem preço." De acordo com seu próprio site, entre os clientes mais conhecidos de Pasternak estão nomes como Kylie Minogue, Kim Kardashian, Orlando Bloom e Miley Cyrus. Mas, cuidado, também estão na lista Brendan Fraser e Val Kilmer, descrição gráfica perfeita do que significa sofrer um efeito rebote.

Dieta dos 22 dias

Suponhamos que o cubano Marco Borges ouviu em algum lugar que, depois de fazer uma atividade durante 21 dias consecutivos, esta torna-se um hábito, princípio que decidiu aplicar ao universo do emagrecimento estritamente vegetariano, que promete fazer você perder até 10 quilos, enquanto ele ganha milhões com a venda de livros. Um plano do qual Beyoncé, aliás, tornou-se a principal embaixadora.

Gato descobrindo que a dieta dos 22 dias funciona mais ou menos...
Gato descobrindo que a dieta dos 22 dias funciona mais ou menos...GIPHY.COM

"Não sou psicóloga e não sei quanto tempo leva para mudar um hábito, mas, para passar de uma dieta onívora para uma dieta vegana, é preciso mudar uma série de coisas, pelo menos uma para cada refeição, além de adaptá-la às compras, à vida social, à vida familiar ..", diz Alma Palau. "Em qualquer caso, a dieta vegana não é uma opção para todos os seres humanos e, é claro, não é recomendada para os grupos de risco de desnutrição, como crianças, idosos, mulheres grávidas, adolescentes, doentes, lactantes ou atletas."

Dieta da alcachofra

A dieta milagrosa espanhola por excelência. Promete fazer você perder três quilos em três dias comendo alcachofras no almoço e no jantar, além de algumas pílulas – segundo dizem – que contêm compostos naturais derivados dessa planta. "Essa dieta já existia na minha adolescência, e continua popular ano após ano, reinventando-se para espremer as esperanças e os bolsos dos desavisados", lembra Juan Revenga.

"Novamente, vemos a clássica, mas ilícita alegação de peso perdido em ‘X dias, um sinal inequívoco de sua verdadeira origem." Aqui vai um rápido lembrete de todas as celebridades espanholas que ganharam dinheiro em troca da promoção das mudanças experimentadas no corpo com esse método: Rocío Carrasco, Lolita, Chabelita, Kiko Rivera, Terelu Campos, Maria José Campanario...

Dieta do xarope de bordo

Se a dieta anterior era a mais famosa na Espanha, esta aqui seria a equivalente nos Estados Unidos, onde milhares de pessoas estão há 40 anos submetendo-se a esse castigo. A ideia é simples: durante dez dias não comer qualquer alimento sólido, e apenas beber uma mistura de suco de limão, xarope de bordo, água e pimenta caiena. De 8 a 10 copos por dia.

Sabe-se que Beyoncé a seguiu antes de começar a filmar Dreamgirls, correndo um risco que nem sequer a ajudou a ganhar um Oscar (e isso porque a Academia pira com as mudanças radicais, como a de Matthew McConaughey e Tom Hanks, que estão aí para comprovar o fato). "O ideal, depois de excessos, não é a desintoxicação, e sim voltar à normalidade e mantê-la no longo prazo, acompanhada de atividade física moderada", diz Alma Palau. "Além disso, essa dieta pode ser perigosa, já que danifica a mucosa do estômago e provoca úlceras, bem como destrói o esmalte dos dentes."

Dieta alcalina e dieta macrobiótica

A dieta alcalina se baseia na crença de que certos alimentos podem afetar a acidez e o PH dos fluidos corporais, incluindo a urina e o sangue. Por isso, é preciso ingerir determinados alimentos que os equilibrem. Como se não bastasse a perda de peso, os que lucram bastante graças a esse plano garantem que, além disso, você será curado de doenças como a fibriomalgia se evitar a carne, as aves, queijo e os cereais. Se isso é verdade, por que, então, Victoria Beckham, uma de suas maiores defensoras, vive com a aquela cara de dor permanente?

Você fica magra, mas parecida com Jake Gyllenhaal.
Você fica magra, mas parecida com Jake Gyllenhaal.GIPHY.COM

Coisa parecida poderia ser dito de Madonna e sua falta de sorte, que, embora brinque muito com a comida, segue uma dieta macrobiótica estrita que também procura o equilíbrio entre o Yin – representado pela quantidade de sódio em nosso sangue – e o Yang: a mesma coisa, mas com o potássio. Ela só comeria alimentos que respeitem essa filosofia zen inventada em 1957 pelo filósofo japonês George Ohsawa, em que carne vermelha, gordura animal, açúcares, frutas tropicais, batata, berinjela e tomate são totalmente proibidos.

“Constato que os dois métodos pregam a eliminação das proteínas animais da dieta, o que é um grande erro, porque o ser humano está adaptado para comer de tudo e é justamente isso que lhe permite sobreviver em qualquer ponto do planeta”, afirma Alma Palau. “Desde que existe a ciência da nutrição, nunca se considerou necessário excluir nenhum tipo de alimento da dieta para melhorar a saúde. A única coisa necessária é reeducar o ser humano para que ele retome o hábito de consumir o alimento tradicional, fresco e natural, em vez do industrial, pré-cozido e artificial”.

Dieta Burn

Com esta direta, a doutora Haylie Pomroy procura reverter desequilíbrios hormonais para que você perca até cinco quilos em 10 dias. Para isso, você só precisa estar disposto a sobreviver à base de sopas, vitaminas batidas, frutas cozidas e chás com uma fórmula especial antienvelhecimento (seja lá o que isso quer dizer).

Bem, e comprar o seu livro, que é do que realmente vive essa senhora capaz de seduzir com seus cantos de sereia ´ninguém mais ninguém menos do que Jennifer López. “Não vale a pena gastar muito verbo com esse plano, que apresenta todos os requisitos da dieta-milagre, ou seja, desequilibrada e absurda. Assim, deve-se dizer um ‘não’ muito contundente para esse plano de emagrecimento, que é totalmente prejudicial à saúde”, avalia Conchi Maximiano.

Dieta do genótipo

Os amantes da ficção científica serão atraídos pelos princípios desta dieta, criada por um senhor norte-americano que gosta de ser chamado de Doctor Peter D’Adamo. Sua proposta é “educar os genes” por meio de uma alimentação adaptada ao seu grupo sanguíneo, o que resulta em proibições tão aleatórias como a de comer pato ou kiwi. Idiossincrasias sem nenhum sentido que se adaptam muito bem ao estilo de vida de apresentadores como Oprah Winfrey, que, para isso, conta com o séquito de assistentes dispostos a atender às suas exigências, por mais absurdas que sejam: mas que, para o comum dos mortais só servirá para angariar inimigos nos jantares coletivos.

“Trata-se de uma versão atualizada (embora, a estas alturas, nem tanto) da dieta do grupo sanguíneo, um engodo sem pé nem cabeça montado a partir de toda a ostentação cientificista dos anos cinquenta do século XX, mas sem absolutamente nenhum respaldo sério”, alerta Juan Revenga. “Nem é preciso dizer que a nutrigenômica e a nutrigenética, como ciências emergentes, têm um grande papel a desempenhar daqui em diante, mas não dessa maneira”.

Dieta ayurvédica

Mais do que uma dieta, trata-se de um jogo em que você interpreta diversos papeis. As regras a serem seguidas neste regime inspirado na medicina tradicional da Índia são tantas e tão complicadas – poções, meditações, cores, cruzes –, que você só conseguirá cumprir com elas se você se chamar Miguel Bosé ou Miranda Kerr e tiver dinheiro suficiente para contratar um guia para acompanha-lo com exclusividade por todo o caminho. “O estilo de alimentação pregado pela dieta ayurvédica não tem respaldo de nenhuma evidência científica”, afirma Conchi Maximiano.

Ele gosta desta dieta.
Ele gosta desta dieta.GIPHY.COM

“Dentre as suas recomendações, está, por exemplo, a proibição de combinar certos tipos de alimentos, como as frutas e os lácteos. E não existe nenhum fundamento que justifique essa determinação|”. Como as avós que passam a vida inteira nos dizendo que não é bom comer laranja depois de beber um copo de leite porque cai mal no estômago. Avós ayurvédicas sem saber.

Dieta da eliminação

Este regime, do qual Gwyneth Paltrow se tornou a maior defensora, é algo como o Quem é quem, só que com alimentos em vez dos rostos das pessoas. A ideia é eliminar vários alimentos da dieta ao longo de 21 dias e aos poucos reintroduzi-los para ver como o corpo reage. Principalmente se contêm glúten. ”É uma bela amostra do ‘comigo funciona’ dietético e de uma visão frívola das questões da saúde”, avalia Revenga. “Aquilo de fazer experiências em casa e com refrigerante deveria, neste caso, ser tomado ao pé da letra; se alguém acredita que os alimentos desempenham algum papel em algum tipo de condição de saúde, a primeira coisa que deveria fazer é procurar um profissional da saúde, como um médico confiável ou um nutricionista sério”.

Dieta Spoonlight

Também conhecida como dieta Karl Lagerfeld, um homem que antes se empanturrava de batata palha até que decidiu emagrecer para caber nas roupas para esfomeados desenhadas por Hedi Slimane. Conseguiu fazê-lo, e, desde então, como todo bom ex-gordo, tornou-se um carrasco dos pneuzinhos. O princípio desta dieta é consumir apenas alimentos pobres em gorduras e açúcares, evitar a carne de vaca e de porco, combinando tudo com umas cápsulas e envelopes com pós que um certo Dr. Houdret criou para moderar o apetite do estilista da Chanel.

E beber litros e litros de Coca-Cola Light, o que rendeu várias imagens. “Em qualquer alimentação saudável, recomenda-se ingerir uma menor quantidade de açúcares adicionados e não abusar das gorduras, especialmente a saturada; mas será realmente necessário tomar cápsulas e suplementos de proteínas?”, pergunta a doutora Maximiano. Bem, estamos falando de um personagem que tem uma gata chamada Choupette que só viaja em um avião particular e que tem sempre uma pessoa atrás dela, diariamente, para anotar o que a bichana faz. Talvez “necessário” não seja uma palavra que faça parte do seu vocabulário cotidiano.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_