_
_
_
_
_

Queda de 3,2% do PIB até setembro confirma o pessimismo no Brasil

Consumo das famílias cai há nove meses. Investimentos tem a pior queda desde 1996

A economia brasileira encolheu 1,7% no terceiro trimestre.
A economia brasileira encolheu 1,7% no terceiro trimestre. MARCELO SAYÃO (EFE)

A divulgação do PIB do terceiro trimestre nesta terça-feira confirmou o quadro que já se percebe nas ruas do Brasil: a economia continua andando em marcha a ré, e registrou queda de 1,7% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o período de julho a setembro de 2014 a queda é ainda mais evidente, marcando um recuo 4,5%. De janeiro a setembro, o PIB já caiu 3,2%, confirmando as projeções mais pessimistas do mercado para este ano.

Até o fim do ano passado, o consumo das famílias crescia sem parar, desde o final de 2003. Sem demanda, as empresas também congelaram investimentos, o que deve dificultar a retomada do crescimento no ano que vem. A Formação Bruta de Capital Fixo, medida utilizada para mensurar o capital investido pelo setor privado, caiu 15,0% no terceiro trimestre em relação ao ano passado, a maior da série histórica iniciada em 1996.

Até mesmo a agricultura, que sempre fez o contraponto ao desempenho negativo dos demais setores, registrou retração de 2,4%. A indústria, por outro lado, caiu 1,3% em comparação ao trimestre anterior, e 6,7% em relação ao ano passado. A construção civil, que está parada desde o ano passado com a redução dos investimentos do Governo e diretamente afetada pelas investigações da Lava Jato, acentuou o quadro de recessão, com um recuo de 6,3% em comparação ao ano passado.

Mais informações
Brasil mergulha na austeridade com ajuste de 70 bilhões de reais
Sem aulas e dinheiro, universidades são nova faceta da crise no Brasil
Apenas 20% do ajuste fiscal depende do Congresso Nacional
Os escudeiros fiscais de Dilma Rousseff
O plano de Dilma para tentar blindar os postos de trabalho no Brasil
Governo refaz cálculos para ‘ajustar’ ajuste fiscal prometido para este ano

Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre do ano alcançou 1,481 trilhão de reais. A perda de ritmo econômico, neste ano, é fruto de uma combinação de fatores, que vão da alta de preços e um crédito mais caro já que a taxa de juros se mantém elevada exatamente para reduzir a inflação. O IPCA, índice oficial da inflação, soma, até outubro, 8,52%, o maior patamar desde 1996. Para completar, o mercado de trabalho esfriou: o país perdeu, até outubro, 818.918 postos de emprego,  segundo dados do Cadastro Geral do Ministério do Trabalho.

Diante desse quadro, o consumo das famílias brasileiras, que por um longo período impulsionou o crescimento da economia, voltou a recuar pelo terceiro trimestre consecutivo. O corte de gastos dos brasileiros resultou numa queda de 4,5% em relação ao ano passado, segundo dos dados do IBGE divulgados nesta segunda.

A turbulência política também contribuiu para o desempenho fraco da economia brasileira. "A turbulência política tem impacto, só não temos como mensurar quanto foi", afirmou a gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE, Claudia Dionísio.

No setor externo, as notícias também não foram boas. Mesmo com a forte valorização do dólar ante o real, o que deixa as exportações muito mais vantajosas, as vendas de bens e serviços para o exterior caiu 1,1%. As importações seguiram a mesma tendência e recuaram 6,9%, no terceiro trimestre. Em relação ao mesmo período do ano passado o tombo foi ainda mais acentuado, registrando queda de 20%.

A taxa de investimento no terceiro trimestre foi de 18,1% do PIB, inferior à do mesmo período do ano passado que atingiu 20,2%. A taxa de poupança também encolheu, passou de 17,2%  no ano passado, para de 15,0% neste terceiro trimestre.

O cenário para o futuro se mantém nebuloso diante da crise política que não para de ganhar novas nuances. Com a popularidade em baixa, a presidenta Dilma Rousseff passou o ano tentando aprovar projetos para garantir austeridade e colocar as contas públicas em dia, depois de estourar os gastos público no ano passado. O Congresso, porém, jogou pesado contra Dilma, que teve de gastar energia para defender-se de um processo de impeachment.

Sem apoio, a presidenta chegou ao final de 2015 tendo de publicar um decreto para congelar11 bilhões de reais em gastos do Governo. Com menos recursos, o setor público, responsável por quase um terço do PIB, torna-se um agente que também inibe investimentos e aumenta a sensação de recessão no país.

O setor de construção, que tem peso importante nos investimentos, vive um situação peculiar com as principais empresas do ramo implicadas no processo de investigações da Lava Jato. Odebrecht e Andrade Gutierrez, por exemplo, estão às voltas com a prisão de seus principais executivos e enfrentam dificuldades financeiras com a restrição ao crédito e a falta de perspectivas depois de serem surpreendidos pelas ações do Ministério Público.

Segundo a pesquisa Focus, do Banco Central, que levanta as projeções de mais de 100 instituições financeiras do país, a expectativa do PIB para 2016 é de uma queda de 2%. Não por acaso, o FMI já projeta que o Brasil deve cair para nona posição no ranking global de economias, depois de ter flertado chegar ao quinto posto nos anos dourados da era petista no poder.

 

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_