_
_
_
_
_

Assim é o EL PAÍS Brasil por dentro

Jornal faz dois anos. Após Espanha e México é o terceiro país por número de leitores

O EL PAÍS completa dois anos no Brasil com uma audiência em crescimento. Essa edição exclusivamente on-line, que publica em português as informações mais relevantes do Brasil e do mundo, funciona também como uma sucursal que relata as novidades deste país-continente em espanhol, através das edições Espanha e América.

A audiência no Brasil cresceu 79% desde outubro de 2014, segundo dados da ComScore MMX, medidor oficial de audiências do mercado reconhecido pelos principais sites. A cifra não inclui, no entanto, o acesso ao jornal por telefone celular, que constitui o principal – e crescente – público deste site em português.

Segundo dados internos do jornal – estes sim incluindo a audiência via celular –, os visitantes únicos se multiplicaram por cinco no último ano. O Brasil já é terceiro país em número de leitores do elpais.com, depois da Espanha e do México. Há um ano, era apenas o sétimo.

Mais informações
EL PAÍS, um ano de liderança na web
“O EL PAÍS existe para contribuir com a democracia e o progresso”
Reportagem sobre corrida do ouro dá prêmio de jornalismo ao EL PAÍS BRASIL
Assim é a transformação digital do EL PAÍS, na era da tecnologia móvel

Em julho, graças à cobertura da Copa América, o elpais.com alcançou quase um milhão de visitantes únicos no Brasil, segundo a medição que não inclui acessos por celular. A crise política, a Copa do Mundo e as mobilizações sociais relatadas na edição on-line tiveram um grande eco informativo no Brasil, país que vive um momento de grandes mudanças políticas e econômicas enquanto se prepara para os Jogos Olímpicos. Também segundo os dados de audiência, os brasileiros escolhem o EL PAÍS Brasil para se informarem sobre notícias internacionais de impacto, como os recentes atentados de Paris.

O EL PAÍS Brasil expandiu neste ano sua redação principal em São Paulo, formada majoritariamente por jornalistas brasileiros. O jornal conta há alguns meses com um correspondente no Rio do Janeiro e outro em Brasília, epicentro da atividade política do país. Vários colunistas e escritores publicam periodicamente comentários e análises; entre os mais destacados estão o espanhol Juan Arias, que foi durante mais de uma década correspondente no Brasil e antes trabalhou na Itália e no Vaticano, e os brasileiros Eliane Brum, Xico Sá e Luiz Ruffato. A equipe de redação também foi reforçada com uma especialista em SEO [otimização em mecanismos de busca] e outra em redes sociais. Quase 400.000 pessoas acompanham as notícias do EL PAÍS em português através do Facebook, e as publicações dessa rede social alcançam semanalmente quase 2,5 milhões de visualizações. Quase 40.000 se informam no Twitter.

O site em português foi uma experiência pioneira do jornal em uma língua diferente do castelhano. O EL PAÍS, que desde seu nascimento teve uma vocação para jornal global, conta também com uma edição América e, há um ano, com outra em catalão.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_