_
_
_
_
_

Mauricio Macri ganha as eleições e será o novo presidente da Argentina

Com 99% das urnas apuradas, Macri vence com 51,4% dos votos contra 48,6% de Scioli

C. E. C.
Mauricio Macri fala com a imprensa.
Mauricio Macri fala com a imprensa.IVAN ALVARADO (REUTERS)

O liberal Mauricio Macri (Cambiemos) será o novo presidente da Argentina, segundo a apuração de 99% das urnas. O opositor se impôs nas urnas ao peronista Daniel Scioli (Frente para la Victoria) com 51,4% dos votos contra 48,6% em um domingo tranquilo de eleições presidenciais. Macri teve uma vitória apertada, menos de três pontos e pouco mais de 700.000 votos em um país com 32 milhões de pessoas aptas a votar. A Argentina viveu este giro radical a centro-direita depois de 12 anos de kirchnerismo com uma inesperada calma. Depois de uma campanha tensa, as eleições na Argentina foram muito tranquilas. Parecia que tudo já tinha sido decidido no primeiro turno, onde ocorreu a verdadeira reviravolta. Macri se tornou então o favorito e não saiu desse pedestal.

Mais informações
Argentina vota neste domingo a intensidade da mudança política
Vivíamos melhor com Cristina?
Os jovens da classe média emergente que votam pela mudança
Sombra do Papa domina a conclusão da campanha argentina
Peronismo luta de casa em casa para não perder o poder na Argentina
Scioli lança campanha dura na Argentina inspirado na de Dilma

Assumida a vitória de Macri, a única dúvida que restava era que distância teria de seu rival, um dado importante para saber com que força seu Governo dará a partida em uma situação econômica delicada. Agora se sabe que a margem foi mínima. O kirchnerismo perdeu, mas resistiu com força depois do desgaste de 12 anos de Governo. Os macristas acreditam que a campanha do medo promovida por Scioli teve algum êxito, sobretudo nas camadas mais pobres da população. Dessa forma, Scioli ganhou na província de Buenos Aires, a mais sensível a este tipo de mensagens, segundo os macristas.

Consciente dessa limitação, tanto Macri como sua vice-presidenta, Gabriela Michetti, mandaram mensagens conciliatórias aos que não lhes votaram. "Muitos lares humildes estão preocupados. Quero dizer que vocês não têm o que temer", assegurou Michetti. "Peço aos que não nos votaram, que se juntem a essa mudança. Esta Argentina não vai ser fruto de um iluminado que tem todas as soluções. Isso não existe. Minha tarefa é ajudar a encontrar o caminho", disse Macri em um discurso com pouco conteúdo político e centrado na ideia de "unir os argentinos". 

A mudança chegou à Argentina com uma sensação de normalidade absoluta, sem denúncias de fraude, sem tensões, e com um dia ensolarado na capital. Nada a ver com as primárias de agosto, quando se votou depois de uma das piores inundações de que se tem notícia na província de Buenos Aires e houve todo tipo de denúncias. Tudo apontava então para uma vitória da situação. Mas pouco a pouco Macri foi ganhando terreno e Scioli perdendo, em um ambiente de cansaço do kirchnerismo que as pesquisas não conseguiram detectar.

Macri conseguiu forçar o segundo turno em 25 de outubro com um resultado inesperado —37% a 34% em favor de Scioli— e desde então não parou de crescer, enquanto Scioli e a situação mudavam totalmente de estratégia, em desespero, para tentar estimular o voto anti-Macri e convencer os argentinos, sobretudo das classes populares, de que tinham de ir votar para defender seus programas sociais e os direitos adquiridos nestes anos.

Toda a campanha se concentrou na ideia de que com Mauricio Macri viria um cataclisma, mas no dia em que realmente se votou, nada aconteceu. Daniel Scioli, que durante três semanas tentou convencer os argentinos de que seu rival é “um perigo”, inclusive se esqueceu ontem dessa guerra e até tentou retomar sua amizade com Macri. Os dois eram amigos há 30 anos, pertencem ao mesmo círculo de filhos de empresários milionários e são da mesma geração, mas nos últimos dias tudo parecia rompido entre eles.

Scioli se encarregou ontem de relembrar que Macri esteve em seu casamento e que esteve com seu rival poucas horas depois de ter sido liberado de um duríssimo sequestro que sofreu em 1991. Tinham uma amizade estreita. Macri insiste que Scioli foi “uma grande decepção” pela campanha duríssima que protagonizou nos últimos dias. “Está lançando a imagem de que sou uma má pessoa que vai prejudicar seu país”, queixava-se na quinta-feira.

Esta batalha entre dois homens da elite econômica do país, que vêm de mundos alheios à política —Macri do futebol, como presidente do Boca Juniors, e Scioli de um esporte para milionários como as lanchas de corrida— chegou a seu fim e Scioli busca a reconciliação e até falou da relação de suas esposas. “Karina conhece Juliana há muitos anos e essas são as coisas que perduram, a política é uma circunstância”, sentenciou. Scioli tentou usar a seu favor a figura do Papa, próximo ao peronismo, e voltou a citar as palavras de Francisco: “Votem com consciência”.

E, no entanto, apesar desta aparente tranquilidade em um país de longa tradição democrática interrompida por várias ditaduras no século XX, a virada que a Argentina dá é notável. Sem solução de continuidade, passou-se de 12 anos de kirchnerismo, nos últimos tempos voltado à esquerda, e com uma política econômica heterodoxa concentrada em um claro protecionismo para manter a indústria local e os empregos e um controle férreo da venda de dólares, a um candidato como Macri, alheio ao peronismo e ao radicalismo que vem da direita e defende posições liberais, ainda que agora se defina como “desenvolvimentista”. O entorno de Macri afirma que ele sabe que país vai enfrentar e não fará uma virada de 180 graus, mas manterá um certo protecionismo e fará as reformas muito devagar, respeitando os sindicatos. Mas a verdade é que no mundo econômico se assume que virão curvas nos próximos meses.

Macri optou neste domingo por sua habitual mensagem otimista sem entrar em muitos detalhes. “É uma enorme alegria, sinto que estamos em um dia histórico, que vai mudar nossas vidas. Espero que comece uma nova fase na Argentina. Viemos com tranquilidade e esperamos que hoje seja uma festa. Quero dizer muito obrigado a todos. Sinto uma enorme alegria e estamos todos sabendo que é um dia histórico que vai mudar nossas vidas”, afirmou pouco depois de votar.

Terceiro na disputa, o peronista dissidente Sergio Massa, que ficou fora do segundo turno e cujos 5,2 milhões de votos eram cobiçados por todos, também quis ser otimista, ainda que claramente oposto a Macri: “Para além do resultado, hoje termina uma etapa e começa uma nova. Será preciso arregaçar as mangas e trabalhar por uma Argentina melhor”. O país entra assim em uma nova etapa que nunca tinha explorado, um governo alheio ao radicalismo e ao peronismo que dominaram os últimos 70 anos, apesar de Macri ter alguns componentes de ambos em sua equipe.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_