_
_
_
_
_

EUA prendem parentes de Nicolás Maduro por tráfico de drogas no Haiti

Os familiares do presidente foram presos quando transportavam 800 quilos de cocaína

Nicolás Maduro e Cilia Flores em um evento em Caracas.
Nicolás Maduro e Cilia Flores em um evento em Caracas. Fernando Llano (AP)

Dois sobrinhos de Cilia Flores, a primeira-dama da Venezuela –ou Primeira Combatente, como a etiqueta revolucionária a denomina–, foram detidos na quarta-feira no Haiti enquanto transportavam 800 quilos de cocaína e entregues às autoridades norte-americanas, de acordo com fontes da agência Reuters. A prisão dos dois homens –Efraín Flores Campo, de 29 anos, e Francisco Flores de Freitas– aconteceu na capital, Porto Príncipe, em uma operação da qual teriam participado a polícia haitiana e a Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA), que se encarregou de levá-los num avião para Nova York.

Segundo essas fontes, os dois homens deveriam comparecer nesta quarta-feira perante um tribunal de Nova York, embora essa situação extrema não esteja clara, pois fontes da Promotoria de Distrito nova-iorquina se recusaram a comentar o caso. A razão poderia ser que nesta quarta-feira se comemorava nos EUA o Dia dos Veteranos, e os escritórios dos órgãos públicos permaneceram fechados, sendo impossível confirmar oficialmente o comparecimento.

Mais informações
Cilia Flores manda na Venezuela
A cara “boliburguesa” de Miami
FARC trabalham com os cartéis mexicanos para traficar cocaína
EUA reprovam América Latina em seu combate ao narcotráfico
Os ‘presentes’ dos traficantes ao órgão antidrogas dos Estados Unidos
EUA investigam ‘número dois’ do chavismo por tráfico de drogas

Ambos os presos são sobrinhos de Cilia Flores, e inclusive Efraín Campo Flores se identificou depois de ser preso como afilhado do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pois teria sido criado pela tia depois da morte de sua mãe. A operação teria sido desencadeada depois que os dois homens entraram em contato com um agente da DEA em Honduras, em outubro, e pediram-lhe para que ajudasse a transportar a droga ao aeroporto da ilha caribenha de Roatán. Em reuniões posteriores, de acordo com uma fonte citada pelo The Wall Street Journal, os envolvidos levaram um quilo de cocaína para o agente norte-americano para provar que era de boa qualidade e que tinham a intenção de vendê-la em Nova York. As reuniões foram gravadas.

Essas são as últimas detenções depois da campanha de investigação de vários promotores de Nova York, Washington e Miami sobre supostas atividades de lavagem de dinheiro e de tráfico de drogas por parte de políticos do alto escalão, militares e policiais do Governo da Venezuela. Entre eles estariam o número dois do regime, Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Geral, e Tarek el Aissami, governador do Estado de Aragua e ex-ministro do Interior, também mencionados por tais atividades pelos promotores norte-americanos, acusações que ambos negam. Fontes da DEA afirmam que a Venezuela se tornou uma rota de trânsito para a cocaína procedente da Colômbia, outra coisa que Caracas nega, alegando que se trata de uma campanha para desestabilizar o regime.

Esse episódio poderia deteriorar ainda mais as já deterioradas relações entre os Estados Unidos e o regime venezuelano. Mas não é a primeira vez que Cilia Flores ou algum de seus parentes estão envolvidos em atividades suspeitas. Flores, de 62 anos, é costumeiramente designada como o verdadeiro poder por trás da presidência de Nicolás Maduro, com uma tribo pessoal de seguidores dentro da nomenclatura chavista.

Fontes da DEA afirmam que a Venezuela se tornou uma rota de trânsito para a cocaína procedente da Colômbia. Caracas nega, alegando que se trata de uma campanha para desestabilizar o regime

Ex-presidenta da Assembleia Nacional (2006-2011) e ex-Procuradora-Geral da República (2012-2013), ela fez parte da equipe de advogados de defesa de Hugo Chávez quando o ex-comandante dos paraquedistas estava na prisão por sua fracassada tentativa de golpe de Estado de fevereiro de 1992. Agora Flores ocupa o primeiro lugar na lista de candidatos a deputado do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), no poder, no Estado de Cojedes (planícies centrais do país), do qual é oriunda, para as próximas eleições parlamentares de 6 de dezembro.

Nepotismo

As acusações de nepotismo, tráfico de influência e abuso de poder perseguem Flores há algum tempo e nem sempre vêm da oposição. Em 2007, quando Flores presidia o parlamento, o Sindicato dos Trabalhadores da Assembleia Nacional tornou público por meio da imprensa –que ainda não era controlada pelo Governo– uma denúncia na qual documentava como a atual primeira-dama tinha concedido cargos de maior ou menor relevância para mais de 50 parentes na estrutura burocrática do Poder Legislativo.

Alguns desses parentes e achegados seguiram Flores em seu périplo na Procuradoria Geral da República e no escritório da Presidência. Um filho e um sobrinho, Walter Gavidia Flores e Irving Molina Flores, são juízes da República. Outro sobrinho, Carlos Erick Malpica Flores, é o Tesoureiro Nacional e também executivo da PDVSA, a empresa estatal de petróleo que produz a maior parte das receitas em divisas do país.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_