_
_
_
_
_

Presidente Barack Obama abre uma página pessoal no Facebook

Mandatário quer se aproximar mais de seus concidadãos a 14 meses do fim do mandato

Vídeo: Facebook Barack Obama
Yolanda Monge

A descrição começa com “pai, marido...”, que poderia constar da página de uma grande porcentagem dos usuários da invenção de Zuckerberg. Mas tudo muda quando se acrescenta “44º presidente dos Estados Unidos”. Barack Obama abriu nesta segunda-feira uma nova página pessoal na rede social Facebook. Faltando 14 meses para deixar a Casa Branca, o governante norte-americano decidiu dar o penúltimo passo para interagir com seus concidadãos na reta final de sua presidência.

Mais informações
'Desconectados do mundo, uni-vos', por XICO SÁ
Ninguém mais quer conversar?
“Seus filhos voltarão a encontrar você no Facebook ainda que esteja morto”
Vida virtual após a morte

"Olá, Facebook! Finalmente eu tenho a minha própria página!". Com essa mensagem de boas-vindas, Obama fala em primeira pessoa aos seus mais de 702.000 seguidores (número que ia ficando defasado com o passar das horas), de uma forma mais relaxada e próxima do que aquela usada na página oficial Barack Obama, gerenciada pela equipe que concebeu a sua campanha eleitoral.

A primeira mensagem de Obama contém um vídeo: um passeio pelo seu quintal, o jardim da Casa Branca, considerado parque nacional dos Estados Unidos e onde o presidente afirma ter visto, da janela do Salão Oval, uma raposa, afastada dos inúmeros esquilos que povoam a capital do país.

A página no Facebook se soma à conta pessoal aberta em maio último no Twitter para Obama, sob a denominação de @POTUS (President of the United States, presidente dos Estados Unidos, na sigla em inglês).

A menos de três semanas da abertura, em Paris, do encontro internacional sobre a mudança climática, o presidente lembra a seus seguidores no Facebook a importância da preservação de todos os espaços naturais, não só aquele ocupado pela Casa Branca, mas também em todo o planeta, para “Sasha e Malia [suas filhas]” e para as próximas gerações.

“Graças à liderança dos Estados Unidos, conseguimos fazer com que 150 países, que representam 90% da emissão de carbono, estejam de acordo quanto à necessidade de um acordo básico para a luta contra a mudança climática”, afirma Obama enquanto passeia pelo jardim da casa que ocupará até 20 de janeiro de 2017.

O presidente não abre as portas da casa. Por enquanto, permite que se entre apenas no jardim. Mas compartilha momentos íntimos de sua biografia: desde o seu nascimento, em 1961, até o casamento com sua mulher, Michelle. Para ver, entre em: https://www.facebook.com/potus/

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_