_
_
_
_
_

O que dá para comprar com 211 bilhões de reais?

Lucro da Apple – 54 bilhões de dólares – supera o PIB de 110 países

Loja da Apple em Hangzhou, China, em janeiro de 2014.
Loja da Apple em Hangzhou, China, em janeiro de 2014.Reuters

Igual ao PIB do Uruguai

Mais informações
Consumidores processam Apple por consumir suas tarifas de dados
Wozniak: “Não criamos a Apple numa garagem. É uma história inventada”
Assim é Xiaomi, a “startup” mais valiosa do mundo
Ter um iPhone 6 é mais fácil em São Paulo do que em Lima ou Moscou
Tim Cook violou as regras ao falar além da conta sobre a Apple?
Quando ele já parecia ‘morto’, Apple lança o novo iPod Touch

O lucro de 54 bilhões de dólares (211 bilhões de reais) que a empresa norte-americana Apple anunciou nesta terça-feira é mais do que um recorde histórico. A cifra supera o produto interno bruto (PIB) de 110 dos 187 países para os quais o Fundo Monetário Internacional (FMI) dispõe de dados em 2015. Na faixa dos 50 bilhões de dólares estão os PIBs do Uruguai, Costa Rica, Croácia, Panamá e Bulgária, por exemplo. Isso significa que, com seus lucros, Apple poderia comprar todos os bens e serviços produzidos em um desses países ao longo de um ano.

Comprar um grande banco...

Com o resultado do seu novo balanço anual, a empresa da Califórnia, fabricante de aparelhos eletrônicos, poderia adquirir uma das companhias mais importantes do índice mercantil espanhol IBEX 35, o banco BBVA, avaliado em 50,72 bilhões de euros (217,86 bilhões de reais).

Dois clientes sacam dinheiro em um caixa do BBVA.
Dois clientes sacam dinheiro em um caixa do BBVA.Julián Rojas

...e uma potência tecnológica emergente

A rentabilidade da Apple permitiria também a compra do Uber, empresa internacional de intermediação de transportes, que está em contínuo crescimento e, apesar de ainda não operar em Bolsas, está avaliada em 51,38 bilhões de dólares (199,73 bilhões de reais), que era aproximadamente o valor da rede social Facebook em 2011, ou o dobro do que o Twitter vale hoje no mercado.

Mais que o terceiro resgate da Grécia

Com 54 bilhões de dólares, estamos falando de 27% do PIB da Grécia e do valor do terceiro resgate que o país recebeu de instituições multilaterais.

Um idoso em frente a uma loja que vende bandeiras gregas e da UE no centro de Atenas.
Um idoso em frente a uma loja que vende bandeiras gregas e da UE no centro de Atenas.YANNIS KOLESIDIS (EFE)

Um bom investimento na China

A Xiaomi, maior empresa chinesa dedicada à criação, desenvolvimento e venda de smartphones, aplicativos e outros produtos eletrônicos (só vende pela Internet), tem uma avaliação superior a 45 bilhões de dólares, o que faz dela outra grande companhia que a Apple teria condições de adquirir com os lucros obtidos neste exercício fiscal.

16 Cristianos Ronaldos, seus colegas, o estádio...

No terreno esportivo, com esse valor seria possível adquirir mais de 16 vezes o Real Madrid, a equipe de futebol mais cara do mundo, segundo a revista Forbes, que avalia o clube em 3,26 bilhões de euros (14 bilhões de reais).

Cristiano Ronaldo na partida contra o Málaga desta temporada.
Cristiano Ronaldo na partida contra o Málaga desta temporada.Luis Sevillano

Uma ponte de dólares até a Lua

Se os 54 bilhões de dólares de lucro da Apple fossem dispostos em uma fileira de notas de 100 dólares, essas cédulas dariam duas vezes a volta ao mundo. Se preferirmos notas menores (em valor, pois todas medem 15,6 centímetros), de 10 dólares, seria possível chegar à Lua e voltar à Terra com eles.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_