_
_
_
_
_

Artista brasileira Lygia Clark é homenageada pelo Google

A pintora, escultora e professora ganha um Doodle especial que celebra sua obra 'Bichos'

Lygia Clark, que completaria 95 anos hoje, ganha um Doodle especial.
Lygia Clark, que completaria 95 anos hoje, ganha um Doodle especial.

Há 95 anos nascia em Belo Horizonte Lygia Clark (1920-1988), uma das mais importantes artistas brasileiras. No seu aniversário, o Google a homenageia com um Doodle especial que recria sua obra Bichos, uma das principais referências do seu trabalho. Conhecida por se auto denominar como "não artista", Clark fazia "arte para usar". Com Bichos ela convida o público a participar da obra, que é uma escultura flexível e pode ser manuseada e alterada livremente.

Mais informações
O melhor do cinema latino esquenta a 39ª Mostra de São Paulo
Exposição de Frida Kahlo em SP retrata seu amor pelas mulheres
Confira as principais obras de Tomie Ohtake
Brasil, a abstrata diferença

Lygia Pimentel Rios nasceu no dia 23 de outubro de 1920, em Belo Horizonte, mas foi no Rio de Janeiro que Lygia Clark se descobriu artista. Em 1947 se mudou para a então capital do Brasil e estudou com Burle Marx, antes de se mudar para Paris, onde seguiu com sua formação.

Em 1959, depois de voltar ao Rio e fundar o grupo Neoconcreto, movimento que questionava o concretismo ortodoxo, a artista participou da sua primeira exposição no país e começou a ganhar espaço e visibilidade no universo da arte. Lygia Clark faleceu em 1988.

Planos em superfície modulada no. 2, versão 01 (c.1957).
Planos em superfície modulada no. 2, versão 01 (c.1957).Associação Cultural O Mundo de Lygia Clark

O reconhecimento internacional, porém, só veio mais tarde. Foi em 2014 que Lygia Clark ganhou uma exposição no MOMA em Nova York: Lygia Clark: O abandono da arte. Em um dos mais importantes museus do mundo, o público pode ver e provar algumas de suas "peças para usar", que envolviam o público em uma proposta que acabou gerando alguma estranheza dentro de um museu de arte contemporânea tão clássico. A exposição foi um sucesso absoluto de audiência, apesar de ter irritado a crítica, que cobrou "mais contextualização e didática", mostrando que a genialidade de Lygia Clark alcançou o seu objetivo: se relacionar com as pessoas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_