_
_
_
_
_

Pelé completa 75 anos

'O Rei' faz aniversário com três Mundiais e 1.282 gols na lembrança

Pelé em uma visita à Índia o 16 de outubro.Foto: reuters_live

Um jovem que acabara de completar 15 anos chamado Edson Arantes do Nascimento vestia a camisa do Santos pela primeira vez em 7 de setembro de 1956. Era atacante, respondia por Pelé e estreou com gol contra o Cubatão. Hoje, praticamente 59 anos depois e batizado como O Rei, esse jovem debutante completa 75 anos. E o faz em estado de saúde delicado, depois de ter sido hospitalizado em várias ocasiões durante o último ano.

Antes, conquistou um lugar privilegiado na história do futebol. Graças a uma carreira de lenda que começou a criar desde sua estreia no Santos, de onde não sairia até os 35 anos. Anotou 1.087 gols em 1.120 partidas pelo Peixe e levantou duas taças Libertadores e dois Mundiais, além de numerosos Campeonatos Brasileiros.

Mais informações
Dunga convoca quatro corintianos para jogos contra Argentina e Peru
Johan Cruyff é diagnosticado com câncer de pulmão
FIFA revela que está investigando Ricardo Teixeira e Beckenbauer

Mas foi na seleção brasileira que ele ganhou a distinção da FIFA como melhor jogador do século XX, junto a Maradona. Em 1958, com apenas 18 anos, Pelé anotou seis gols (um nas quartas de final, três na semifinal e dois na final) para levar a Brasil ao primeiro título mundial da história, na Suécia.

O Rei teria tempo, e futebol, para ganhar mais duas Copas. No entanto, o faria de um local mais secundário. Quatro anos após apresentar-se ao mundo na Suécia, o Brasil e sua estrela chegavam ao Chile em busca do bicampeonato, e conseguiram. Mas sem Pelé, quem machucou-se logo no segundo jogo do torneio. Disputou sua última Copa do Mundo já com 30 anos, no México. Anotou quatro gols e ficou à sombra de Jairzinho, que marcou 7.

Após completar 30 anos, a magia de Pelé começaria se apagar. O faria, apesar de tudo, com gols e títulos. Os últimos foram marcados nos Estados Unidos, com a camisa do New York Cosmos, com a qual completou seus 1.282 gols e conquistou mais um título nacional.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_